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5 tendências de marketing digital para 2019 em Brasília

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A dinâmica e o funcionamento do marketing digital mudou o mercado de uma vez por todas e empreendedores precisam acompanhar essas novas tendências em 2019.

A dinâmica e o funcionamento do marketing digital mudou o mercado de uma vez por todas e empreendedores precisam acompanhar essas novas tendências em 2019.

O ano de 2018 foi importante para o mercado de marketing digital. Olhando para trás, é possível notar que as empresas estão cada vez mais cientes da importância das redes sociais e das produções audiovisuais para maximizar alcance e engajamento do público cada vez mais ávido por conteúdo dinâmico e interativo. Então em 2019 é possível esperar por mudanças na forma de relacionamento entre as empresas e usuários e a exploração de recursos – que muitas vezes eram colocados de lado, como os vídeos. Abaixo, confira cinco tendências de marketing digital para 2019 que a Agência Carcará preparou para você:

O uso de vídeos

O vídeo veio para ficar definitivamente na vida das pessoas e também agora nas marcas. Algo que nos idos de 2000 era um tipo de mídia que apenas grandes empresas poderiam investir, hoje qualquer empresa pode fazer o uso de um vídeo para poder apresentar seus produtos, diferenciais, qualidades, depoimentos e muito mais.

Vale ressaltar que aproximadamente 95% dos usuários que fazem uso de alguma rede social, clica em um pelo menos um vídeo durante o dia. Uma estimativa que multiplicada pelo número de seus seguidores poderá representar uma capilaridade cada vez maior da sua marca para com os seus potenciais clientes.

É importante ressaltar que a venda de produtos é o foco de qualquer empreendedor, mas antes que isso ocorra é necessário que o potencial cliente tenha total ciência dos diferenciais e principalmente qualidades da marca, para que ele possa ter “confiança” na hora da escolha de um serviço, produto ou solução de mercado.

O vídeo entra como um eficiente mecanismo para fazer com que essa mágica venha ocorrer, transformar uma marca pouco conhecida em uma referência em seu segmento de mercado. Aqui vale o uso de vídeos de bastidores, depoimento de clientes, animações em 2D, vídeos cartelados e com captação de imagens reais de sua empresa. A imaginação aqui não tem limites.

Instagram Stories

O Instagram Stories evoluiu de uma reprodução dos recursos do Snapchat para uma ferramenta indispensável para toda marca que deseja ter algum tipo de interação com seu cliente.

Apesar de fazer mais sucesso com os jovens, o Stories consegue agradar os usuários de todas idades e classes sociais. Entretanto, a principal vantagem se encontra no seu modelo de publicação. Sendo possível integrar no Stories recursos como hashtags, marcações, links diretos com uma página de um website, enquetes, campanhas pagas e até mesmo publicações tradicionais da rede social. Tudo isso pode ser compartilhado pelo usuário de forma simples e rápida.

As oportunidades são ilimitadas: é possível redirecionar os usuários para sites, exibir os produtos em ação, anunciar notícias ou sorteios, se associar a influenciadores, etc. E tudo isso com uma duração de até 24 horas para ser visualizado pelos seguidores. Onde depois pode ser aplicado ao perfil de maneira fixa, apresentando assim sua empresa de uma maneira dinâmica, divertida e inovadora.

Outro ponto forte é a periodicidade. O Instagram Stories só reproduz o conteúdo por um período máximo de 24 horas – com a possibilidade de destacar a história no menu principal. Por conta disso, as campanhas podem ser feitas de forma mais livre, evitando a poluição visual que postagens do tipo fariam no feed da empresa. Sendo esse o grande diferencial da ferramenta, dar uma maior visibilidade, maior interação e maior captação de potenciais clientes, aguçando neles a curiosidade do que está sendo publicado.

A chave é combinar conteúdo de entretenimento com anúncios mais informativos e atrair o público para a campanha.

O bom e velho website

Muitos levantam a bandeira de que o website está com seus dias contados, mas vamos parar um pouco para pensar em uma situação: Você está indo para uma cidade passar suas férias e deseja conhecer melhor a região, seus atrativos, culinária e principalmente os pontos turísticos.

Talvez uma das respostas seja através do uso de aplicativos como o TripAdvisor e Booking, entre outras centenas de aplicativos móveis, mas mesmo existindo essas soluções, a grande maioria dos usuários irá utilizar a boa e já conhecida página de busca do Google. E de lá pode ser que um dos resultados possa ser a página de alguma atração turística, hotel ou restaurante que está em um desses aplicativos.
Mas na grande maioria além dessas opções, o publico no geral vai procurar de preferência o site da empresa para ver se realmente vale apena, mesmo que tenha acessado antes o perfil em algum aplicativo. Pois ele precisa verificar se tudo o que ele leu é realmente verídico e se bate com os depoimentos deixados por clientes.

Vamos a outro exemplo bem prático, você procura por uma petshop em sua região, com certeza você irá achar a localização no mapa do Google, algum canal social e mesmo tendo tudo isso em mãos, se achar um site, você terá um sentimento maior de aquele estabelecimento realmente é sério e que possui um posicionamento de mercado diferente dos demais concorrentes.

Então hoje um site tem que ser construído ou desenvolvido para ser uma ferramenta de vendas e apresentação da empresa com todas as qualidades e diferenciais existentes. O uso de imagens reais da empresa, da equipe em trabalho, do atendimento aos clientes, tudo isso influência na hora “H” da escolha do cliente por uma nova marca. Isso sem falar na possibilidade de uso de uma gama enorme de vídeos, que vão desde a apresentação institucional da empresa, até a apresentação diferenciada de algum serviço ou produto. Você pode pensar que o Instagram veio para ser o canal principal de comunicação de uma marca com o cliente, e isso é uma quase verdade, pois para dar aquele peso e credibilidade, hoje por incrível que pareça, o site ainda é a solução mais do que ideal.

Ranqueamento nas buscas do Google por meio do SEO

A cada ano alguma nova tendência é descoberta ou mesmo criada, mas existe uma ferramente que a anos é a mais utilizada em todo o planeta. Estamos falando da página de busca do Google na internet. Sem dúvida o site que conseguir se estabelecer em uma boa localização nas buscas do Google já tem uma grande vantagem em relação a todos os seus concorrentes.

Imagine que você é dono de uma clínica odontológica e que deseja vender cada vez “implantes dentários”. Se o seu site aparecer melhor colocado nas buscas do Google e se o seu site estiver devidamente programado para receber seu potencial cliente, você saíra em vantagem em relação aos seus concorrentes.

O fato principal do uso do SEO é o de transformar seu site em uma ferramenta não apenas de venda, mas também de referência em informações de qualidade e seriedade, com base no que for buscado no Google. A Carcará acredita que de todas as ações de marketing digital ou ranqueamento é sem dúvida o mais importante, pois diferente de se fazer um buzz na internet, aqui ocorre o contrário, pois o site irá aparecer para um verdadeiro e potencial cliente que deseja avidamente aquele tipo de serviço, produto ou solução.

Hoje não basta então ter um site moderno, ele precisa ter uma estrutura devidamente preparada para ser ranqueado nas ferramentas de busca do Google. Levando assim para o cliente, realmente o que é de suma importância para quem busca. E se isso foi tendência em outros anos, em 2019 será ainda mais.

Transmissões ao vivo

Tomar vantagem dos vídeos ao vivo em redes sociais se tornou um ponto chave para as marcas nos últimos anos, o que deve seguir forte em 2019. De acordo com relatório divulgado pelo Facebook, o tempo médio gasto pelos usuários na ferramenta Facebook Live quadruplicou em apenas um ano. Atualmente, um em cada dois vídeos são feitos ao vivo na rede social.

As marcas podem aproveitar esse recurso de diversas formas. É possível mostrar o dia a dia nos escritórios da empresa, exibir conferências e eventos, demonstrações de produtos, realizar entrevistas e muito mais. Essas interações ao vivo adquirem um aspecto mais pessoal para o público, permitindo que perguntas e respostas sejam feitas na hora de forma completamente gratuita. Dessa forma, mesmo não estando fisicamente próximos, marca e consumidor conseguem travar uma relação mais íntima.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO e Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias para matrícula escolar eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e criação de Vídeos Promocionais.