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A importânicia da pesquisa de mercado e opinião para empresas

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A pesquisa de opinião e mercado é uma ferramenta de extrema importância para uma empresa que deseja desenvolver-se.

A pesquisa de opinião e mercado é uma ferramenta de extrema importância para uma empresa que deseja desenvolver-se.

É com ela que o empresário obtém a visão ampla (e específica) do próximo passo a ser dado rumo ao lucro e sucesso empresarial. Com a Pesquisa de mercado, a empresa faz um levantamento, uma busca de informações sobre ela própria, o que ela oferece como produto de venda, seu público-alvo e as necessidades para melhorias em toda a sua estrutura, incluindo a disputa com a concorrência.

As respostas obtidas na pesquisa de mercado servem como ponto de partida para mudanças – ou para permanência – visando sempre à melhoria, já que ela é a representação exata da situação da empresa perante outras e seu público. Com perguntas certas, o empresário sabe exatamente os problemas ou pontos positivos em seus planos de produção, propaganda, distribuição e vendas.

Há dois tipos de pesquisa de mercado, a pesquisa primária e a pesquisa secundária. A pesquisa primária baseia-se principalmente na coleta de informações sobre as vendas, produção de marketing e planos da concorrência dentro do mercado, coletando informações por meio de entrevistas, pesquisas e questionários (sendo pessoalmente, via telefone ou correio) ou grupos de reuniões em que se tem a informação direta sobre o produto ou serviço. Já a pesquisa secundária tem como base dados já existentes, como os dados fornecidos pelo IBGE ou IBOPE, que permitem que o empresário saiba incluir ou excluir determinado grupo de pessoas ao qual sua empresa atingiria ou não, respectivamente.

Veja o que podemos fazer por sua empresa na área de pesquisa de opinião e mercado

Satisfação do cliente

Satisfação do cliente Monitora o grau de satisfação dos clientes em relação a um determinado produto ou serviço.

Monitora o grau de satisfação dos clientes em relação a um determinado produto ou serviço. A pesquisa de satisfação pode ser realizada com os clientes de determinada empresa ou organização e com os clientes da concorrência, permitindo parâmetros de comparação.

Em ambos os casos de pesquisa, a fonte é a coleta de dados. A coleta de dados também se divide em dois tipos de métodos, os qualitativos (baseados em dados matemáticos e na estatística) e quantitativos (baseados nas opiniões, crenças e valores pessoais). A coleta de dados é o ponto mais importante do processo de pesquisa de mercado, mas vale ressaltar que não é o único.

É importante que a empresa realize os dois tipos de pesquisa de mercado, evitando o uso de dados ultrapassados ou genericamente definidos; que não use somente recursos disponibilizados na internet, devido ao risco de coletar informações não precisas ou interpretá-las erroneamente e que não colete dados somente de pessoas conhecidas ou próximas, isso não fornece uma opinião impessoal acerca do assunto tratado.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.