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A publicidade e o marketing para escolas e faculdades

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A publicidade e a propaganda são ferramentas de extrema importância para escolas e faculdades, pois se bem utilizadas são capazes de promover a instituição de ensino, fazendo com que lucro e visibilidade apareçam.

A publicidade e a propaganda são ferramentas de extrema importância para escolas e faculdades, pois se bem utilizadas são capazes de promover a instituição de ensino, fazendo com que lucro e visibilidade apareçam.

O mundo nos dias atuais vive uma intensa competitividade, isso faz com que as pessoas pesquisem, inovem e busquem alternativas para alcançar êxito nos negócios. Cada vez mais as instituições de ensino de Brasília procuram utilizar ferramentas de publicidade e comunicação, pois todo cliente espera inovações dos produtos, métodos de ensino e valores que a escola segue e aplica em seus alunos.

Invista em comunicação mobile de resultado!

A publicidade e a propaganda são capazes de transformar, fazer as pessoas acreditarem no melhor sempre, por isso a importância de utilizá-las, aprimorando e personalizando para cada tipo de cliente e situação. Evidencia-se, hoje, uma grande disputa entre os meios de comunicação, de um lado, a escola e a família, de outro. Ambos os lados pretendem ter a hegemonia da influência na formação de valores, na condução do imaginário e dos procedimentos dos indivíduos/sujeitos. Assim se desenha o campo comunicação/educação.

Não pense apenas em captar novos alunos, durante as matrículas! Invista em manter alunos e pais, sempre ligados ao dia-a-dia de sua instituição de ensino. Humanize! Seja presente! Fomente a participação de todos! E mostre seu diferencial!

A publicidade e a propaganda são ferramentas de extrema importância para escolas e faculdades, pois se bem utilizadas são capazes de promover a instituição de ensino, fazendo com que lucro e visibilidade apareçam.

O que a instituição de ensino, escola ou faculdade vende?

Para responder a esta pergunta basta ver as publicidades das instituições de ensino em revistas, jornais, TV, outdoors e se intensificando agora a internet. As instituições de ensino estão vendendo características ao anunciarem sua estrutura, o nível acadêmico de seus docentes, as parcerias, etc.. e não estão vendendo os RESULTADOS conquistados pelos clientes que as contrataram!

Ainda existe resistência no comando das instituições de ensino em adotar um posicionamento de discurso e prática de excelência empresarial. Tratar o aluno efetivamente como cliente e cuidar do negócio de ensino parece muito capitalista, ou menos ético, para parte dos acadêmicos que estão no comando.

As escolas ainda não estão entendendo como pensam a Geração Y e continuam com um discurso muito sem sintonia com este público principalmente quando buscam promover a Instituição de Ensino Superior em vez de adotar uma comunicação que vende os resultados conquistados na vida pelos seus alunos!

Como comunicação é o que chega, é que se percebe pelo mercado, e o que está se vendendo não está sendo percebido como vantajoso pelos clientes na área de ensino, vemos muitas vezes sobra de vagas, ou até cursos sem quórum para ter o 1º ano.

Uma pesquisa realizada em 2009 por Simone Harnik e Karina Yamamoto do UOL Educação, identificaram que 49 em cem vagas do ensino superior do Brasil ficam ociosas, as universidades federais, por exemplo, contabilizam 7.387 vagas não preenchidas versus 1,442 milhão de vagas com funcionamento autorizado nas instituições privadas e não preenchidas.

Os desafios da escolas em um mundo conectado

Observa-se, não de hoje, um aumento significativo da presença dos meios de comunicação no cotidiano das pessoas, hoje a velocidade e o número de mudanças está altamente multiplicada, devido ao avanço das tecnologias. Surgindo novas possibilidades de comunicação e a informação, em decorrência dos novos canais comunicativos que emergem, torna-se mais fácil. Esse acesso à informação por meio de novas tecnologias interfere no comportamento diretos de alunos e pais na comunicação com as instituições de ensino.

A publicidade e a propaganda são ferramentas de extrema importância para escolas e faculdades, pois se bem utilizadas são capazes de promover a instituição de ensino, fazendo com que lucro e visibilidade apareçam.

Sua escola ou instituição de ensino realiza algum tipo de comunicação com seus alunos, pais, professores?

Sim percebemos que isso é pouco realizado hoje na grande maioria das escolas do Distrito Federal, umas realizam mais e outras nem tanto, possuem como ferramenta principal de comunicação as agendas, mas esse tipo de ferramenta não funciona muito bem com alunos acima do 8º ano que já acham um pouco “careta” usarem agendas e assinalar seus afazeres. E nesse cenário como fica o processo de comunicação com pais, professores, direção e aluno?

A publicidade e a comunicação social surge nesse cenário, justamente para contribuir na construção de soluções e insumos que venham facilitar o processo de comunicação interna e também com o público externo da instituição. A publicidade não pode ser vista apenas para fazer campanha com o uso de outdoors, busdoor, revista e jornais, mas precisa ser vista como um consolidador de de ideias e informações.

A construção de uma peça publicitária pode ser considerada uma mistura de arte, ciência e técnica. Pela necessidade de informar o receptor (pai, aluno, professor) em um período de exposição muito breve é importante que exista criatividade na mensagem, para tanto a linguagem utilizada é de fundamental importância. Ao construir uma peça publicitária para uso em uma escola ou instituição de ensino superior a linguagem verbal é combinada, quase sempre, com a não verbal, isso porque a combinação do texto verbal e ilustração se torna cada vez mais importante em nossa cultura.

A publicidade e a propaganda são ferramentas de extrema importância para escolas e faculdades, pois se bem utilizadas são capazes de promover a instituição de ensino, fazendo com que lucro e visibilidade apareçam.

Veja como a Agência Carcará pode auxiliar na comunicação, publicidade e marketing de escolas e instituições de ensino particular em Brasília:

  • Definição de uma identidade visual forte, com elementos que venham dar à escola a possibilidade de ser vista, reconhecida e lembrada por pais e principalmente alunos. Despertar o interesse e principalmente levar ao público um conceito definido dentro de valores, missão e visão a longo prazo;
  • Composição visual da marca presente na comunicação e identificação visual da escola ou instituição de ensino, que vai além de placas com a logo da empresa, é levar o conceito dotado pela empresa em todos os momentos em que o aluno ou pai estiver dentro da escola;
  • Elaborar um novo layout e diagramação para agendas , que sejam além de práticas, mas que levem realmente a possibilidade de serem usadas como mecanismo e ferramenta de comunicação entre escola ou instituição de ensino e os pais. O atual modelo de agenda, com a modernidade da comunicação como smartphone e tablets, torna-se cada vez mais ultrapassado! É preciso deixá-la atraente para que o uso seja realmente feito por parte dos alunos;
  • Elaboração de layout e diagramação para compor, dentro da identidade visual da escola ou instituição de ensino superior, apostilas, comunicados e provas. Esse trabalho vai alem da colocação de uma logo no cabeçalho de um papel, é necessário criar uma identidade particular par acada elemento e com isso aplicar a informação de maneira ordenada e simétrica;
  • Elaboração de um plano de mídia dentro das necessidades da escola ou instituição de ensino superior, que venha abranger todos os períodos do ano, no que diz respeito a publicidade da empresa. Esse plano de mídia irá definir quais os melhores meios de comunicação para vincular sua campanha publicitária e também os melhores canais existentes como: outdoor, frontlight, bussdor, mídia vinculada em revistas e jornais. E o principal de tudo é a correta definição de público alvo, dentro das reais necessidades da escola ou faculdade;
  • Elaboração de um plano de marketing digital que venham abranger ações do plano de mídia e que o mesmo venha se refletir no âmbito digital da escola, instituição de ensino ou faculdade. Definir aqui como a empresa irá aparecer no dito “meio digital” e definindo assim sua atuação e postura;
  • Gestão de email marketing para o envio de informações sobre a escola, projetos ou envio de informações aos pais sobre atividades da escola, instituição de ensino ou faculdade;
  • Realizar estudo sobre a possibilidade de modernização do site da instituição de ensino, escola ou faculdade, apresentando em conjunto um plano de atualização que venha dar além de uma nova roupagem, a possibilidade do mesmo ser dinâmico e realmente referência para os pais acessarem. Precisa ser um ponto de encontro de informações acadêmicas, didáticas e também de publicidade;
  • Planejamento de mídias sociais com foco em conversão de novos clientes, como também aproximação com pais e alunos. As redes sociais são importantes para também captar reclamações e servir de termômetro em relação como a marca da escola, instituição de ensino ou faculdade é vista pelo público externo;
  • Otimização do site por meio de regras e boas práticas de SEO, para que o site da escola, instituição de ensino ou faculdade seja melhor posicionado nos mecanismos de busca do Google. Dando assim maior visibilidade para a mesma e tornando-se assim referência em relação a concorrentes;
  • Gestão de campanhas de link patrocinado no Google AdWords e Facebook;
  • Ensaio de fotografia publicitaria apresentando a escola, instituição de ensino ou faculdade com um olhar mais artísticos e publicitário, além de fotos do ambiente, mas é mostrar detalhes e nuances que venham despertar o interesse de pais e potenciais alunos, após conhecerem a estrutura da empresa e verificando que a mesma espelha na mesma o conceito de sua marca;
  • Criação de vídeos institucionais para potencializar a presença da escola, instituição de ensino ou faculdade. Vídeos com foco publicitário, campanhas para vestibulares de faculdades ou para chamada de período de inscrições do ano letivo. Vídeos que mostrem realmente o que é a escola, sem passar uma visão distorcida ou fora da realidade.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.