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Como criar uma campanha publicitária para minha empresa?

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Entenda como criar uma campanha publicitária para sua empresa, uma importante estratégia para driblar a crise financeira que afeta o Brasil e Brasília.

Entenda como criar uma campanha publicitária para sua empresa, uma importante estratégia para driblar a crise financeira que afeta o Brasil e Brasília.

 

Todas as campanhas publicitárias precisam e são orientadas por um tema. O tema é um conceito que os criativos (diretor de arte e redator) estabelecem antes de criarem as peças. O tema tem o papel de unificar a campanha, o conceito deve estar obrigatoriamente em toda criação, ou seja, em todo o material de comunicação. Isso faz com que a campanha seja absorvida de forma mais rápida pelos consumidores pois em todos os meios que a campanha for veiculada será o mesmo conceito, criando uma repetição e consequentemente gerando uma lembrança mais fácil.

 

Ao lançar uma campanha para seus clientes, seja ela em mídia impressa, offline ou online, é interessante que se analise: que público você quer atingir; que informações quer passar e de que forma irá passar. Para isso, existem várias estratégias que podem ser adotadas em uma campanha publicitária, cada uma de acordo com o real objetivo da mesma.

 

“Lembre-se que ao criar um vídeo institucional, um ensaio de fotografia publicitária, ou uma Campanha off-line, essas peças precisam estar presentes no site de sua empresa e estar devidamente atualizado dentro do conceito escolhido, bem como na gestão das redes socais e também no Youtube. Hoje é necessário pensar muito bem na distribuição e a maneira como isso será abrangente para o público alvo definido no planejamento da campanha. Lembrando que para as campanhas digitais existe a possibilidade monitoramento de análise, verificação e coleta de métricas precisais sobre o andamento e resultados das campanhas pagas no Facebook e links patrocinados do Google.” (Alexandre Augusto Sócio Diretor da Agência Carcará).

 

Vamos entender os tipos de campanhas publicitárias que a Agência Carcará pode realizar para sua marca e empresa.

 

Campanha publicitária de Informação:

Seu objetivo é passar as informações do produto, suas vantagens e benefícios. Esta é comumente usada no lançamento de um novo produto.

Campanha publicitária Institucional:

Uma campanha que trabalha com a imagem de marca, sem objetivo de lançar um produto ou dar ao consumidor algum “Bônus” se ele comprar determinado produto. Tem como objetivo traduzir os valores de marca para o consumidor. Isso pode ser feito através de inúmeros formatos de anúncio, sendo que hoje em dia até mesmo uma embalagem tem a obrigação de traduzir os formatos de marca para o consumidor. A linguagem usada neste tipo de Campanha tem que ser a mais clara possível, e sempre evidenciando a Marca que está anunciando. Campanha Só Reparos. Vídeo Astronautas Filmes.

Campanha publicitária de Lançamento:


Usada quando uma Marca nova se lança no mercado. Normalmente os esforços de mídia são maiores nos 3 primeiros meses par reforçar a penetração da marca e do conceito da marca na cabeça do consumidor.

Campanha publicitária Promocional:


Uma campanha que dá um “algo a mais “ao consumidor, por exemplo uma promoção “Leve 3 e Pague 2”. É comum o uso de brindes nesse tipo de campanha, assim como o uso de uma linguagem mais direta e Sugestiva, muitas vezes chegando a ser imperativa. Campanha Urso da Coca Cola Olimpíadas 2016.

Campanha publicitária de Relançamento:

Normalmente apela para um tom mais emocional, pois tem como objetivo recriar o hábito de compra de determinado produto que desapareceu por inúmeras razões.

Campanha publicitária de Testemunho:

Seu objetivo é dar credibilidade ao produto através do testemunho de alguém e isso pode ser feito de 3 formas – utilizando uma celebridade para falar do produto, um profissional da área ou um consumidor do mesmo, dando depoimento favorável ao produto.

Campanha publicitária de Humor:

Este tipo de campanha utiliza de piadas e de humor para promover o produto – claro, se este tipo de produto permitir piadas em seus comerciais, o que não é o caso de caixões, funerárias, plano funerário, etc – mas há duas coisas que devemos atentar ao planejar uma campanha com esta estratégia: a primeira é observar o público alvo para escolher um humor que o agrade e a segunda é tomar cuidado para a piada não chamar mais atenção que o produto. Seja engraçado, mas não muito.

Campanha publicitária Indiferenciada:

Seu objetivo é anunciar a marca, sem diferenciar o público. Ou seja, é um tipo de campanha que serve para todos os públicos, pois o produto não possui características diferenciadas. Por exemplo, arroz, café, etc.

Campanha publicitária de Posicionamento:

O objetivo deste tipo de campanha é posicionar (ou reposicionar) a marca na mente do consumidor; mostrar o que ela quer passar e como quer ser percebida por seu público.

Campanha publicitária de Comparação:

O objetivo é o de comparar o produto com a concorrência, destacando características de ambas, mas sem denegrir a imagem de ninguém.

Campanha publicitária de Ataque:

Esta estratégia é geralmente usada para atacar literalmente o concorrente, mostrando seus pontos fracos. É mais comum fora do Brasil, pois as empresas já perceberam que, ao atacar uma marca no comercial, corre o risco de perder a preferência para a mesma, pois sabemos que o brasileiro tende a ter ‘pena’ e ficar do lado do ‘coitadinho’ da história.

Campanha publicitária de Defesa:

O objetivo é se defender de algum ataque sofrido pela concorrência em algum comercial, campanha, etc. A marca deve provar que as acusações não são verdade, mostrando a realidade dos fatos e de seus produtos/serviços.

Algumas campanhas publicitárias reais para que você possa entender melhor.

Nosso cliente Clínica Odontológica Oralis, que fica no Mato Grosso, deseja criar um sentimento em seus clientes, mostrando não apenas as especialidades da sua clínica, mas mostrando seu diferencial, com também o investimento que ele realiza na área do sorriso. Essa campanha é composta pelas seguintes peças: Outdoor, encarte para impresso, folheto e publicação para as redes sociais. Todas respeitando a mesma composição visual e estratégica da empresa.

Criação da Campanha Publicitária e Marketing Odontológico da Clínica Odontológica e Radiológica Oralis no Mato Grosso. Campanha Publicitária no marketing odontológico é um conjunto de peças que são criadas objetivando atingir um determinado público-alvo. É a forma como é exposta a mensagem e a abordagem do diferencial do produto e/ou o apelo central do produto, feito de forma criativa e diferenciada para chamar a atenção do observador e persuadi-lo a compra. Criação da Campanha Publicitária e Marketing Odontológico da Clínica Odontológica e Radiológica Oralis no Mato Grosso. Campanha Publicitária no marketing odontológico é um conjunto de peças que são criadas objetivando atingir um determinado público-alvo. É a forma como é exposta a mensagem e a abordagem do diferencial do produto e/ou o apelo central do produto, feito de forma criativa e diferenciada para chamar a atenção do observador e persuadi-lo a compra. Criação da Campanha Publicitária e Marketing Odontológico da Clínica Odontológica e Radiológica Oralis no Mato Grosso. Campanha Publicitária no marketing odontológico é um conjunto de peças que são criadas objetivando atingir um determinado público-alvo. É a forma como é exposta a mensagem e a abordagem do diferencial do produto e/ou o apelo central do produto, feito de forma criativa e diferenciada para chamar a atenção do observador e persuadi-lo a compra.

Case de sucesso O Boticário e a campanha O Conto de Fadas!

Um exemplo de tema foi a campanha do O Boticário “Conto de Fadas”, com esse título nem preciso falar qual foi o tema, a campanha foi produzida pela agência AlmapBBO e teve veiculações em revistas e outdoors com quatro peças diferentes em cada meio. As peças traziam as princesas Branca de Neve, Cinderela e Chapeuzinho Vermelho e referências a dragões e cavaleiros todas seguindo o mesmo conceito, de uma forma muito criativa eles mudaram o modo de vermos as  princesas que sempre são vistas como indefesas e inocentes, a campanha traz a idéia de que usando O Boticário as princesas ficam poderosas, sedutoras, atraentes, e terá todos os homens, príncipes, dragões e lobos maus aos seus pés.

Entenda como criar uma campanha publicitária para sua empresa, uma importante estratégia para driblar a crise financeira que afeta o Brasil e Brasília. Entenda como criar uma campanha publicitária para sua empresa, uma importante estratégia para driblar a crise financeira que afeta o Brasil e Brasília.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.