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Marketing Digital para o agronegócio

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Confira a solução que a Agência Carcará tem para auxiliar na divulgação da sua empresa de agronegócio em Brasília com marketing digital e publicidade.

Marketing Digital para o agronegócio. Confira a solução que a Agência Carcará tem para auxiliar na divulgação da sua empresa de agronegócio em Brasília e cidades do entorno com marketing digital e publicidade.

Cada empresa tem uma realidade e necessidade diferente. Para atender com precisão as necessidades de sua empresa, a agência Carcará vai até você para conhecer o seu negócio e propor soluções sob medida. Seja para produtos agrícolas como grãos, carne, leite, café, açúcar, ou para insumos agrícolas como sementes, ou nos defensivos e fertilizantes.

Mas, em primeiro lugar, devemos revisar um pouco os conceitos vigentes de marketing, produto e marca. Marketing é muito confundido apenas com vendas ou com publicidade. Ainda se vê muito o uso das expressões marketing na televisão, marketing nos jornais. Mas é necessário entender o marketing em sua visão mais ampla, como um conjunto de ações que visam satisfazer as necessidades dos clientes com lucro para a empresa, abrangendo, portanto, desde o desenho do produto até o pós-venda. Todas as ações de produto, comunicação, distribuição e preço estão enquadradas na atividade do marketing. Quanto a produto, hoje não se entende apenas como o núcleo central, ou seja, o produto físico, mas sim tudo o que a ele esteja associado: embalagem, serviços, forma de comercialização e outras vantagens que a empresa possa oferecer.

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Assim, existe um vasto campo para a atividade de marketing no agronegócio. Mas também precisamos rever um pouco o conceito de marca, que deixou de ser apenas o símbolo gráfico que identifica uma empresa, para ser entendido como todo o conjunto de sensações visuais, experienciais e psicológicas em torno de uma empresa ou produto. Desta forma, a criação de marcas fortes é de fundamental importância para se fugir da armadilha do é tudo igual. Scott Bedbury (Nike e Starbucks), em palestra proferida no ano passado no Brasil, revelou que  – O principal desafio do marketing atual é desenvolver marcas relevantes que ressoem profundamente nos clientes e respeitem tudo em torno deles.

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Também é extremamente necessário cuidar do posicionamento, ou seja, como se deseja que a empresa ou produto seja vista, percebida pela sociedade. Há empresas que se posicionam para atender ao segmento de agricultores de alta tecnologia. Outras, pelo contrário, se colocam como fornecedores para os segmentos de baixa tecnologia. Seja qual for o posicionamento, é importante que ele seja respeitado e sempre reforçado no trabalho de marketing.

Criação de sites e sistemas integrados

Desta forma, levando em conta os conceitos de marketing, marca e posicionamento, vemos que há um enorme campo de trabalho no agronegócio brasileiro, tanto interna como externamente. Diferenciar produtos, sejam sementes, fertilizantes, defensivos, máquinas e equipamentos, agregando valor percebido pelo cliente, é um caminho seguro que pode definir uma estratégia competitiva semiduradoura, com vantagens decisivas na lucratividade da empresa que conseguir fazer com que esta diferença seja percebida. Este trabalho não precisará ser apenas no produto físico, devendo estender-se aos serviços prestados, à postura da empresa perante seu cliente e a outros recursos que levem o mercado a perceber a posição única.

A construção de uma marca forte, com vínculos consistentemente ligados às necessidades do cliente, poderá formar um diferencial competitivo de vida mais longa, pois é um atributo mais difícil de ser copiado. Uma estratégia baseada em diferenciação de produto pode ser copiada mais rapidamente e a vantagem dura menos tempo. Mas a vantagem estabelecida através de fortes vínculos emocionais e psicológicos, embora demore mais tempo para ser construída, tem seus efeitos muito mais duradouros, formando uma posição única no mercado.

Confira a solução que a Agência Carcará tem para auxiliar na divulgação da sua empresa de agronegócio em Brasília com marketing digital e publicidade.

Quanto ao posicionamento, raras empresas do agronegócio brasileiro o tem corretamente definido. Geralmente as empresas conhecem pouco seu mercado, seus clientes, e não definem a que tipo de público desejam atender. Daí os desencontros entre o vendedor e o comprador, tanto no que se refere ao preço como à qualidade do produto. Quantas vezes vemos vendedores reclamando que o cliente não se importa com a qualidade do produto, mas sim apenas com o preço. Este é o resultado de um posicionamento incorreto, onde o vendedor está oferecendo um produto destinado ao público mais sofisticado, de maior poder aquisitivo, a um nicho de mercado inadequado.

Monitoramento online da reputação de uma marca

Enfim, tanto dentro do país como no mercado internacional, ainda há muito que fazer no que se refere ao marketing no agronegócio brasileiro. Mas assim como houve uma notável evolução na tecnologia agrícola nos últimos anos, levando o Brasil à condição de um dos líderes mundiais no agronegócio, também as modernas técnicas de marketing estão começando a ser aplicadas e deverão crescer nos próximos anos, aumentando a competitividade no setor.

Modelos de trabalho da Carcará para o Marketing no Agronegócio:

Projetos sem custo fixo mensal

Trabalhos avulsos sob demanda, conforme necessidade do cliente:

Projetos com mensalidade

Contrato de assessoria no qual a Carcará passa a ser sua agência de propaganda Full Service. Neste contrato, oferecemos a sua empresa os benefícios:

  • Valor fixo mensal o que garante maior planejamento para sua empresa;
  • Flexibilidade em trabalhos mensais em mídias sociais;
  • Atendimento full time quando necessário;
  • Gestão de SEO e otimização do site para garantir sempre bons resultados nos motores de busca do Google;
  • Planejamento de Comunicação para sua empresa, durante a vigência do contrato;
  • Monitoramento de resultados com reunião semanal em sua empresa para apresentação de oportunidade de mídia, apresentação de trabalhos e coletas de novos trabalhos (briefings).

Mas quanto custa isso? Agende uma visita e o diretor da empresa irá até você para conhecer suas necessidades e propor uma solução sob medida, que o atenda perfeitamente e que seja adequada a sua verba.

Quais os tipos de veículos de comunicação mais usados pelo setor de agronegócio, como eles são escolhidos?

Depende muito do objetivo da campanha. Se o objetivo é construir marca, podemos usar as emissoras de TV, em escala nacional, por conta do alcance e das caraterísticas do público. No caso de campanhas podem ser de caráter promocional e educacional. Também procuramos mídias mais assertivas para levar informações focadas no produtor rural. É o caso das rádios regionais e, sem sombra de dúvidas, da internet, que nos permite dar um direcionamento muito eficaz.

Com a consolidação da Internet comercial a partir do início dos anos 2000, o público passou a contar com uma nova mídia para dedicar sua atenção. Os anunciantes, obviamente, perceberam essa mudança, e também migraram parte de seus investimentos para esses novos meios. A diferença básica em relação a outros meios de comunicação é que, na internet, a comunicação é dialógica, ou seja, não podemos mais nos prender a lógica “emissor” / “receptor”. Agora, todo mundo fala com todo mundo, o tempo todo. Então, a diferença agora é que precisamos compreender muito bem as necessidades de nossos clientes e conhecer em profundidade o comportamento dos diferentes públicos, de modo que possamos direcionar a comunicação para obtermos os melhores resultados com os menores custos.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.