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Como superar a crise com o Marketing Digital

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3 Motivos para superar a crise com o Marketing Digital 3 Motivos para superar a crise com o Marketing Digital Publicado por:Juliete NevesEm:Marketing DigitalData:01.12.2015 4 As oscilações financeiras, queda de investimentos e instabilidade no mercado de trabalho têm causado medo e insegurança aos empresários de diversos ramos no Brasil. A famosa e temida crise econômica instalada no país nos últimos meses, afetou o mercado de serviços, produtos, imobiliário... enfim, ninguém está com dinheiro sobrando, correto? Mas independente desta difícil situação, o certo é que os empresários querem permanecer com clientes fiéis, conquistar novos e avançar com os seus negócios. Mas será que há uma solução para este cenário? Muitas empresas já perceberam que sim, e já estão migrando os seus investimentos para o meio digital. Além de normalmente custar menos do que a publicidade convencional, investir em estratégias de marketing digital pode alcançar um número maior de pessoas e ainda de forma segmentada, com menor dispersão de verba.

Passado o Carnaval e agora a Páscoa é o momento de alinhar suas estratégias de Marketing Digital com sua agência e fazer com que sua empresa decole para superar a crise que assola nosso país.

As perspectivas financeiras movidas pela situação que estamos vivenciando atualmente em todos os setores do mercado não são nada animadoras. Enxugar os custos e reavaliar as estratégias mercadológicas são ações que as empresas estão utilizando para não permitir que a crise atrapalhe os negócios.

Muitas empresas já perceberam que sim, e já estão migrando os seus investimentos para o meio digital. Além de normalmente custar menos do que a publicidade convencional, investir em estratégias de marketing digital pode alcançar um número maior de pessoas e ainda de forma segmentada, com menor dispersão de verba.

Temos aqui bons motivos para você investir em Marketing Digital durante a crise:

Baixo investimento

Diferentemente do marketing convencional, ou outbound marketing, as estratégias de marketing digital necessitam de mais tempo e menos investimento financeiro. Pela capacidade de mensuração de resultados em tempo real, as conversões de campanhas online em vendas se tornam mais assertivas e baratas.

O esforço de vendas é concentrado e direcionado ao público-alvo específico e selecionado através de seus interesses ou perfis de consumo. Além desse retorno pelo baixo investimento, o marketing digital envolve outras ações, com custo de veiculação zero.

Alcançar o público-alvo


A partir do momento que a empresa investe em marketing digital, é possível coletar dados interessantes do seu público. Qualificando esses dados, pode-se conduzir a conversão destes leads em consumidores ativos. Isso é feito através de análise do comportamento desses clientes na sua plataforma online.

A empresa pode identificar quais são as necessidades e reclamações e tentar, da forma mais clara e expressiva, sanar e atender aos seus interesses, investindo esforços em ações direcionadas e com potencial de retorno positivo.

Capacidade de mensurar campanhas online

Apesar da amplitude de possibilidades, o ambiente digital permite que a empresa, com a coleta correta dos dados, promova e monitore ações estratégicas com os clientes. O marketing digital é uma ferramenta de gestão para seus negócios, através do qual é muito mais fácil calcular o retorno sobre o investimento, ou o ROI.

Essa é a métrica que realmente importa: quanto de receita eu consegui em cada Real investido? Em tempos de crise, é muito importante saber onde e quando empregar recursos financeiros, para se obter resultados palpáveis e não desperdiçar dinheiro em ações que não trazem retorno efetivo.

Refrescar a memória do cliente


A crise afeta a todos, não somente as empresas, mas principalmente o consumidor. Cortar gastos desnecessários pode ser ainda mais fácil quando não se tem uma comunicação estratégica, evidenciando a importância e necessidade de um determinado produto ou serviço. Mantenha a sua empresa presente na cabeça do consumidor, seja através de e-mail marketing, redes sociais, blog com conteúdo relevante ou outras ações de presença online.  Como dito acima, o marketing digital é um investimento bem mais baixo que outros e, se aplicado com um bom planejamento, costuma ser assertivo e lucrativo.

O consumidor mudou a sua forma de comprar

O consumidor tornou-se mais crítico e tem dado ainda mais valor para o seu dinheiro nessa época de crise. Geralmente, antes de qualquer processo de compra, o cliente acessa a internet atrás de informações sobre o determinado produto ou serviço, analisa a sua reputação e credibilidade para se decidir ou não pela compra.

Se a sua empresa não está na internet, em um certo ponto de vista, ela não existe, e pode ser substituída pela concorrente na visão do consumidor. Investir em marketing digital é apresentar informações relevantes e segmentadas para esse consumidor e incentivar o seu desejo pela compra do seu produto.

Reinventar o seu negócio


Coletar informações do seu cliente no ambiente online é um diamante bruto, que pode ser lapidado. Investir em marketing digital e classificar o comportamento do seu consumidor na internet pode, além de aumentar suas vendas, reestruturar o seu negócio. Observando as informações mais relevantes, você pode identificar novas oportunidades e lacunas no mercado que podem ser ótimas oportunidades de crescimento para a sua empresa.

Monitorar a concorrência

É uma importante estratégia de o marketing digital avaliar a sua concorrência na internet. É importante verificar todos os investimentos em links patrocinados, banners em sites especializados e demais ações digitais destes concorrentes. Monitorar o ranking das palavras-chave mais importantes do seu nicho é uma dica importante. Avalie se as estratégias dos seus concorrentes são pertinentes e condizentes com a da sua empresa. Anote o que é positivo e que o seu negócio pode realizar com mais profissionalismo. Não descarte as informações negativas, elas são importantes para avaliar o que evitar e o que resolver para fazer o melhor para o cliente.

Sua empresa ainda não tem uma estratégica de Marketing Digital? O que você irá  perder senão investir?


A falta de divulgação faz com que a sua marca seja esquecida pelo cliente. Consequentemente, abre espaço para a concorrência e faz com que o seu consumidor perca o interesse pelo seu produto. As empresas que se mantêm presentes e investem em marketing digital, mesmo nesses momentos, ganham a confiança do seu público, tendo mais chance captar novos consumidores.

Investir em marketing digital amplia as oportunidades de crescimento da empresa, segmenta o negócio de forma clara e assertiva aos interesses dos clientes. E são ações estratégicas, em curto, longo e médio prazos que podem determinar um bom ritmo de crescimento para a sua empresa e a satisfação do seu cliente.

Pronto para investir em marketing digital na sua empresa? Compartilhe nos nossos comentários as suas ideias para esse projeto!

Confira lista de serviços de Marketing Digital que a Agência Carcará indica para você:

 

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.