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Conheça o Google Rankbrain seu novo algoritmo de buscas

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Google RankBrain até que ponto o novo algoritmo afetará sua estratégia de SEO e os resultados de busca do seu site

Google RankBrain até que ponto o novo algoritmo afetará sua estratégia de SEO e os resultados de busca do seu site

Google lançou ontem, dia 26 de outubro, seu novo algorítmo Google RankBrain que utiliza inteligência artificial para entregar os resultados de busca. Bem que Marty McFly e o Professor Brown previram: o futuro chegou! Você sabia que apenas 15% das buscas diárias do Google são novas e que os outros 85% são buscas repetidas que os usuários fazem. Analisando esses números o Google desenvolveu o novo algoritmo de buscas o RankBrain. Estudamos o anúncio da Bloomberg e comparamos com nossa atuação (tanto no site da Carcará quanto no site de clientes) e veja o que descobrimos:

O que é RankBrain

RankBrain é o nome do novo sistema de busca do Google que utiliza inteligência artificial e machine learning (maquinas aprendendo sozinhas) que ajuda a processar os resultados das buscas.

O que é machine learning?

É quando o computador ensina a si mesmo como fazer alguma coisa, ao invés de serem programados por humanos. Impressionante, né? Saiba mais.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial que estamos falando aqui, não é quando a inteligência de um computador pode ser equiparada à inteligência de um ser humano. Esse tipo de inteligência artificial só existem (ainda) em filmes de ficção. A inteligência artificial é usada para fazer referência à sistemas de computador que podem aprender e fazer novas conexões. Saiba mais.

Qual a diferença entre machine learning e inteligência artificial?

No RankBrain, as definições ainda parecem ser bem similares. Você pode acabar ouvindo que machine learning é o tipo de inteligência de artificial que o RankBrain está utilizando. Entenda mais.

RankBrain é a nova forma que o Google utiliza para indexar os resultados?

Não! RankBrain é apenas mais uma parte do imenso algoritmo de busca do Google chamado Humminbird Search Algorithm. O RankBrain é apenas mais uma engrenagem nesse motor de buscas. Isso foi o que entendemos, pois o RankBrain não estará presente em todas as buscas, apenas em uma parte delas. Veja algumas das outras engrenagens que compõem o motor de buscas do Google:

O que o RankBrain faz?

É usado principalmente para ajudar os motores de busca a interpretar as pesquisas por páginas que não contém exatamente as mesmas palavras da busca. Mas isso já não acontecia antes? Sim, há muito tempo o Google já identificava as buscas além dos termos exatos.

“Dica de especialista: Não existe receita de bolo, não existe usar textos copiados de outros sites, não existe a mescla de palavras chaves, não existe o uso de vários domínios com links para seu site, nada disso, mas nada disso é eficaz! É necessário estudo, planejamento, dedicação, investimento, mudanças, adequações entre outros, para que sua empresa comece a surgir nos motores de busca! Investir em link patrocinado no Google AdWords é fantástico, mas no dia em que você deixar de pagá-lo, acredite você voltará para o limbo das buscas go Google! Não é da noite para o dia! Não existe um período determinado, mas se você chegou aqui a nossa página, temos certeza que deseja um trabalho sério, competente e resultados. E isso a Agência Carcará pode lhe oferecer: Gestão real de SEO e otimização de sites. Não gostamos de sonhos ou ilusões, somos apenas reais!”

(Alexandre Augusto Vasconcelos Diretor de Estratégia Web e SEO Agência Carcará)

Então como o RankBrain ajudará a melhorar os resultados de busca?

Bom, o Google recebe cerca de 3 bilhões de buscas por dia! A maioria dessas buscas são repetidas, mas os 15% de novas pesquisas diárias representam 450 milhões de buscas. É um número imenso de novas informações sendo recebidas todos os dias. Entre essas novas buscas, estão pesquisas complexas com diversas palavras. Esse tipo de consulta também é chamado de long-tail.

O RankBrain foi projetado para ajudar a interpretar melhor essas pesquisas entregando os melhores resultados de busca para o usuário. Ele pode ver padrões entre pesquisas complexas, que aparentemente são desconexas, e entender qual é a semelhança entre elas. O aprendizado, permite que o algoritmo possa compreender melhor futuras pesquisas complexas e se elas estão relacionadas a algum tema específico. O RankBrain pode, então, associar os grupos de pesquisa com resultados que ele julga ser mais adequados para o usuário.

Como escolher a Agência de SEO para otimizar o site de sua empresa? 

Temos certeza que você já fez essa pergunta e estamos aqui para ajudá-lo. A primeira coisa a ser pensada é em relação ao valor que deverá ser pago para a gestão de SEO, não é mesmo? Mas existem outros aspectos que são necessários verificar, onde demonstramos que esse fator é um dos menos relevantes!

Saiba mais

RankBrain é o terceiro fator mais importante das buscas no Google?

Isso mesmo. O Google possui centenas de fatores para determinar a relevância e indexação de cada página. O novo sistema RankBrain se tornou o terceiro maior fator de relevância para as buscas, de acordo com o artigo da Bloomberg:

“Nos poucos meses em que foi implantado, o RankBrain se tornou o terceiro fator mais importante de contribuição para os resultados de uma busca. Disse, Corrado.”

Veja um exemplo do RankBrain:

O artigo da Bloomberg utilizou um exemplo de busca que supostamente está sendo utilizado o RankBrain:

What’s the title of the consumer at the highest level of a food chain

A tradução dessa busca é:

“Qual é o título do consumidor no nível mais elevado da cadeia alimentar”

O termo “consumidor” pode ser uma referência para clientes ou alguém que compra alguma coisa. Porém, em termos científicos, é algo que consome comida. Há também níveis de consumidores em uma cadeia alimentar.

E qual é o consumidor de mais alto nível na cadeia alimentar?

O título dele é “predador”. Quando essa busca é jogada no Google, os resultados são bons, mesmo com essa busca não específica:

GOOGLE RANKBRAIN: COMO O NOVO ALGORÍTIMO DO GOOGLE PODE AFETAR SEU SEO E RESULTADOS DE BUSCA

Agora, veja como os resultados são parecido quando realizamos uma busca mais específica como:

“Nível superior da cadeia alimentar”

Agora, veja como os resultados são parecido quando realizamos uma busca mais específica como: “Nível superior da cadeia alimentar”

Imagine que o RankBrain está conectando a busca original e complexa, com essa segunda busca bem mais específica. O algorítimo entende que elas são similares e como resultado, o Google pode aproveitar tudo o que sabe sobre a busca mais comum e específica para entregar ao usuário que realizou a busca complexa e incomum. Deixando claro que isso é apenas um exemplo, não quer dizer que o Google realmente está conectando essas duas buscas. É apenas uma forma de mostrar a ideia por trás do RankBrain.

Mais um exemplo:

Outro exemplo que o Google disponibilizou foi para a busca:

“How many tablespoons in a cup?”

A tradução dessa busca é:

Quantas colheres de sopa há em um copo?

O Google disse que os resultados são diferentes dependendo do país, por exemplo Estados Unidos e Austrália. Isso acontece, porque as métricas de cada país são diferentes. Desse modo, a resposta é diferente para cada país, mesmo sendo a mesma pergunta.

O RankBrain realmente ajudará?

Mesmo com os dois exemplos acima não sendo tão revolucionários como você poderia estar imaginando. Muito provavelmente o RankBrain já está trazendo um grande impacto. O Google é bem conservador ao alterar seus algorítimos de busca. Costuma lançar grandes mudanças apenas quando possuem muita confiança. Portanto, como o RankBrain é supostamente o terceiro maior fator de contribuição nas buscas do Google, ele realmente deve estar ajudando bastante.

Quando começou a funcionar?

O lançamento foi gradual no início de 2015 e já está funcionando no mundo inteiro há alguns meses. O Google ainda disse que uma grande parte das buscas estão sendo processadas pelo RankBrain. Mas não divulgou mais exemplos.

O RankBrain está sempre aprendendo?

O aprendizado do RankBrain é realizado offline. São utilizados dados de pesquisas antigas e ele aprende a fazer previsões dentro dos dados. Essas previsões são testadas pelo algorítimo e caso os resultados sejam bons, o RankBrain online é atualizado. E assim, o ciclo se repete.

O RankBrain pode afetar meu SEO?

Os fatores de classificação e ranking do Google são normalmente alinhados aos conteúdos, como palavras chave, autoridade do domínio e uma outra série de técnicas de SEO. Esses fatores também podem estar conectados ao usuário, como por exemplo, onde esse usuário está localizado ou o histórico de buscas dele. Então quando o Google inseriu o RankBrain como terceiro fator mais importante, isso poderá afetar o ranking das buscas?

A resposta é sim! O Google reafirmou para o Search Engine Land, que há um componente onde o RankBrain está diretamente contribuindo de alguma forma no ranking das páginas.

Como exatamente ele irá afetar?

“Existe algum tipo de “nota do RankBrain” que pode afetar a qualidade?” Talvez, mas pelo que parece, muito provavelmente o RankBrain está de alguma forma ajudando o Google a classificar melhor as páginas baseando no conteúdo delas. RankBrain pode ser capaz de indicar melhor qual o tipo de conteúdo de cada página do que os outros algorítimos já existentes. Mas isso é apenas uma suposição. O Google apenas disse que há um fator de classificação envolvido. Não especificou (ainda) qual ou como.

Conclusão

O Google está em constante evolução. O RankBrain é mais uma delas. Você não deve ver essas mudanças como uma coisa ruim, pelo contrário, caso você esteja seguindo os passos que falamos no nosso blog e escrevendo conteúdos cada vez mais relevantes para seu público alvo, o novo código do Google provavelmente te ajudará.

O Inbound Marketing segue o mesmo princípio do Google: “Entregar o conteúdo mais relevante para o usuário”.

Então, você não deve mudar a forma com que você está desenvolvendo sua estratégia, pelo contrário, deve tentar melhorar cada vez mais seus conteúdos e o Google vai te ajudar!

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.