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Consultoria! Por que as agências criativas precisam pensar como consultores em 2017?

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Muitas vezes contratar um serviço em uma agência pode ser algo complexo! Já pensou em contratar primeiro uma Consultoria em Comunicação?

A medida em que o marketing se torna cada vez mais impulsionado por dados e tecnologia, a tendência é que as agências de publicidade tenham pela frente novos rivais nos negócios: empresas de consultoria. Temos como bons exemplos as globais Accenture e Deloitte, empresas as quais prestam variados tipos de consultoria na área de comunicação. Embora esta ideia tenha se estabelecido de forma vagarosa por alguns anos, hoje percebe-se o destaque dessa prestação de serviço em sintonia aos planos de comunicação empresariais. Não é por menos que a Deloitte adquiriu uma dúzia de agências criativas, enquanto a Accenture Digital, no ano passado, foi nomeada a maior e mais rápida rede de agências digitais.

Com esse tipo de serviço em ascensão, as agências de publicidade precisam se questionarem: o que antes era uma possível ameaça pendente para o seu modelo de negócio agora se tornou algo real e consistente? Diante dessa dúvida podemos destacar a contratação da Epsilon (Agência de Consultoria) pela Del Monte Food – uma das maiores empresas no ramo de frutas e legumes da América do Norte – como sua agência nos EUA. Além de consultoria, a Epsilon irá liderar o marketing da Del Monte Food nos canais tradicionais, digitais e de varejo, com o objetivo em aumentar as vendas de produtos e impulsionar a eficiência operacional da marca. Com isso, muitos já conseguem observar como as consultorias estão dando às agências tradicionais uma corrida a mais pelo seu espaço no mercado.

Os diretores de marketing agora passam a perceber que uma estratégia baseada em dados – e não criativa por si só – tende a impulsionar o crescimento de empresas e corporações. Os dados permitem sugerir tipos de comportamentos de clientes com relação ao mercado, e através disso, inovar produtos, serviços e formas de comunicação de acordo com tais necessidades, além de proporcionar uma experiência excepcional entre cliente e empresa.

Modelos de negócios convergentes

Os modelos de negócios de consultoria e agências criativas estão convergindo. Enquanto os consultores, que têm profundo conhecimento em estratégia de negócios e tecnologia corporativa estão adicionando agências criativas ao seu arsenal de soluções, as grandes agências de publicidade estão expandindo suas ofertas para este tipo de serviço. A Omnicom, um dos maiores grupos de agências do mundo, por exemplo, criou a Hearts & Science, uma agência digital integrada que utiliza a tecnologia para otimizar relacionamentos de empresas com clientes. Desde a sua formação em 2016, adquiriu a Proctor & Gamble (P&G) e a AT & T como clientes. As redes de agências, como a Publicis Groupe e a WPP, também estão lançando suas próprias filiais de consultoria, o que pode abrir portas a receitas criativas adicionais e visões estratégicas mais amplas. As agências que não possuem consultoria interna terão que mostrar entendimento em estratégia de negócios, além de conhecimentos tecnológicos no mundo do marketing para que possam manter o ritmo junto as empresas de consultoria. A criatividade continuará como uma das partes essenciais para o sucesso do marketing, mas será apenas uma parcela da solução que as empresas precisarão para suas necessidades.

Adotando uma abordagem baseada em dados

Os dados é uma ferramenta chave e de peso para os consultores, entretanto, caso os mesmos adotem estratégias criativas a esse modelo, as chances de sucesso podem superar expectativas. Certa vez, um diretor de marketing perguntou: “qual é a melhor maneira de aumentar as vendas?” Aumentar a potencialidade do produto e dispor de uma campanha de cunho criativo era tipicamente a melhor resposta.

Mas somente a propagação da marca não se torna única e suficiente hoje em dia; é preciso também criar uma grande experiência para com o cliente. Os profissionais de marketing perceberam isso e agora estão usando dados para analisar o que atrai e o que não os clientes. Para as agências, isso significa abraçar a abordagem baseada em dados que os consultores há muito tempo defendem. As agências precisam fornecer não apenas mensagens corretas com relação a produtos e serviços, mas também ferramentas de marketing adequadas para direcionar essa mensagem – e medir os resultados. É por isso que a agência digital Razorfish, uma divisão da Publicis Groupe, fez parceria com a Adobe para construir sua própria plataforma de marketing digital.

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Investir em talento técnico

As agências têm a oportunidade de diversificar suas ofertas, mas precisam superar vários desafios. A aquisição de talentos continua a ser o obstáculo principal. Muitas agências não possuem recursos para contratarem pessoas a fim de que as mesmas mergulhem em dados digitais. Isso porque os mecanismos estão amarrados na infraestrutura que servia na época em que a TV era dominante. Embora a TV ainda capture mais de 40% dos orçamentos das agências, muitas delas foram criadas para diversos ramos, e isso vem limitando a rapidez com que podem responder.

A medida em que os gastos com publicidade continuam a mudar da TV para o segmento digital, para as agências, a contratação de engenheiros de software, designers e analistas os quais possam construir ferramentas com agilidade e conduzir experiências que seus clientes estão procurando se tornam indispensáveis. Isso será especialmente complicado para agências que não podem facilmente vender unidades de negócios desatualizados para desenvolver outros. O foco com o meio televisivo, combinado com a abordagem das agências e suas formas de serviços destinados aos clientes, limitam sua capacidade de investir em novos meios e ferramentas que os mesmos possibilitam oferecer.
O ano de 2017 será um momento decisivo para as agências. Aqueles que não estão singularmente buscando recursos e meios focados em tecnologia para se aproximarem da experiência do cliente, podem certamente revisarem suas estratégias.

Dada a sua experiência em estratégia de negócios, consultores têm sido mais bem-sucedidos na aquisição de talento criativo e empresas do que vice-versa. Mas as agências têm a oportunidade de se reinventarem, e isso poderia abrir novas linhas de negócios. Mas para que isso aconteça, é preciso pensar mais como consultores e oferecer uma ampla gama de soluções técnicas. Dessa forma, a vantagem sobre as empresas de consultoria se torna mais visível, o que garante acompanhar sinergicamente os meios tecnológicos e liderar seu espaço no mercado.

A agência de publicidade Carcará realiza projetos de consultoria e assessoramento nas áreas de comunicação empresarial, marketing estratégico e padronização visual.

Com o desenvolvimento de ações que contribuem para a consolidação da imagem de sua marca para com os seus clientes, bem como para a defesa de seus interesses e realização de seus objetivos institucionais. O planejamento de marketing e comunicação visa entender o contexto em que a empresa está inserida e, a partir de uma análise detalhada de todos os seus públicos de interesse, definir estratégias que alcancem os objetivos de marketing e de comunicação propostos.

Baseado nas informações e dados coletados, é realizado um diagnóstico da situação atual da empresa e, com isso, serão descritas novas estratégias de atuação para o segmento. Além disso, também é apresentado melhorias para o desenvolvimento da comunicação, com o intuito de comunicar de forma exata e precisa a mensagem que a empresa quer transmitir para seus públicos de interesse.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.