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Empresas debatem mudanças para sobreviver às redes sociais

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O futuro do marketing digital está com os dias contatos? E as redes sociais? Alguma nova tendência surgindo para emplacar novas regras de marketing digital para empresas?

Na última semana, um viral da  Always — marca de absorventes íntimos — com fotos da apresentadora Sabrina Sato nua virou polêmica na internet. Mês passado, uma campanha da Skol foi tachada de machista. Em outubro de 2014, a marca de sucos Do Bem foi questionada por propaganda enganosa. São três exemplos de que a voz dos consumidores está ampliada pelas redes sociais — e os desafios para lidar com essa realidade são o tema principal do Congresso de Estratégias Criativas, que ocorre segunda-feira em Porto Alegre.

Idealizado pelo Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul (GPRS), o evento traz pesquisadores brasileiros e estrangeiros de renome ao Teatro do Bourbon Country. Os debates seguirão o mote do encontro: Pensando Marcas em um Ambiente Mutante.

— Vivemos em uma época em que as pessoas, o tempo inteiro, estão falando sobre as marcas, avaliando os atendimentos e exigindo novidades. Vamos apresentar ideias que deram certo para estimular as empresas a pensar em formas inovadoras de lidar com este novo momento, algo que tem sido difícil — avalia a presidente do GPRS, Daniele Lazzarotto.
Ações estratégicas de rótulos como Nestlé, Coca-Cola, BelVita, Trident, Tang, Ambev e Red Bull serão representadas por cinco palestrantes. Um deles é a antropóloga formada em Harvard Abigail Posner, do Google, cujo trabalho, em suma, é levar até os engenheiros a percepção dos consumidores sobre determinado produto, para que eles reflitam sobre como melhorá-lo. Uma ideia que dialoga com o que traz a outra convidada estrangeira do congresso, a americana Heather LeFevre:

Se você trabalha com marketing e se importa com seus clientes, não tem outra opção senão pensar constantemente em maneiras de criar produtos cada vez melhores para eles. A inovação é amar seus consumidores e, ao mesmo tempo, manter seu objetivo comercial — afirma a pesquisadora.

Foco no discurso e na repercussão 

O boom de informações a que somos submetidos todos os dias em sites como o Facebook e o Twitter transforma as redes sociais em grandes megafones — e, exatamente por isso, em um campo rico em detalhes para estudar os consumidores.

É preciso sair do lugar-comum e pensar não só em atrair as pessoas à marca, mas também em evitar uma gafe ou crise. Hoje, por exemplo, a reação das pessoas a uma propaganda tem um fator de imprevisibilidade, mas sabemos que discursos politicamente incorretos estão plenamente sujeitos à repercussão — aponta Daniele.

Não é preciso ter formação  em marketing, publicidade ou administração para se inscrever no congresso. Aliás, foram computados participantes da odontologia à filosofia — diversidade que tem tudo para tornar as discussões mais interessantes, creem os organizadores. O importante é discutir o comportamento contemporâneo dos consumidores e como as empresas devem estar atentas a ele.

Nós estamos arruinando o marketing quando produzimos algo que as pessoas acham chato, idiota e esquecível — diz Heather.

Fonte: Zero Hora

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.