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Identidade visual Olimpíadas 2016 Rio 2016 estudo de caso

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Vamos entender melhor o caso de sucesso olímpico da identidade visual da Rio 2016 e o poder do branding dos jogos olímpicos no mundo.

Vamos entender melhor o caso de sucesso olímpico da identidade visual da Rio 2016 e o poder do branding dos jogos olímpicos no mundo.

A duas semanas  o mundo voltou os olhos para o Brasil, mais precisamente para o Rio de Janeiro e, desde então, estamos em evidência na mídia. Ai você, jovem designer, me diz: “ok, achei a abertura linda, mas o que tudo isso tem a ver com design?” Eu te digo: TUDO. A seis anos o mundo convive com o logotipo dos jogos olímpicos, é um case de sucesso!

A estética usada na identidade visual, a integração dos atributos do briefing nas linhas do desenho, a cultura brasileira, sobretudo a carioca expressas em formas e cores tão bem compostas formam uma marca tridimensional, tátil, integrada e coletiva.

Vamos entender melhor o caso de sucesso olímpico da identidade visual da Rio 2016 e o poder do branding dos jogos olímpicos no mundo.

O Seixo – a base da marca

A atmosféra de toda a identidade foi criada a partir do seixo (cascalho em formato curvilíneo de diâmetro variado, geralmente transportado pelas águas, o que o deixa arredondado nas arestas). O look, como é chamado, é responsável por manter uma uniformidade na comunicação, é o que interliga toda a comunicação do evento, tanto os Jogos Olímpicos quanto os Jogos Paralímpicos. As curvas e cores representam a Cidade Maravilhosa se enfeitando para receber o mundo para a maior festa do esporte, acolhendo atletas, mídia e espectadores com alegria, diversidade e respeito.

Ilustrar os principais pontos não só do Rio, mas de um país tão rico em cultura, não foi fácil. O look guiou todo o processo da marca e das outras cinco cidades participantes : Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Manaus e Salvador, que também são palcos das competições.

Vamos entender melhor o caso de sucesso olímpico da identidade visual da Rio 2016 e o poder do branding dos jogos olímpicos no mundo.

 

Pictogramas

É uma tradição que cada esporte tenha um pictograma próprio, contudo os Jogos Olímpicos Rio 2016 trazem símbolos diferentes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Envolvidos pelo desenho do seixo, eles estão sendo usados nos estádios, nas tabelas de jogos, placas de identificação e deixam a comunicação acessível para todos os idiomas! Dê uma olhada nos 41 pictogramas criados para o Rio:Vamos entender melhor o caso de sucesso olímpico da identidade visual da Rio 2016 e o poder do branding dos jogos olímpicos no mundo.

Tipografia – paixão e transformação

A tipografia criada para os jogos traduz de maneira clara a essência dos jogos – Paixão e Transformação. Além de ser uma das poucas fontes criadas por uma equipe brasileira para um evento mundial, deixando um legado para a nossa cultura, ela reproduz a fluidez do traço do pincel no papel alternando entre o traço fino e grosso, fazendo a palavra Rio única e contínua. Impor em uma fonte os pilares dos jogos é um desafio grande, pois além de tudo ela não pode ficar obsoleta, já que deveria representar o Brasil desde a escolha da cidade-cede, pelo Comitê Olímpico.

As curvas mais uma vez presentes e únicas (pois nenhuma é igual a outra) remetem aos movimentos dos atletas, às cidades dos jogos, à singularidade da cultura e natureza brasileira e a fluidez presente em toda comunicação visual.

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A concorrência da marca aconteceu com oito empresas brasileiras na sua etapa final, todas apresentaram além de suas ideias, mas todo o portfolio da empresa para mostrar o quão preparadas estavam para o desafio. Por fim, a Tátil (Rio de Janeiro) foi a vencedora, unindo toda a equipe (inclusive o escritório de São Paulo) para aprender, rabiscar, estudar e desenvolver o projeto.

No vídeo disponível no site da agencia Tânia Savaget a diretora de estratégia ebranding na Tátil Design diz o seguinte: “a marca escolhida foi a mais transformada de forma coletiva”. Foram mais de 150 desenhos diferentes estudados, analisados e nenhum deles sintetizava tanto o Rio e os jogos como o escolhido.

O ABRAÇO + COLETIVIDADE + CELEBRAÇÃO

Entendeu porque os jogos olímpicos têm tudo a ver com design, comunicação e criatividade? É a marca mais vista no mundo, o maior público alvo, ela deveria ser viva e atual durante seis anos e foi! Parabéns Brasil, a primeira vitória nas Olimpíadas começou bem antes da abertura.

Assista ao vídeo e veja a equipe falando sobre o processo de criação:

 

Confira a identidade visual das Olimpiadas 2024 em Paris na França! (atualizado 2024)

O “look”, que estará estampado na cidade-sede e locais de competição, dá destaque para as cores rosa, roxa, azul, branca e dourada, em tons suaves. Já os pictogramas apresentam uma inovação, sendo representados na forma de brasões.

De acordo com o Comitê Organizador, o conceito visual dos Jogos destaca “a elegância, a criatividade e a ‘art de vivre francesa”, além de transmitir “a ambição inovadora e ousada de Paris 2024”. Diferentes formas geométricas e símbolos coloridos se juntam para formar a identidade visual do megaevento, com referências ao cubismo, numa disposição “esteticamente agradável, ousada, refinada e moderna”.

“Estamos obcecados com a ideia de inovação, criando experiências e emoções que nunca foram feitas antes. Então, reunimos componentes que não estavam misturados antes – é uma revolução cultural e vai oferecer algo inesperado. Portanto, reduzimos a intensidade, mas ainda está bastante presente”, explicaram os organizadores no evento de apresentação da identidade visual.

Pictogramas são brasões

Foram apresentados 62 pictogramas, que são os desenhos utilizados para representar as modalidades dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Destes, 15 são exclusivos para a Paralimpíada, enquanto oito estarão nos dois megaeventos. A grande inovação de Paris 2024 é que os pictogramas são brasões, rompendo com o modelo habitual dos “bonequinhos”.

“Queremos dar uma boa cara para os Jogos, com identidade visual inovadora. Os pictogramas são muito mais do que uma única imagem, eles unem atletas e espectadores. O visual dos Jogos anda de mãos dadas com os pictorgamas. Isso é o que fica na história, nas filmagens e nos vídeos, e diz algo sobre o país”, disse Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador de Paris 2024.

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube