Fale conosco | (61) 3550-5559

ISBN e Ficha Catalográfica como fazer, importância e sua função

HomeAgência de Marketing Digital BrasíliaISBN e Ficha Catalográfica como fazer, importância e sua função
Com o crescimento de publicações como ebooks e a popularização dos livros impressos dos Youtubers é fundamental o uso do ISBN e da Ficha Catalográfica nesses projetos de diagramação de livros.

Com o crescimento de publicações como ebooks e a popularização dos livros impressos dos Youtubers é fundamental o uso do ISBN e da Ficha Catalográfica nesses projetos de diagramação de livros.

Todos os livros publicados no Brasil devem conter a Catalogação na Publicação, de acordo com o padrão internacional estabelecido em 1976 (Cataloging in Publication – CIP) e com o artigo 6 do Capítulo 3 da “Lei do Livro”.

Ferramenta facilitadora e essencial no processo editorial, a catalogação na publicação gera uma ficha catalográfica, a qual é impressa no verso da página de rosto de um livro, tese ou dissertação. A ficha deve ser feita quando a obra está em fase de impressão e é obrigatória para efeito de depósito legal e pela Lei do Livro. O trabalho de produção editorial de um livro envolve:

  • Criação da capa;
  • Contracapa
  • Orelha;
  • Página de rosto;
  • Ficha catalográfica e
  • ISBN

Com o crescimento de publicações como ebooks e a popularização dos livros impressos dos Youtubers é fundamental o uso do ISBN e da Ficha Catalográfica nesses projetos de diagramação de livros. Com o crescimento de publicações como ebooks e a popularização dos livros impressos dos Youtubers é fundamental o uso do ISBN e da Ficha Catalográfica nesses projetos de diagramação de livros.

O que é a ficha catalográfica?

A ficha de catalogação para publicação, ou Ficha Catalográfica, tem suas origens nas fichas de papel dos catálogos de consulta de acervo de bibliotecas. As fichas eram criadas em cópias para serem colocadas nos livros e nos catálogos em gavetas. Havia tantas fichas quanto houvesse catálogos de busca: por título, por autor, por assunto. Convenções de padronização determinaram regras diversas, tal como qual entrada deve ser a primária ou como referir-se às informações da obra na ficha.

Qual a importância da ficha catalográfica?

  • Padroniza a catalogação em âmbito nacional;
  • Facilita o controle bibliográfico;
  • Auxilia Bibliotecários, Editores e Livreiros;
  • Reduz custos e tempo de trabalho e melhora a produtividade na busca de informações sobre um livro.

imagens_isbn_diagramação7 Com o crescimento de publicações como ebooks e a popularização dos livros impressos dos Youtubers é fundamental o uso do ISBN e da Ficha Catalográfica nesses projetos de diagramação de livros.

O que é e qual a função do ISBN?

A função do ISBN é identificar um livro. Quer seja um livro de bolso, de capa dura, um arquivo PDF, um arquivo ePUB (se o livro vai ser vendido em uma livraria, ele precisa de um ISBN para identificá-lo).

Metadados são informações sobre um livro, como por exemplo: o título, autor, formato, edição, número de páginas, preço, nome do editor. O função dos metadados é descrever um livro. O ISBN é uma identificação; os metadados descrevem essa identificação.

Qual a importância do ISBN para seu livro ou ebook?

Porque quando um cliente encomenda um livro, deve encontrar e receber o livro certo. Você não quer que um cliente encomende um livro impresso de capa dura e receba uma brochura. Mas onde o ISBN realmente interessa é na busca. Se seu livro não tem um ISBN, ele não aparece automaticamente nas pesquisas (sim, até mesmo no Google.) É uma incógnita como as pessoas vão encontrá-lo. Cabe a você e a seus próprios esforços de marketing divulgá-lo para que seja encontrado. Isso não quer dizer que se você tiver um ISBN você não tem que divulgar o seu livro. Não. Isso apenas significa que o mais difícil (o equivalente a apresentar seu livro à Web) já foi feito.

SE DESEJAR TER O ISBN E FICHA CATALOGRÁFICA?

Com o crescimento de publicações como ebooks e a popularização dos livros impressos dos Youtubers é fundamental o uso do ISBN e da Ficha Catalográfica nesses projetos de diagramação de livros.

Se você desejar podemos lhe auxiliar tanto na editoração da sua obra, quanto na aquisição do seu ISBN e Ficha Catalográfica. Solicite um orçamento hoje mesmo e confira nosso diferencial.

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube