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Marketing para Federações, Associações Profissionais e Sindicatos

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Confira como o Marketing Digital e a Publicidade pode ser aplicada para alcançar resultados em Federações, Associações e Sindicatos.

O incremento de receita e o reforço da satisfação dos atuais associados é o foco de uma nova vertente de Marketing e Publicidade dirigido para Federações, Associações e Sindicatos profissionais de todo tipo. Um setor com enorme potencial para área de marketing, com grande carência por técnicas de mercado já amplamente utilizadas no segmento empresarial.

Os Projetos de Marketing Digital e Publicidade para Federações, Associações e Sindicatos tem como meta principal o incremento de receita por meio da elaboração, planejamento e implantação de serviços direcionados á base de associados, gerando receitas extras ás Entidades com descontos especiais para os associados. Serviços como planos de saúde, seguro residencial, seguro de vida, viagens e outros comercializados á parte, além de convênios com universidades, rede de varejo e serviços profissionais aumentam a atratividade á novos potencial associados de classe, reforçando a relação “custo x benefício” aos olhos de novos potenciais associados.

Um ciclo virtuoso que tem como efeito colateral direto o aumento do índice de satisfação dos atuais associados, trazendo consigo o reforço a imagem institucional da associação, potencializando sua representatividade e relação política com a sociedade.

O que é Marketing?

Em linhas gerais: Toda e qualquer relação que a empresa tenha com o mercado. É função do Marketing identificar, dimensionar o mercado e suas necessidades, determinando e implementando diferenciais competitivos com objetivo de obter a preferência do consumidor.

É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente ao mesmo tempo que responde aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas. O Marketing tem por objetivo final direcionar as ações das empresas por meio da análise do mercado e seus concorrentes, visando obter o máximo de lucratividade compatível com o potencial do mercado associado ás competências essenciais e recursos que a empresa possui.

Algumas ferramentas de Marketing:

. Pesquisa de Mercado
. Planejamento Estratégico
. Estruturação de diferenciais competitivos
. Elaboração e lançamento de produtos e serviços
. Plano de Comunicação e Mídia – captação
. Relacionamento e Fidelização de Clientes
. Processos de acompanhamento de qualidade de atendimento ao cliente
. Monitoramento da concorrência
. Fluxos, metodologias e processos de trabalho – workflow

O que é publicidade?

Muitos confundem também a publicidade com o marketing. São profissões distintas, embora complementares. Mas a publicidade resumindo é responsável pela criação, produção, conceito da divulgação. Já o marketing está mais envolvido com a venda, mercado e estratégias de abordagem.

Fazer publicidade é montar uma boa campanha. Além de planejar com o cliente, saber qual o retorno que ele espera obter com o produto, realizar pesquisas de opinião com os consumidores, definir o público-alvo e o perfil dos veículos que serão usados para a divulgação. Sem esquecer que o CLIENTE é que aprovará ou não as soluções apresentadas. Seja de texto, imagem ou vídeo.

Algumas ferramentas de Publicidade:

. Criação de um site moderno e com navegação intuitiva
. Gestão de Redes Sociais
. Apresentações Profissionais
. Diagramação de publicações, revistas, anuários
. Projetos gráficos para eventos e congressos
. Criação de vídeos institucionais ou vídeos promocionais
. Monitoramento online de marcas ou figuras púbicas

Como aplicar conceitos de Marketing e Publicidade em Federações, Associações e Sindicatos?

Como vimos acima, os mesmos princípios de marketing e publicidade utilizados por grandes e médias empresas do segmento de prestação de serviços podem e devem ser aplicados por Federações, Associações e Sindicatos de todos os tipos. Ao transpor conceitos de marketing para Entidades de classe obtém-se a perspectiva de ampliação de sua relação com o Associado através do:

. Monitoramento e identificação de expectativas e necessidades dos Associados
. Convênios e redes de descontos em universidades, lojas comerciais, serviços profissionais
. Treinamentos em Atendimento ao Cliente
. Lançamento de serviços comerciais da própria Entidade, como planos de saúde, seguros de vida, seguros residenciais e de veículos, viagens e outros
. Cursos de atualização para profissionais em atividade
. e muitos outros

Ao implementar um perfil de administração mercadológica com objetivos e metas anuais claras, com base no conhecimento do perfil de seus associados, além de suas expectativas e necessidades, a gestão destas Entidades ganham objetivos concretos a serem alcançados, tendo sempre como metas o incremento de receita e a satisfação dos atuais associados, passando a conhecer assim “onde estamos” e “para onde devemos ir”.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.