Publicidade e Comunicação Estratégica em Brasília | (61) 3563-7690

Modernizar um logotipo ou marca requer novo posicionamento

Homeagencia de publicidade em brasiliaModernizar um logotipo ou marca requer novo posicionamento

Nos últimos meses muitas empresas passaram por processos de modernização de logo e marca para apresentar novo posicionamento de mercado.

O perigo desta atitude pode ser a descaracterização da empresa e a perda de sua identidade perante o seu público. Por outro lado, uma mudança na marca pode marcar a mudança no posicionamento de uma companhia no mercado, uma nova comunicação, além de ser a principal medida tomada por empresas que querem se tornar contemporâneas, atuais, modernas e acreditam que, neste processo, fazer uma plástica dá resultado.

Assim como qualquer estratégia, o que funcionou ontem pode ou não funcionar hoje. No processo de mudança ou modernização de uma marca, o caminho é definir o posicionamento do produto ou empresa antes de mexer na marca, para evitar futuros erros. É preciso entender o que o consumidor quer e o que espera da empresa. E somar esses sentimentos no conceito que dará origem a nova logo. Pois uma logo sem conceito é como um corpo sem alma, diz Raul Evaristo, Diretor de Criação da Agência Carcará.

Nesses últimos meses muitas empresas e governo passaram por esse processo de modernização, como: Giraffas, Oi, TIM, Latam, Sine e ANTT

Para evitar que a marca perca a sua identidade, as mudanças devem acontecer naturalmente e não drasticamente.Existe uma variação de como a mudança de uma marca é conduzida de acordo com cada empresa e o que se espera é que ela seja bem recebida. Antes de mudar, o ideal é procurar esgotar possíveis dúvidas a partir de pesquisas e testes.

A marca serve como cartão de visitas ou como as roupas de um produto. Nós nos comunicamos visualmente pelas roupas que usamos e um produto pela embalagem e a sua marca. É arriscado mexer na marca, mas muitas vezes se faz necessário.

Projetos de modernização de logotipo realizados pela Agência Carcará

Modernização da logo da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres

Desenvolver uma marca que possui características próprias e remete as relações em que a ANTT está no centro da tríade composta por Sociedade, Governo e Outorga.

É a partir dessas relações é que a ANTT desenvolve suas ações para assegurar aos usuários adequada prestação de serviços de transporte terrestre e exploração de infraestrutura rodoviária e ferroviária outorgada. Saiba mais

capa_portifolio_agencia_carcara_847x600px16

Breve histórico do projeto de modernização do logotipo do SINE

Nesse projeto, a Agência Carcará, teve como tarefa realizar a modernização e padronização da marca do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS ). O principal desafio foi o de pegar uma marca, que existe desde 1975, e criar um conceito, afinal não existia nenhuma documentação oficial sobre esse processo. Com base no passado histórico e com as novas atribuições, elaboramos um conceito forte e dentro dos objetivos do MTPS, para que somente depois, fosse realizado o processo de modernização do símbolo e sua tipologia. Hoje o SINE possui um histórico de ações, um conceito bem definido e uma marca padronizada para uso em todas as situações necessárias. Saiba mais.

Modernização do logotipo da clínica odontológica Dental Art

Mais uma empresa nasce pelas mãos da Agência Carcará de Publicidade em Brasília! Dessa vez apresentamos a desefa de criação da logo da clínica odontológica Dental Art, a primeira etapa dentro do projeto de Marketing Odontológico.

Para chegar nesse momento, passamos por um processo de estudo e imersão, tendo como base as referências e informações encaminhadas pela cliente em nossa reunião para coleta de dados (briefing) para a modernização da logo. Saiba mais.

Confira alguns casos de modernização de logotipo que ocorreram no mercado Brasileiro.

Abaixo estão alguns casos de modernização de logotipo que ocorreram com grandes empresas no Brasil. Desde a recente mudança da marca da Tim, Oi, Giraffas, Latam e Correios. Todas essas mudanças foram para apresentar ao público um novo posicionamento de mercado ou mudança de atuação.

modernizacao-logotipo-marca-correios-logo modernizacao-logotipo-marca-giraffas-logo modernizacao-logotipo-marca-telefonia-LATAM-logo modernizacao-logotipo-marca-telefonia-oi-logo modernizacao-logotipo-marca-telefonia-TIM-logo

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.