Publicidade e Comunicação Estratégica em Brasília | (61) 3563-7690

O futebol brasileiro e a dificuldade no SEO para sites

HomeBrandingO futebol brasileiro e a dificuldade no SEO para sites
Atualmente, o mundo do futebol precisa oferecer cada vez mais opções para quem deseja se envolver com os clubes. Nesse sentido, os sites podem ser o ponto de partida para o engajamento de sócios-torcedores e venda de produtos e ingressos e um grande aliado seria o SEO que é a otimização de sites para mecanismos de busca.

Atualmente, o futebol brasileiro precisa oferecer cada vez mais opções para quem deseja se envolver com os clubes. Nesse sentido, os sites podem ser o ponto de partida para o engajamento de sócios-torcedores e venda de produtos e ingressos e um grande aliado do marketing digital seria o SEO que é a otimização de sites para mecanismos de busca.

O SEO para sites é um processo que aprimora uma ou mais páginas de um site a fim de que estas fiquem bem posicionadas na lista dos resultados orgânicos de pesquisas feitas em sites de busca. No Brasil, poucos clubes de futebol tem seu site otimizado. Com isso, perdem receitas consideráveis com engajamento de sócios-torcedores, venda de produtos e ingressos.

Na contramão da maioria dos grandes brasileiros, alguns clubes têm ótimos sites, bem organizados e com bastante interatividade com os torcedores como, onde podemos citar: Vitória, Guarani, Sport, Volta Redonda/RJ e Paysandu. A Carcará tem o entendimento de que para realizar um planejamento para um site é necessário pensar em propostas para o seu público alvo, que seria os seus torcedores. O mesmo deve acontecer com a presença nas mídias sociais para manter um canal de relacionamento direto com o fã do clube. Alguns clubes também oferecem aos seus usuários outras formas para contato e interações, como um fórum. Outros sites até fazem votações para seus fãs opinarem em alguma mudança.

Atualmente, o mundo do futebol precisa oferecer cada vez mais opções para quem deseja se envolver com os clubes. Nesse sentido, os sites podem ser o ponto de partida para o engajamento de sócios-torcedores e venda de produtos e ingressos e um grande aliado seria o SEO que é a otimização de sites para mecanismos de busca.

Recentemente, alguns clubes cogitaram abolir o site tradicional, mantendo apenas uma página no Pinterest ou Facebook. Raciocínio possível, mas tornaria o ranqueamento para palavras-chave (excluindo o nome da do clube) quase impossível. E no mundo digital isso seria uma péssima ideia, afinal uma rede social que hoje existe, não tem o poder de um site! A Carcará não aprova esse tipo de pensamento ou atuação.

Em nossa visão, tendo como base os sites dos clubes de futebol, uma das primeiras ações seria a tradução para outros idiomas, que representaria um grande passo para a internacionalização dos sites dos clubes brasileiros. Dos quatro grandes clubes cariocas, somente o Botafogo possui o seu site em outros idiomas. Entretanto, a tradução é somente de uma parte específica do conteúdo. Se analisarmos os quatro clubes grandes de São Paulo, percebemos que Corinthians, Santos e São Paulo oferecem opção de outros idiomas. Porém, somente o Corinthians aproxima o site traduzido ao site original, com destaque para as notícias. Em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul os maiores clubes não possuem o site em mais de um idioma.

Atualmente, o mundo do futebol precisa oferecer cada vez mais opções para quem deseja se envolver com os clubes. Nesse sentido, os sites podem ser o ponto de partida para o engajamento de sócios-torcedores e venda de produtos e ingressos e um grande aliado seria o SEO que é a otimização de sites para mecanismos de busca.

Pesquisa recente do grupo da Serasa Experian, aponta que os mecanismos de busca representam quase 40% da origem de tráfego dos sites. Além disso, mais de 80% das pessoas quando buscam por algum assunto não chegam a visitar a segunda página de resultados de buscas, sendo que quase 60% dos cliques são apenas nos três primeiro resultados. Assim pensando exclusivamente no ambiente online, de quase nada adianta a grande autoridade do mundo offline que os clubes têm.

Analisando os quatro maiores clubes cariocas percebemos que o maior volume de acessos das buscas orgânicas (SEO ou otimização para sites) dos mecanismos de busca é pela marca, no caso o nome do clube. O Flamengo é o que possui melhor desempenho com 30% do total de acessos vindo de uma busca diferente do seu nome. O Botafogo e Fluminense vem em seguida com 20%. Por último, o Vasco com somente 10% dos seus acessos de buscas são associadas a sua marca. Isso quer dizer que os clubes do RJ não exploram as buscas das pessoas interessadas nos seus esportes, nos seus jogadores e em muitas outras oportunidades. Se olharmos para os 4 grandes de SP, o São Paulo FC se destaca com 50% dos acessos oriundos de palavras não relacionadas a sua marca. Os demais mantêm a média dos clubes cariocas com Corinthians com 20%, Santos com 15% e Palmeiras com 10%.

Além dos bons sites de clubes como: Atlético Mineiro, Cruzeiro, Atlético Paranaense, Bahia, Sport, Atlético PR, Vitória, São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras, o SEO do site da CBF já é melhor que o dos clubes. Os acessos pela marca CBF e Seleção Brasileira da busca orgânica representa 30% do total. Isso quer dizer que 70% dos acessos são oriundos de buscas não associadas à marca. Um dos principais motivos para isso é o grande volume de conteúdo que o site da CBF publica todos os dias, por meio de uma política de gestão de conteúdo eficiente.

Ou seja, os clubes brasileiros desejam ampliar receitas e internacionalizar marcas, mas, em sua maioria, ainda patinam em questões elementares. Isso, claro, não indica que o que já é feito no ambiente online está ruim. Mas indica claramente que a perspectiva de evolução não é pequena e que precisam melhorar o seu planejamento dentro de uma boa gestão de SEO para seus sites.

Veja o que a Agência de Publicidade em Brasília Carcará pode fazer por sua empresa ou marca.

criação-e-desenvolvimento-de-logos-marcas-agencia-brasilia

projetos_graficos_e_editoriais-publicidade-agencia-brasilia

fotografia_publicitária-publicidade-agencia-brasilia

criação-e-desenvolvimento-de-sites-publicidade-agencia-brasilia

criação-e-desenvolvimento-de-loja-online

gestão_SEO_otimização_de_site-publicidade-agencia-brasilia

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.