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O que é o Manual de Identidade Visual ou Guia da Marca?

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Tirando um pouco das dúvidas de nossos clientes, que tal entenderem um pouco mais da importância do Manual de Identidade Visual! Conhecer a sua real função, importância e elementos que a Agência Carcará usa para a construção de uma identidade visual que impacte, que gere sentimento e principalmente que seja um dos pilares do Branding de sua marca.

O que é um Manual de Identidade Visual

O Manual de Identidade Visual é um documento que contém todos os elementos gráficos que representam uma empresa, instituição, produto ou serviço. Neste manual, é especificado todos os formatos, tamanhos, cores, padrões de fonte e regras que são impostas sobre essa identidade visual. Ele serve como um guia para a marca da empresa ser utilizada de forma correta e com os seus padrões, garantido que a imagem da mesma fique intacta sem ser modificada, com clareza e objetividade.

Elementos do Manual de Identidade Visual

Abaixo estão alguns dos elementos mais utilizados para compor um Manual de Identidade Visual, podem haver modificações de manual para manual, aonde em alguns terão mais elementos e aplicações, e outros menos.

Marca
Mostrar a aplicação da marca com a explicação da mesma. Logo em seguida é mostrada a versão horizontal e a versão vertical, a primeira versão a ser mostrada no manual sempre será a preferencial por parte do cliente.

Tipografia
É apresentado a família tipográfica foi usada na marca, onde é colocada o nome da fonte escolhida e embaixo a aplicação dessa família com todas as letras do alfabeto e todos os números. Se o manual conter mais fontes coloca-se a fonte principal e depois as fontes secundárias.

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Escala de Cores
É definida as cores institucionais com suas padronizações específicas, com os critérios básicos de aplicação que seria RGB, CMKY e Pantone, e ao lado de cada exemplo a numeração exata de cada cor, para na hora da aplicação a cor sair exatamente igual ao do manual.

Construção da Marca

Nesse capítulo é apresentada várias padronizações necessárias para a utilização dessa marca de forma correta. A malha construtiva é uma delas, pois ela mostra a base de alinhamento e proporção que a marca deve ter, aonde a marca não correrá o risco de ficar muito comprida ou alta demais, seguindo as proporções necessárias. Após isso são mostradas:

  • As versões alternativas da marca, com uso de somente uma cor (para aplicações específicas como: impressões com uma cor ou em patrocínios de eventos).
  • A aplicação da marca em versão negativo e versão positivo e, como disse anteriormente, a primeira mostrada será a aplicação prefrencial.
  • A aplicação da marca em fundos de cores sólidas, para ver qual seria a melhor aplicação (na cor original, versão positiva ou versão negativa).
  • E por fim a aplicação máxima e redução mínima da marca. Para ampliação, na maioria dos casos, não tem restrição, somente para redução (a maioria dos manuais usam 2 cm como padrão minimo, mas o Diretor de Arte da Agência Carcará pode ver e estudar esse padrão com tamanhos menores, desde que consigamos enxergar com legibilidade a marca).

Peças Institucionais

Nesse capítulo é mostrado a aplicação dessa marca, com todos padrões e regras mostrados em produtos e serviços de materiais usados na empresa. Como exemplo podemos começar pela arte gráfica de papelaria e suas padronizações como formato final do suporte, papel utilizado, cores e se possui acabamento. Podendo conter os seguintes itens representativos:

  • Cartão de visita;
  • Envelope;
  • Capa para CD ou DVD;
  • Pasta simples
  • Pasta com bolsa;
  • Pasta com dobra;
  • Pasta com três dobras

Também é exemplificado o design gráfico a ser usado para campanhas e peças na web, como assinatura de email padrão, e padrões para o email marketing, e também direcionamento para ser utilizado em apresentação de slides. E por último temos a parte institucional como a sinalização interna e externa da empresa, frota, uniforme, acessórios, crachás, brindes e por final a aplicação em Publicidade.

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Não existe um padrão a ser seguido, nem uma receita de bolo! A criação do Manual de Identidade Visual vai depender unicamente do foco da atividade da empresa e da futura marca! Não necessariamente em todo manual teremos a exemplificação para frota, uniforme ou crachá. Isso será identificado por meio de reuniões onde serão captadas as reais necessidades do cliente. Como você pode perceber a Agência Carcará elabora Serviços de Branding exclusivos e focados em cada um de nossos clientes!

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.