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Otimize o canal do Youtube com o SEO

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Saiba como ganhar novos seguidores, ranqueando seu canal do Youtube com métricas de SEO e otimização de vídeos para o Youtube.

Saiba como ganhar novos seguidores, ranqueando seu canal do Youtube com métricas de SEO e otimização de vídeos para o Youtube.

Sabe como divulgar seu Canal no YouTube da forma mais eficaz possível? Usando técnicas de SEO para YouTube. Se você acha que para ganhar espaço no YouTube basta fazer excelentes vídeos, com conteúdo de valor e uma boa edição, sinto dizer, mas só isso não é suficiente. Ao finalizar todo esse processo, você começa a segunda etapa do seu trabalho: a otimização do SEO para YouTube.

Você precisa começar a se acostumar a ideia de que sua audiência não vai chegar até você em um passe de mágica. Portanto, se você quer ser encontrado, precisa conhecer melhor as boas práticas de SEO para YouTube. E sim, o YouTube, assim como o Google, é um excelente mecanismo de busca. Inclusive o Youtube é o segundo maior.

Se você fizer um bom trabalho de SEO para YouTube, não só seus vídeos aparecerão nas buscas do próprio YouTube, como também nas primeiras posições do ranking do Google. Investir um pouco de tempo no SEO para YouTube e otimizar seu conteúdo para ranquear Google é saber aproveitar o melhor dos dois mundos.

Você tem uma missão difícil pela frente se quiser se destacar entre os mais de 300 mil vídeos postados diariamente no YouTube. Conte com a Agência Carcará para realizar a gestão de SEO do seu canal do Youtube.

Difícil, porém possível. E nós estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Garanto que agora você já está mais interessado(a) em aprender um pouco mais sobre SEO para YouTube, certo? Portanto, se sua resposta for sim, continue lendo para saber mais sobre 15 otimizações de SEO que vão fazer a diferença nos seus resultados:

1.ESCOLHER PALAVRA-CHAVE QUE REPRESENTE O CONTEÚDO DO VÍDEO

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Antes até de começar a escrever o roteiro e gravar seu conteúdo, você pode considerar fazer uma busca para entender o interesse do público a respeito de um assunto. Funciona muito bem também quando você está sem ideias do que fazer ou falar sobre em seus vídeos. A primeira pesquisa por termos ou palavras-chave de interesse, pode ser feita no próprio espaço de busca do YouTube, para identificar o volume de resultados. Outro lugar importante para encontrar termos que estão em alta nas pesquisas do YouTube é o Google Trends.

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Basta digitar a palavra-chave  no menu superior e clicar em Pesquisas do YouTube. Além de entender a evolução da pesquisa, o próprio Google Trends traz sugestões de outros tópicos relacionados que estão sendo bastante pesquisados no momento. No entanto, para aproveitar a chance de ranquear tanto no YouTube quanto no Google, você precisa procurar por termos que já possuem vídeos como resultados nas primeiras posições. Alguns termos que começam com “como fazer”, além de tutoriais e resenhas de produtos tendem a ter vídeos ranqueados nas primeiras colocações do Google. Caso contrário, o tráfego virá só do YouTube.

E claro, sempre recomendo verificar o volume de buscas do termo, caso você queira ranquear nos dois mecanismos de busca. Você pode usar o Google Keyword Planner para isso. O volume de buscas não precisa ser tão alto quanto o indicado para um artigo. A palavra-chave selecionada precisa estar presente em elementos importantes do seu vídeo, como título, tag e descrição.

2. CAPA OU THUMBNAIL: ELEMENTO MAIS IMPORTANTE DO SEO PARA YOUTUBE

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Grandes especialistas em YouTube são categóricos em afirmar que a capa do seu vídeo ou a thumbnail é o elemento mais importante do seu vídeo (além do conteúdo,obviamente). Mais até que o próprio título, já que é a primeira coisa que chama a atenção de quem está navegando pelo YouTube. Se você quer ganhar o clique do usuário, a thumbnail do seu vídeo precisa se destacar. Não significa que escolher uma imagem super colorida e cheia e elementos é a melhor opção. Mas sim algo com uma bela composição e que transmita, em apenas uma imagem, qual o conceito e o conteúdo do vídeo.

Procure atentar para alguns detalhes na hora de criar a thumbnail do seu vídeo:

  • Escolha uma imagem: pode ser um frame do próprio vídeo ou uma foto feita para ilustrar a capa, mas precisa ser um close-up;
  • O texto da capa deve ficar entre duas e três palavras, no máximo;
  • O texto precisa representar o contexto do vídeo e se usar a palavra-chave melhor ainda;
  • Procure posicionar o texto da capa à esquerda para facilitar a visualização em dispositivos mobile;

Agora vamos conhecer o segundo elemento mais importante do SEO para YouTube: o título.

3. TÍTULO: AQUELE QUE JAMAIS DEVE SER IGNORADO

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Nunca subestime a importância dos títulos para qualquer tipo de conteúdo. Assim como para cada artigo chegamos a criar mais de 25 opções de títulos, com os vídeos seguimos o mesmo processo. O título de um vídeo no YouTube tem a mesma função que o título de um artigo: deixar claro para os mecanismos de busca que tipo de conteúdo o usuário encontrará. Talvez no YouTube ainda mais, já que é impossível para os robôs lerem conteúdos visuais.

Portanto, fique atento(a) a algumas considerações bastante importantes ao criar os títulos de seus vídeos:

  • O título precisa ser curto para não correr o risco de ser cortado. Mantenha entre 40 e 55 caracteres no máximo;
  • Não faça títulos genéricos;
  • Use a palavra-chave relacionada ao conteúdo;
  • Não faça um título polêmico ou chamativo se o conteúdo do vídeo não vai tratar daquele tema. O expectador pode desistir de continuar assistindo ao perceber que foi enganado;
  • Seja objetivo, mas tente despertar a curiosidade ou alguma emoção para atrair mais views;

Outro elemento que precisa conter a ou as palavras-chave é a tag.

4. USE TAGS

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As tags nada mais são do que palavras-chave relacionadas a seu vídeo. Por maior que seja a tentação de usar várias tags para que seu vídeo seja encontrado por mais pessoas, esqueça essa ideia. Sinto dizer, mas o YouTube só reconhece em torno de 7 tags. Portanto, use um número de termos que fique próximo disso.

E como escolher as tags mais adequadas para seu vídeo? Siga algumas dessas dicas abaixo:

  • Faça uma pesquisa no YouTube pelos vídeos mais populares que estão ranqueando para a mesma palavra-chave que você. Anote as três principais tags utilizadas nestes vídeos e use exatamente as mesmas tags para ter mais chances de ver o seu vídeo ser exibido próximo a esses vídeos populares;
  • Veja as sugestões de tags do YouTube: quando você for digitar algum termo no campo de busca do YouTube, algumas sugestões serão mostradas e podem ser boas opções de tags (desde que estejam relacionadas a seu conteúdo);
  • Você pode usar tags que sejam relacionadas a seu site no geral e não somente ao conteúdo do vídeo. Por exemplo, algumas tags que utilizamos nos vídeos do Viver de Blog são: memorável, épico e viver de blog.
  • Considere usar uma tag única em todos os seus vídeos, uma combinação exclusiva de letras e números. A ideia aqui é fazer com que o YouTube mostre apenas capas dos seus próprios vídeos na seção de “vídeos relacionados”. Assim, as chances do usuário continuar assistindo outros vídeos do seu canal acabam aumentando.

5.DESCRIÇÃO DOS VÍDEOS

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Muitos YouTubers acabam não aproveitando a seção de “descrição” como deveriam e utilizam o espaço apenas para linkar para suas redes sociais. Não faça isso você também. Os robôs do YouTube também escaneiam a descrição para entender qual o conteúdo do seu vídeo. E a descrição não deve ser feita para os robôs. Pessoas também costumam ler antes de assistir. Principalmente o texto das 3 primeiras linhas, antes do “Mostrar Mais”. Como você já deve imaginar, a grande maioria das pessoas não lê o que está além disso.

Boas práticas para suas descrições de vídeos:

  • Lembre de usar a palavra-chave no início da descrição (dentro do limite das 3 linhas e nas primeiras 25 palavras);
  • Uma descrição de no mínimo 250 palavras e com o uso sem exageros da palavra-chave são boas recomendações. Não faça Keyword Stuffing;
  • Se o seu foco for atrair tráfego para seu blog ou site, a primeiro item que precisa aparecer na descrição é um link que direcione, seja para sua home page, para o artigo oficial ou para uma landing page de captura de emails. Você escolhe para onde deseja direcionar a sua audiência.
  • Não perca tempo otimizando textos âncora da sua html, já que os links vindos do YouTube são nofollow, ou seja, não contam como estratégia de Link Building.
  • Não esqueça de colocar links para suas outras redes sociais;
  • Uma chamada para se inscrever no canal do YouTube pode fazer parte da sua descrição. Confira essa descrição em nosso canal do Youtube.


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Certamente que a chamada para ação mais importante, aquela que você precisa que seu expectador faça, deve ser a primeira, pois as chances de obter o clique são muito maiores. Portanto, organize seus links sempre por ordem de prioridade e importância.

6.DURAÇÃO E QUALIDADE DO VÍDEO

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Como não poderia deixar de ser, a qualidade de qualquer conteúdo que você produz precisa ser memorável. Não destrua sua reputação com um vídeo de péssima qualidade, com imagens borradas e principalmente com áudio onde mal se entende o que você está falando. O que adianta você ter o melhor conteúdo sobre o assunto, se ninguém consegue ver ou ouvir direito? Todos os vídeos do Viver de Blog são postados em HD e com uma resolução de 1280 x 720, o que resulta em boa qualidade de imagem. Se a qualidade do seu vídeo já está boa, é hora de se preocupar com a duração. O assunto é um tanto polêmico e divide opiniões.

Como regra geral, recomendo que você tente se manter dentro de um limite de 10 minutos. Principalmente se o roteiro for basicamente você falando para a câmera. No ambiente virtual, 10 minutos é quase uma eternidade e você consegue transmitir muito valor dentro desse limite de tempo. Lembre-se: “um minuto de vídeo vale mais que 1.8 milhões de palavras”. Portanto, otimize sua edição e seu conteúdo para usar até menos tempo. Se não for possível, divida em outras partes e use a descrição ou anotações no próprio vídeo para linkar as partes.

7. ANOTAÇÕES E CALLS TO ACTION

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Você já deve ter reparado que em alguns vídeos, uma espécie de pop-up com um texto e muitas vezes um link, aparece na tela. Isso é uma anotação, um recurso oferecido pelo próprio YouTube. Você pode adicionar calls to action, como pedir para que as pessoas se inscrevam no seu canal, cliquem para assistir um outro vídeo relacionado ou ainda que direcione para seu site e assim turbinar sua estratégia de SEO para YouTube. Não existe um limite de anotações que podem ser usadas em um vídeo e nem um local específico.

 

8.COMO DOMINAR A SELEÇÃO DE VÍDEOS RELACIONADOS

Ao lado direito da sua tela no YouTube você verá uma lista de vídeos sugeridos, exatamente como vemos aqui:

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Reparou que muitos dos vídeos são também da Agência Carcará? Não temos um controle exato de quais vídeos serão mostrados, afinal essa seleção depende do algoritmo do YouTube. Porém, não significa que não podemos dar uma “ajudinha”. O YouTube, assim como o Google, prioriza a experiência do usuário, e seleciona vídeos que acredita serem do interesse do expectador. Portanto, vamos supor que o expectador selecionou um vídeo seu sobre um assunto, como Marketing Digital Odontológico. Você pode fazer com que o YouTube continue mostrando seus vídeos para ele(a). Sabe como?

Criando uma “playlist” de Marketing Digital, com outros vídeos seus. Ao fazer isso, o YouTube irá mostrar o vídeo seguinte de sua playlist como primeira colocação na lista de vídeos relacionados. Outra vantagem de usar uma ou várias playlists, é a opção de colocar seus vídeos em reprodução automática. Assim que um vídeo acaba, o outro começa sem que o usuário precise clicar em nada.

E você ainda pode criar uma anotação em seus vídeos para promover não só um vídeo específico, mas uma playlist inteira. O mesmo pode ser feito na descrição dos vídeos. E como relacionar seus vídeos aos de outros produtores mais bem ranqueados para a mesma palavra-chave? Não é uma ciência exata, porém vídeos com títulos semelhantes possuem mais chances de aparecer na mesma lista de vídeos relacionados. Eu recomendo que você teste essa estratégia de SEO para YOuTube, mas sem copiar o título de outro produtor. E por último, você pode fazer trailers clicáveis dos seus melhores conteúdos no final de cada um de seus vídeos, para fazer com que o usuário continue consumindo seu conteúdo.

9. FAÇA TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS

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Poucas pessoas optam por fazer transcrições de seus vídeos porque além de tomar tempo pode ser uma tarefa bastante tediosa. Porém costumar valer muito a pena se você quiser que o seu SEO para YouTube seja bem feito. Como já falei, nem o Google e nem o YouTube, conseguem compreender o que você está dizendo em seu vídeo.

No entanto, seus robôs leem textos. E transcrições servem justamente para que os mecanismos de busca compreendam seu conteúdo e assim façam o ranqueamento mais adequadamente. Você pode tanto optar pela transcrição automática feita pelo próprio YouTube ou fazer a sua e subir depois. Sem dúvida a transcrição automática ainda não é uma boa opção, pois muitos erros são cometidos no processo. Mas você pode editá-la e usá-la depois. Você pode até mesmo utilizar uma parte desta transcrição na descrição do seu vídeo. Ou transformar sua transcrição em legendas!

10. ADICIONE LEGENDAS OU CLOSED CAPTIONS

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Outro fator bastante relevante do SEO para YouTube, o uso de legendas em seus vídeos. As legendas automáticas, apesar de disponíveis para uso, são péssimas. Se você já fez a transcrição do seu vídeo, é só fazer o upload do texto. O mesmo acontece se o seu roteiro já foi escrito palavra por palavra. Tudo que você precisa fazer é uma pequena sincronização, que não leva mais que alguns minutos. Além de poder fazer a tradução para outras línguas, você torna seu conteúdo mais acessível para pessoas com algum grau de deficiência auditiva.

11. CONSIGA MAIS INSCRITOS NO CANAL

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Quanto mais pessoas interagem com seus vídeos, curtem, comentam e compartilham, mais o YouTube entende que aquele é um material que vale a pena favorecer em seu ranking. O número de inscritos no seu canal influencia na interação com seu conteúdo, mas muito mais importante do que o número de inscritos é o engajamento. Mas para aumentar o número de subscribers, recomendo que você faça um vídeo de apresentação para seu canal. Uma espécie de trailer, de no máximo um minuto, que transmita aquilo que o usuário vai encontrar em seu canal.

12. ANTECIPE SEU TRABALHO NO YOUTUBE

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O YouTube não consegue incorporar o título ou a tag do seu vídeo assim que você faz o upload do vídeo. Para garantir que, ao subir seu vídeo, todos os itens que são elementos fundamentais do SEO para YouTube, como a thumbnail, o título, tag, descrição já estejam sendo rastreados, você pode adiantar um pouco o processo. Basta subir o vídeo programado como não listado e esperar um pouco para liberar para o público. Quando você finalmente o fizer, tudo já estará funcionando perfeitamente.

13. FAÇA TRANSMISSÕES AO VIVO NO YOUTUBE

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O YouTube tende a favorecer eventos transmitidos ao vivo na hora de ranquear um conteúdo nos resultados de busca. Para aproveitar essa vantagem, você pode fazer um evento ao vivo pelo Google Hangouts e gravar seu webinário. Ao finalizar, será automaticamente postado no YouTube. Só não esqueça de configurar o vídeo como público.

14.CUIDADO COM DIREITOS AUTORAIS

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O YouTube costuma punir os criadores que não respeitam as leis de direitos autorais. E como o Youtube descobre se aquela linda trilha sonora que você escolheu para seu vídeo pode ser usada ou não? Através do Content ID, que identifica pela frequência do áudio se aquela música está ou não da lista de sons com direitos autorais. Depois de três avisos, o seu vídeo pode até ser tirado do ar ou pior ainda, você pode ter seu canal bloqueado de vez. Caso seus vídeos gerem algum tipo de receita pelo YouTube e estejam utilizando músicas indevidas, a receita pode ir para o dono da trilha. Para evitar este tipo de problema você pode comprar músicas e efeitos sonoros em sites como o Audio Jungle ou ainda procurar por trilhas na biblioteca gratuita do YouTube.

15.ÍNDICE CLICÁVEL

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O Table of Contents do YouTube funciona como uma espécie de sumário clicável, que você pode adicionar na descrição de seus vídeos. Para vídeos curtos não faz o menor sentido usar este recurso. Porém, caso seu conteúdo seja extenso, você pode oferecer a oportunidade para o seu expectador clicar diretamente na parte do vídeo que deseja assistir. Além de melhorar a experiência do usuário, você pode adicionar algumas palavras-chave nesse índice clicável para melhorar o SEO para YouTube. Para saber como fazer um índice clicável em seu vídeo, veja este passo a passo aqui.

OUTRAS PEQUENAS OTIMIZAÇÕES QUE PODEM FAZER GRANDE DIFERENÇA

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Só com as 15 dicas para melhorar o SEO para YouTube você já conseguirá alcançar ótimos resultados com seus vídeos. No entanto, algumas pequenas otimizações de SEO também podem interferir positivamente na hora de ranquear seus vídeos.

  1. Nomeie o arquivo do seu vídeo com a palavra-chave principal, usando underline (_) para separar cada termo;
  2. A vinheta já não é mais um item obrigatório para seus vídeos, mas se fizer questão de usar, faça uma entre 5 a 10 segundos de duração;
  3. Invista algum tempo para criar a capa do seu canal. Além de chamar mais atenção dos usuários, você pode divulgar suas redes sociais ali também. 4.Sem ideias de como começar seu vídeo? Que tal já dar uma dica sobre o assunto que você vai falar e quanto tempo vai demorar para cobrir todo o conteúdo?
  4. Quer aproveitar melhor o potencial do seu vídeo no YouTube? Só indexe o vídeo em seu site depois de atingir um número satisfatório de views, para não acabar com um tráfego “dividido” antes do conteúdo pegar tração.
  5. Para acompanhar o desempenho dos seus vídeos, o YouTube oferece uma espécie de Google Analytics em seu painel de configurações.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.