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Divulgue sua empresa na TV, Rádio, Jornal e mídias alternativas

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Mesmo com a força das rede sociais, a divulgação de propaganda na TV, Rádio, Jornal, Revista e Mídias Alternativas em Brasília, pode ser ideal para promover sua empresa. A Agência Carcará pode lhe auxiliar para montar seu Planejamento de Mídia e Plano de Mídia. Escolha o veículo ideal e tenha êxito com sua campanha de mídia.

O que é planejamento de mídia?

Divulgar seu produto ou serviço exige muitos processos criativos e troca de informações entre o cliente e agência, mas durante esse processo de montagem da campanha, é preciso pensar no planejamento de mídia que poderá ser feito pela própria agência, que será responsável pelas formas como será divulgada a campanha do produto ou serviço do cliente, e pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de uma campanha, por isso é importante fazê-lo com uma boa agência.

O planejamento de mídia é responsável por partes importantes do processo, será através dele que serão definidos o público mais receptivo ao produto, os meios de comunicação e veículos que esse consumidor mais utiliza e também, com a verba disponibilizada pelo cliente, o valor dos formatos para anunciar nesses meios e veículos e a programação do período em que a campanha será veiculada. Também será responsabilidade do pessoal de mídia mensurar os resultados da divulgação da campanha após ela ser colocada nesses veículos, e se ela surtiu o efeito desejado. Se o planejamento for feito de forma correta, com informações adequadas e com objetivos definidos, o sucesso é garantido para a campanha.

Então, uma campanha depende de muitas etapas, porém como ela será divulgada é um processo importante e exige o máximo de cuidado para que o resultado esperado pelo cliente seja alcançado, e uma agência preparada com uma boa equipe de mídia com bons profissionais que saibam as melhores alternativas de divulgação pode ser o grande acerto da empresa.

Planejamento está relacionado com a elaboração de estratégias para alcançar determinado objetivo. O Planejamento de Mídia, por sua vez, prevê a utilização dessas estratégias para escolher os melhores meios e os melhores veículos para divulgação de uma campanha publicitária.

Como podemos fazer o planejamento de mídia para vincular a propaganda de sua empresa nos diversos veículos existentes:

  1. Precisamos definir quais veículos que serão utilizados, como:
    1. Mídia impressa: Jornais e Revistas;
    2. Mídia Exterior: Paineis de led, front light, elevadores, Metrô-DF, empena, cinema, cemusa e etc.
    3. Rádio
    4. TV Aberta
    5. TV Paga; Internet: Google Adwords, Facebook e Instagram Ads e Mídia programática em portais como Terra, UOL, Globo.
  2. Definir precisamente quais localidades precisam ser atingidas com a visibilidade da marca ou serviço.
  3. Mapear quais as classes sociais a serem atingidas: A, B, C, D e E
  4. O gênero do público alvo e sua respectiva idade
  5. Mapear o interesse do público a ser atingido, como: alimentação, carros, viagens, algum tipo de esporte e etc.
  6. E o valor que poderá ser investido nos veículos x tempo de duração da campanha x quantidade de inserções durante o período.

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Tudo isso é fundamental, para que possamos montar o planejamento e com isso identificar as melhores estratégias para divulgar sua empresa em Brasília e em todo o Distrito Federal.

Escolher a mídia certa ajuda a economizar

A realidade é que todo mundo prefere ver sua campanha veiculada em todas as mídias, nos horários mais nobres e durante um período grande o suficiente para a mensagem marcar presença. Acontece que isso é praticamente impossível. Primeiro, porque veicular campanhas custa caro. E na maioria das vezes, não temos tanto dinheiro para investir. Segundo, porque o excesso de propaganda pode prejudicar tanto quanto sua ausência.

A solução, então, é escolher a mídia certa. E é aí que entra o papel do Planejamento de Mídia da Agência Carcará. Um bom plano de mídia evita gastos desnecessários com mídias que para sua marca não são tão relevantes. E também vai indicar quais são as mídias essenciais para divulgação da sua campanha.

Com quantas pessoas queremos falar?

A primeira pergunta que devemos fazer para iniciar o plano de mídia. Ela ajuda a definir as dimensões do público alvo de sua marca. Trata-se do alcance ou da cobertura necessária para sua campanha. Por exemplo, a campanha será divulgada no Brasil? Em que região? Vai ser no sudeste? Em Belo Horizonte? São Paulo? Distrito Federal?

Quantas vezes o público precisa estabelecer contato com sua marca?

Aqui tratamos da frequência de divulgação da campanha. E a pergunta é bem simples: quantas vezes ao dia a campanha será veiculada? Quais são os melhores horários para atingir o público alvo?

Por quanto tempo o público precisa estabelecer este contato com sua marca?

Por fim, definimos a continuidade da campanha. Trata-se do período de tempo que ela deverá permanecer em circulação para garantir sua efetividade. Uma semana? Um mês? Um trimestre?

O Plano de Mídia gira, basicamente, em torno dessas três perguntas. E elas, por sua vez, dependem do público alvo da marca. É para ele que vamos nos dirigir, então são seus hábitos de consumo midiático que devemos levar em consideração. Por exemplo, de nada adianta veicular um comercial de TV às 20 horas se o público alvo da sua marca assiste TV às 9 horas. Ou então, não adianta adotar o jornal X, se o público da sua marca prefere o jornal Y. E assim vai.

Então, você já sabe: Planejamento de Mídia e Criação devem andar sempre juntos. Uma boa ideia depende de criatividade. Mas a criatividade não resolve se não alcançar quem realmente importa. Por isso, fica a dica para você que quer o sucesso da sua campanha.

O que é Midia Kit?

O Mídia Kit é uma apresentação com uma nomenclatura específica focado em veiculação de mídia. Os representantes comerciais dos veículos de comunicação os utilizam para fazer apresentações para agências e clientes finais. É neste documento que você vai demonstrar todas as suas qualidades e o seu potencial como um negócio rentável.

Os mídia kits não possuem um formato específico, podem ser desenvolvidos em forma de slides, pdf ou podem ser disponibilizados na própria página da empresa como uma imagem estática. Aliás, nesse departamento eles procuram ser totalmente fora do padrão. A criatividade conta muito na hora de cativar a atenção de potenciais anunciantes. Atualmente todos os grandes veículos possuem versões web de seus kits de mídia, por isso a popularização.

O que um mídia kit precisa ter?

– História da empresa ou do veículo;
– Justificativas com “Por que anunciar”;
– Diferenciais da mídia, da empresa, do atendimento;
– Estatísticas referentes ao alcance do veículo (número de leitores, ouvintes, etc.);
– Perfil do público (em tabelas com indicações de faixas etárias, divisão de sexo, entre outros);
– Cases de sucesso;
– Prêmios recebidos;
– Formatos de comercialização;
– Tabelas de veiculação com valores;
– Datas de fechamento;
– Dados de contato.

Sua empresa precisa de um Kit de Mídia? Ou de um Planejamento e Plano de Mídia? Solicite um orçamento.

 

 Confira abaixo um levantamento apresentando os números evolutivos do uso da mídia no Brasil entre os períodos de 2007 e 2016 e entenda quais veículos podem ser utilizados em sua abordagem ao consumidor final:

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1) Quadro geral que apresenta todo o cenário da mídia utilizada no Brasil nos últimos 10 anos.

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2) Mesmo com o advento dos vídeos por demanda (NetFlix e Youtube) a TV Aberta ainda é uma das escolhas principais dos principais anunciantes no Brasil.

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3) Mesmo com a força do Youtube e Netflix os canais da TV por Assinatura estão em uma crescente de investimento no Brasil.

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4) A propaganda nos cinemas obteve uma queda, mas nos últimos anos está retomando o crescimento. Com o Netflix, Youtube e a pirataria o numero de expectadores nas salas diminuiu, mas aos poucos temos uma retomada.

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5) O mercado de mídia impressa está passando por períodos complicados, mas ainda é uma fonte de divulgação segura para muitos tipos de públicos específicos e de nicho de mercado.

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6) O rádio, de todas os canais, é ainda um dos mais constantes. Mesmo tendo uma participação pequena, praticamente é o que se mantém no mesmo patamar a quase 10 anos.

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7) E as campanhas na internet que somam: Google Adwords, Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e outras formas digitais cresce com o passar do tempo, como uma ótima opção de propagar a sua marca aos seus potenciais clientes.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.