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Criação do novo logotipo do SINE Sistema Nacional do Emprego

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criacao de logotipo para governo mte sine

Criação do novo logotipo do SINE
Sistema Nacional de Emprego
Conheça o processo de
desenvolvimento desse projeto
da Agência Carcará

Em 1975, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi criado no Brasil, originalmente concebido de forma articulada em três vertentes: a intermediação de mão-de-obra, o seguro-desemprego e a qualificação profissional, subsidiado pela produção de informações sobre o mercado de trabalho. Assim, estruturou-se o Sine, que passou a desenvolver esses três serviços como uma política pública de emprego, com ações objetivas de combate ao desemprego, tais como assistência social temporária no período de busca por trabalho e melhoria de sua inserção profissional, por meio dos cursos de qualificação.

Pedimos desculpas, mas o vídeo ficou realmente grande, com mais de 8 minutos. Mas se você é um gestor público e precisa entender como a Agência Carcará planeja e concretiza um projeto de um programa estruturante do Governo Federal como o Sistema Nacional do Emprego, aperte o play ao lado e maravilhe-se!

Criação de vídeos institucionais para o SINE

BREVE
HISTÓRICO
DO PROJETO
DE MODERNIZAÇÃO
DO SINE

Nesse projeto, a Agência Carcará, teve como tarefa realizar a modernização e padronização da marca do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS ). O principal desafio foi o de pegar uma marca, que existe desde 1975, e criar um conceito, afinal não existia nenhuma documentação oficial sobre esse processo. Com base no passado histórico e com as novas atribuições, elaboramos um conceito forte e dentro dos objetivos do MTPS, para que somente depois, fosse realizado o processo de modernização do símbolo e sua tipologia. Hoje o SINE possui um histórico de ações, um conceito bem definido e uma marca padronizada para uso em todas as situações necessárias.

modernizacao-logo-sine-governo-federal

Da fase inicial até o período recente, o Sine passou por momentos de ampliação,
instabilidades e retomada das atividades, devido a problemas que iam desde a sustentação do seu sistema de financiamento até a forma de contratação dos seus quadros técnicos. Essas mudanças do Sine ocorreram e foram afetadas por conjunturas distintas do mercado de trabalho brasileiro, compreendidas por uma fase favorável, no qual as taxas de crescimento econômico estimulavam a expansão do mercado de trabalho nos anos 1970, sucedido por um período mais longo e desfavorável, caracterizado por recessão econômica e desestruturação do mercado de trabalho, com aumento significativo do desemprego nas décadas de 1980 e 1990, até chegar aos anos 2000, quando se retomou o crescimento econômico, com a melhoria do mercado de trabalho, o aumento do emprego formal e a redução da informalidade (SOUZA, 2010).

A partir de 2003, houve um movimento formado por diferentes esferas de governo (federal, estaduais e municipais) e sociedade civil (empresários e trabalhadores) para pensar, elaborar e discutir como implementar um Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda que se adaptasse ao contexto brasileiro. Na prática, em 2004 e 2005, foram realizados congressos (o primeiro congresso nacional; em seguida, um congresso em cada região do país e, por fim, o segundo congresso nacional), dos quais surgiram diversas propostas, fruto do consenso dos diferentes atores envolvidos, que orientaram o MTE quanto à reformulação de seus programas no sentido de avançar na construção do Sistema Público de Emprego Trabalho e Renda (SPETR). O II Congresso Nacional de Emprego, Trabalho e Renda, realizado em agosto de 2005, teve como uma de suas deliberações a constituição de um efetivo SPETR no país. Este Sistema deveria permitir maior descentralização das políticas de emprego, trabalho e renda, não apenas no plano dos estados, mas também dos municípios com mais de 300 mil habitantes, além de criar mecanismos para favorecer a integração das ações públicas no âmbito dos territórios municipais e estaduais e entre as três escalas da federação.

POR QUE
MODERNIZAR O
LOGO DO SINE –
SISTEMA NACIONAL
DO EMPREGO?

1. POSICIONAMENTO

A resposta chave está na análise da trajetória e posicionamento atual do SINE. Enquanto o SINE vai se reestruturando-se, modificando-se, a logomarca não está transmitindo sua atual imagem. Então este é o momento de se modernizar, pois o LOGO é o ponto maior de conexão da identidade visual da empresa junto ao seu público de aproximadamente 6 milhões de pessoas atendidas anualmente sem contar com outros tantos de milhões de brasileiros que de outras formas foram envolvidos ou impactados na mídia pela marca SINE.

falta de padronizacao marca sine

falta de padronizacao do uso do logo sine no Brasil

2. FALTA DE PADRONIZAÇÃO

Atualmente cada agência do trabalhador usa a marca do SINE sem nenhum tipo de uniformidade seja nas cores, na proporção, na fonte, no símbolo. Ou seja a aplicação da  atual logomarca é totalmente distorcida. Por isso além da atualização da será desenvolvido a padronização da aplicação da logomarca do SINE em todo o território nacional. Essa padronização será definida em um MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL, com todas as regras de aplicação da nova logomarca do SINE.

ANÁLISE DOS
PRINCÍPIOS
BÁSICOS USADOS
NA MODERNIZAÇÃO
DA MARCA DO SINE

O processo de modernização da logo do SINE foi direcionada em cima dos pilares básico do design:

  • Uso de contraste;

  • Repetição de elementos;

  • Alinhamento;

  • Proximidade entre os elementos

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posicionamento-da-marca-do-SINE-modificou-nos-ultimos-anos-1

Sem deixar de lado uma criteriosa análise qualitativa da logo:

  • Se a atual logo funciona na vertical e na horizontal?

  • Se funciona sem ter uma caixa em volta do texto?

  • Se as pessoas conseguem desenhar a logo manualmente?

  • Se usa menos de duas fontes na composição?

  • Se segue o uso de formas abstratas?

  • Se a marca (a soma de tudo) consegue transmitir seus valores?

  • Se a logo consegue passar a sugestão da instituição?

DIRETRIZES PARA
A MODERNIZAÇÃO
DO LOGO DO SINE
SISTEMA NACIONAL
DO EMPREGO DO MTPS

Devido a seu histórico, a MARCA já está consolidada, assim como função dentro do Estado. Assim os atuais serviços da rede estão sendo modernizadas e não reestruturadas. Desta maneira nos foi solicitado a modernização da marca e desenvolvimento de um slogan (ex: O seu lugar no mercado de trabalho ou O caminho mais curto entre seu futuro).

A modernização de uma marca já consolidada, assim como função dentro do Estado.

Essa modernização deverá enfatizar o atendimento integrado para o trabalhador. Lembrando que todos os serviços do SINE convergem para a ocupação do trabalhador seja com emprego ou seja com oportunidades (qualificação, empréstimos). Não utilizar logos ditas “batidas” que representem apertos de mãos, pessoas se abrando e afins.

Elementos a serem usados no processo:

  • Humanização;

  • Elementos de proximidade entre pessoas;

  • Face a Face;

  • Encontro de mundos;

  • Qualidade;

  • Aprendizado;

  • Integração;

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Apresentação do projeto de modernização da marca do SINE no Departamento de Emprego e Salário, da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Previdência Social.

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CONFIRA ABAIXO O VÍDEO
QUE RETRATA TODO O PROCESSO
DE ESTUDO E ANÁLISE PARA A 
CONCEPÇÃO DE UM NOVO CONCEITO
E DA NOVA MARCA DO SINE.

Um processo que levou mais de 5 meses, mas que hoje pode ser visto que o SINE além de receber uma nova marca, recebe também um conceito balizado dentro da nova visão estratégica, como uma marca com função de suma importância dentro do Estado.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.