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A psicologia das cores, as marcas e a publicidade

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Entenda o uso da psicologia das cores, as marcas e a publicidade. As cores estão presentes no dia a dia de todos, desempenhando papel nas tomadas de decisões, influenciando em compras, fixação de uma determinada marca, as cores são importantes na imagem que a marca passa.

Entenda o uso da psicologia das cores, as marcas e a publicidade. As cores estão presentes no dia a dia de todos, desempenhando papel nas tomadas de decisões, influenciando em compras, fixação de uma determinada marca, as cores são importantes na imagem que a marca passa.

As cores são resultados de fenômenos físicos relacionado a luz, o branco reflete todas as cores, o preto absorve todas, o azul por exemplo absorve todas as cores exceto o azul. O estudo das cores foi objeto de pesquisa de muitos estudiosos como os pioneiros Newton e Goethe, depois outros seguiram estudando as cores até surgirem o sistema de Chevreul e sistema esférico de Otto Runge.

O sistema de Chevreul consiste na utilização de um eixo vertical que indica o brilho e saturação da cor, enquanto o sistema de Otto Runge procura encontrar as harmonias cromáticas das cores.

Harmonia das cores

As harmonias das cores não podem ser especificadas em um estudo totalmente objetivo, isso porque a cor é um fenômeno subjetivo, o espectro visível aos olhos humanos dessas ondas eletromagnéticas, são o que entendemos por cores.

Significado das cores

Branco: paz harmonia
prateado: brilho ,distinção
dourado: riqueza, prosperidade
laranja: força, energia
amarelo: prosperidade, alegria
verde: esperança ,saúde
azul claro: saúde
azul: harmonia, maturidade
lilás: inspiração, romance
roxo: mudanças, espiritualidade
rosa: amor, romance
vermelho: paixão, sexo
marrom: confiança, profundidade e riqueza

Entenda o uso da psicologia das cores, as marcas e a publicidade. As cores estão presentes no dia a dia de todos, desempenhando papel nas tomadas de decisões, influenciando em compras, fixação de uma determinada marca, as cores são importantes na imagem que a marca passa.

 

Por que estudar as cores para o marketing?

No dia a dia de todo mundo as cores certamente estão presentes, mesmo sem perceber as cores estão desempenhando papel nas nossas tomadas de decisões, influenciando em compras, fixação de uma determinada marca (através de um logo, embalagem, propaganda, etc.), as cores são importantes na imagem que a marca passa.

Por ser tão presente em nossas vidas, as cores tem enorme importância no marketing, seja ele marketing tradicional ou marketing digital.

Cores são importantes na imagem que a empresa quer passar, acertando no desenvolvimento de Logomarca, Identidade Visual, Site, Aplicativo Mobile, Produto, Vídeo, Campanha Publicitária, Embalagem, etc, a empresa estará passando a imagem correta. Na criação de um logotipo, site, blog ou na marca da empresa, as cores devem ser consideradas e criteriosamente escolhidas.

Através do estudo das cores, é possível combinar as cores da forma correta, passando a informação desejada aos clientes atuais e aos clientes potenciais. Para o uso eficiente do estudo das cores, deve-se não apenas ter conhecimento das cores, mas também conhecer o público alvo, caso contrário corre o risco de você criar um logo eficiente, mas acertando no público alvo errado.

Se a empresa for uma empresa de venda de persianas e cortinas, grama sintética, pisos e reforma geral, as cores, roxo, prateado, dourado várias cores se encaixariam seria preciso um estudo mais especifico. Se essa mesma empresa de reforma de casa é sobre persianas, pisos e os mesmos itens, mas focado em quartos de bebes as cores já mudariam um pouco.

“Estude o público alvo do site, blog, ou empresa em questão, para poder aplicar o estudo das cores da forma certa, assim podendo fazer um logo eficaz e eficiente”. Comenta Raul Evaristo da Agência Carcará

O público alvo na verdade é o inicio de qualquer plano de marketing seja ele tradicional ou marketing digital saiba se tem uma região (São Paulo, Santos, Brasília, Sul, talvez apenas alguns bairros), idade especifica (publico jovem, idoso…), classe social, masculino ou feminino? Destrinche todo seu publico-alvo para um melhor marketing.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.