Publicidade e Comunicação Estratégica em Brasília | (61) 3563-7690

A publicidade ajudou a Copa do Mundo FIFA de 2014 ser a maior do mundo!

HomeBrandingA publicidade ajudou a Copa do Mundo FIFA de 2014 ser a maior do mundo!

Nesse sábado dia 04 de Julho o Brasil acaba de ganhar da Colômbia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014 e está na semi final com a temível Alemanha! Ao sair na rua com alguns amigos para ver o movimento me deparei com uma interessante frase pichada em um muro: Não vai ter Copa. Junto com amigos, começo uma breve discussão sobre o assunto, onde relembramos que há alguns meses atrás vivíamos sobre a tensão de não termos nossos estádios prontos, e estávamos preocupados com possíveis manifestações e protestos que tomariam conta das ruas e estádios.

A-publicidade-ajudou-a-Copa-do-Mundo-de-2014-ser-o-maior-sucesso-de-todas1

 

 

A Copa do Mundo

Mas ao contrário do que os mais pessimistas previam, a Copa do Mundo 2014 no Brasil aconteceu, ou melhor está acontecendo, estamos com a terceira maior bilheteria de todas as Copas, perdendo apenas para Estados Unidos e Alemanha, lembrando que até o final do evento ainda teremos chances de ultrapassar a Alemanha e nos consolidarmos como a segunda maior Copa do Mundo da história.

A-publicidade-ajudou-a-Copa-do-Mundo-de-2014-ser-o-maior-sucesso-de-todas2

Branding

O ritmo dos jogos e a festa proporcionada pelas torcidas, estão tornando essa uma copa inesquecível, chegando ao ponto de Lucas Podolski, jogador alemão publicar em uma de suas redes sociais, que não haveria lugar melhor para se jogar uma Copa do Mundo se não no país do futebol. Certamente temos muito o que aprender com a Fifa e a sua organização no quesito Marketing, são muito mais do que os 4 P´s tradicionais que a Fifa andou se preocupando, eles conseguem demonstrar um padrão internacional de atendimento e organização mesmo estando no Brasil, onde nunca conseguimos ver algo parecido em nossos jogos do campeonato brasileiro.

patrocinadores-oficiais-copa-do-mundo-fifa-brasil-2014

A FIFA e a Copa do Mundo

A Fifa transformou o ambiente dos nossos estádios em algo indescritível, a fantasia e os sonhos tomaram conta de todos os torcedores, uma confraternização universal, exatamente tudo que uma marca busca fazer quando quer apresentar o seu principal produto. Quem dera se nossas empresas conseguissem transformar algo que parecia ser uma eminente catástrofe em um mega evento de sucesso, isso me parece uma bela organização juntamente com o esforço de cada brasileiro, que ao final percebeu que não poderia deixar de apreciar a passagem da Copa do Mundo pelo Brasil.

“Sou brasileiro, sei que os protestos tem validade e importância, sei que precisamos ir as ruas e reivindicar nossos direitos, e teremos essa oportunidade ainda este ano, em Outubro, nas urnas. Esse será o protesto que realmente fará a diferença. Agora, como profissional de publicidade, estou extasiado com o que vejo, com a interação das marcas, o branding que empresas conseguiram realizar com esse tema, com a organização do evento, com a divulgação e com a experiência proporcionada, mas acima de tudo, com o poder que essa fantástica marca chamada Copa do Mundo tem de apaziguar e unificar povos do mundo todo.”

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.