Fale conosco | (61) 3550-5559

A publicidade ajudou a Copa do Mundo de 2014 2018 ser a maior do mundo!

HomeBrandingA publicidade ajudou a Copa do Mundo de 2014 2018 ser a maior do mundo!

Nesse sábado dia 04 de Julho o Brasil acaba de ganhar da Colômbia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014 e 2018 está na semi final com a temível Alemanha!

Ao sair na rua com alguns amigos para ver o movimento me deparei com uma interessante frase pichada em um muro: Não vai ter Copa. Junto com amigos, começo uma breve discussão sobre o assunto, onde relembramos que há alguns meses atrás vivíamos sobre a tensão de não termos nossos estádios prontos, e estávamos preocupados com possíveis manifestações e protestos que tomariam conta das ruas e estádios.

Que tal saber como são as regras de Marketing e Publicidade da Copa do Mundo da Rússia agora em 2018!

Se você presta um serviço ou tem produtos que podem se beneficiar de eventos esportivos, como a Copa do Mundo, para gerar receita, é importante lembrar que os organizadores desses eventos estabelecem uma série de regras para que eles sejam citados por aí.

Afinal, nomes como “Copa do Mundo”, “Copa do Mundo 2018”, “Rússia 2018” e “Fifa” são marcas registradas, o que significa que, para utilizá-las dentro de determinados contextos (principalmente de vendas) é preciso ser um patrocinador. Caso contrário a propaganda pode ser considerada uma infração e multas podem sem aplicadas.

Para que sua empresa não corra riscos de escorregar na comunicação enquanto esperamos a próxima Copa, fizemos aqui um resumão das regras da Fifa para a utilização de seus nomes e/ou produtos em situação empresarial. Na dúvida, melhor pecar pela omissão do que pelo excesso.

#1 Uso de marcas da FIFA

Considerada ativo intelectual da Fifa, a Copa do Mundo e todas as suas marcas, incluindo Copa do Mundo, Rússia 2018 e outras, são de uso exclusivo de quem as registrou e de seus patrocinadores.

Por isso, se sua empresa não tem os direitos de uso dessas imagens, melhor não arriscar colocá-las na página do Facebook, seja em post orgânico ou patrocinado. Também não é prudente imprimir as imagens para colocar nos pôsteres de divulgação do bar que você administra.

São algumas das palavras de uso exclusivo da Fifa ou seus patrocinadores:

  • Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018
  • Fifa;
  • Copa do Mundo;
  • Copa 2018;
  • Rússia 2018.

Note que a palavra “Copa”, sozinha, pode ser usada em informes publicitários – mas, se houver o ano 2018 na sequência, já está utilizando uma marca registrada. É preciso ter atenção aos detalhes para não escorrer.

E, nas imagens, são de uso exclusivo da Fifa ou seus patrocinadores todos os designs oficiais, registrados ou não, com direitos autorais de obras artísticas, tais como:

  • Emblema oficial da Copa do Mundo
  • Pôster oficial
  • Mascote
  • Troféu
  • Tabela de Jogos
  • Identidade Visual das Competições

Todas as palavras e designs da Fifa podem ser utilizados livremente para fins editoriais de materiais jornalísticos, mas não podem – e não devem – ser inseridos em nenhum contexto publicitário de não-patrocinadores. Essa infração pode levar a empresa a ser acionada pela Fifa na justiça, e a gente sabe qual é o lado forte dessa corda…

#2 Marketing

Se você tem um perfil bombando no Instagram e quer sortear um iPhone para comemorar a Copa do Mundo, saiba que isso… está proibido.

Isso mesmo: quem não for patrocinador da Fifa não pode realizar ações promocionais vinculadas ao campeonato da Rússia. Isso porque a organização entende que sua empresa pode se beneficiar da visibilidade de um evento como esses para atrair atenção para si própria, no que eles chamam de “marketing de emboscada”.

Em linhas gerais, é como se eles fizessem todo o trabalho de montar um mega evento para que você, simplesmente, pegue o nome e atraia gente para dentro da sua loja.

Isso, é claro, não impede que você faça promoção de três cervejas pelo preço de duas, em dias de jogo do Brasil, no seu barzinho. Mas tentar vincular as marcas que citamos ali em cima com vendas diretas ou indiretas de produtos ou serviços é arriscado, principalmente no mundo digital, que deixa muitos rastros.

#3 Falsificação de Produtos

Apenas os patrocinadores podem comercializar camisas comemorativas da Copa do Mundo, pelúcias, chaveiros, chinelos, ingressos e o escambau. Se a sua empresa não estiver patrocinando, não faça por conta própria a réplica desses produtos, pois é considerada falsificação e pode te dar a maior dor de cabeça.

Quer fazer artesanato comemorativo para ganhar um dinheirinho? Faça isso com signos que não infrinjam as regras da Fifa, como usar uma bola de futebol, a silhueta de um jogador “anônimo” (identificar a camisa do Neymar pode causar problemas com a marca do jogador), enfim, solte a criatividade sem usar as imagens oficiais da Copa ou suas marcas registradas.

#4 Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira e todas as suas marcas registradas não pertencem à Fifa, e sim à CBF. Portanto, se quiser falar de seleção durante a Copa, a bênção tem que ser pedida em outra instância.

Em linhas gerais, as regras são as mesmas. A palavra “seleção”, por exemplo, pode ser utilizada em publicidade, enquanto “seleção brasileira” pode complicar. Usar o emblema do Brasil, da CBF e de patrocinadores, como a Nike, dispensa comentários: tá tudo proibido, seja em peças virtuais, folders ou na réplica de camisas e outros produtos comemorativos.

Se você não for patrocinador da seleção, use as regras da Fifa como guia para a sua publicidade durante a Copa.

Essa foi a forma mais resumida que encontramos de te mostrar que o melhor a se fazer para tirar proveito de um evento esportivo sem parar na justiça é usar a criatividade para linkar seu produto ou serviço à ocorrência do fato.

Vamos relembrar como foi a Copa do Mundo de 2014 no Brasil!

A-publicidade-ajudou-a-Copa-do-Mundo-de-2014-ser-o-maior-sucesso-de-todas1

A Copa do Mundo

Mas ao contrário do que os mais pessimistas previam, a Copa do Mundo 2014 no Brasil aconteceu, ou melhor está acontecendo, estamos com a terceira maior bilheteria de todas as Copas, perdendo apenas para Estados Unidos e Alemanha, lembrando que até o final do evento ainda teremos chances de ultrapassar a Alemanha e nos consolidarmos como a segunda maior Copa do Mundo da história.

A-publicidade-ajudou-a-Copa-do-Mundo-de-2014-ser-o-maior-sucesso-de-todas2

Branding

O ritmo dos jogos e a festa proporcionada pelas torcidas, estão tornando essa uma copa inesquecível, chegando ao ponto de Lucas Podolski, jogador alemão publicar em uma de suas redes sociais, que não haveria lugar melhor para se jogar uma Copa do Mundo se não no país do futebol. Certamente temos muito o que aprender com a Fifa e a sua organização no quesito Marketing, são muito mais do que os 4 P´s tradicionais que a Fifa andou se preocupando, eles conseguem demonstrar um padrão internacional de atendimento e organização mesmo estando no Brasil, onde nunca conseguimos ver algo parecido em nossos jogos do campeonato brasileiro.

patrocinadores-oficiais-copa-do-mundo-fifa-brasil-2014

A FIFA e a Copa do Mundo

A Fifa transformou o ambiente dos nossos estádios em algo indescritível, a fantasia e os sonhos tomaram conta de todos os torcedores, uma confraternização universal, exatamente tudo que uma marca busca fazer quando quer apresentar o seu principal produto. Quem dera se nossas empresas conseguissem transformar algo que parecia ser uma eminente catástrofe em um mega evento de sucesso, isso me parece uma bela organização juntamente com o esforço de cada brasileiro, que ao final percebeu que não poderia deixar de apreciar a passagem da Copa do Mundo pelo Brasil.

“Sou brasileiro, sei que os protestos tem validade e importância, sei que precisamos ir as ruas e reivindicar nossos direitos, e teremos essa oportunidade ainda este ano, em Outubro, nas urnas. Esse será o protesto que realmente fará a diferença. Agora, como profissional de publicidade, estou extasiado com o que vejo, com a interação das marcas, o branding que empresas conseguiram realizar com esse tema, com a organização do evento, com a divulgação e com a experiência proporcionada, mas acima de tudo, com o poder que essa fantástica marca chamada Copa do Mundo tem de apaziguar e unificar povos do mundo todo.”

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube