Publicidade e Comunicação Estratégica em Brasília | (61) 3563-7690

Mercado de Sorveterias, Gelateria e Paleterias em alta

Homeagencia de midia social brasiliaMercado de Sorveterias, Gelateria e Paleterias em alta
Sorveterias gourmet, premium, artesanais e paleterias estão em expansão, mesmo com o cenário de crise que assola o Brasil! Esse é o momento certo para investir em seu próprio negócio! E a Agência Carcará pode lhe auxiliar!

Sorveterias e Gelaterias gourmet, premium, artesanais e paleterias estão em expansão, mesmo com o cenário de crise que assola o Brasil! Esse é o momento certo para investir em seu próprio negócio! E a Agência Carcará pode lhe auxiliar!

De olho no aumento do consumo e nas temperaturas recordes do verão, fabricantes de sorvetes artesanais e grandes marcas estão investindo no segmento de produtos: premium, gourmet, artesanal e paleterias. Além da qualidade diferenciada, esses sorvetes são caracterizados por preços mais altos: um picolé pode custar perto de R$ 10.

O objetivo desse novo conceito de negócios é oferecer aos consumidores não somente um produto, e sim a máxima experiência de prazer quando o assunto é sobremesa premium, gourmet, artesanal e paleterias. ABIS

O Boom começou há cerca de cinco a seis anos

O segmento de sorvetes premium, gourmet, artesanal e paleterias já existia no Brasil há alguns anos, representada por marcas como Haagen-Dazs, Gelateria Parmalat e La Basque. Foi o aumento do consumo da população, porém, que desencadeou  o crescimento.

O boom de sorvetes premium começou há cerca de cinco a seis anos. São produtos mais sofisticados, de maior valor agregado.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Sorvetes (Abis) mostram que os brasileiros consumiram, em média, 6,43 litros de sorvete em 2015. O número representa um aumento de 58,9% em relação a 2003, quando a média era de 3,82 litros anuais. Ainda assim, é baixo se comparado à média registrada em países da Europa, que passa de 20 litros anuais.

A cultura do brasileiro em relação aos sorvetes tem mudado aos poucos. O consumidor tem percebido que é um produto que alimenta, e não só uma guloseima. Mesmo no inverno o consumo tem aumentado.

Hoje o marketing digital na área da gastronomia é mais do que fundamental para a sustentabilidade de marcas e empresas do ramo. Confira no vídeo ao lado a importância de divulgar sua sorveteria!

Dicas rápidas para você montar sua sorveteria premium, gourmet, artesanal ou paleteria.

Se você estiver considerando abrir um próprio negócio, investir nesse ramo é uma ideia bastante promissora. Mas antes de empreender, é fundamental conhecer algumas particularidades do mercado para aumentar as chances de sucesso.

Ficou interessado nessa ideia? Então, confira leve em conta esse passo a passo antes de montar uma sorveteria.

1. Escolha do segmento

Montar uma sorveteria abre um leque de possibilidades. Você pode investir em sorvetes gourmet, saudáveis ou artesanais, por exemplo. Convém oferecer outras guloseimas, como milk-shakes, cafés, doces e picolés. Variar a oferta de produtos é importante principalmente em locais com estações mais definidas, onde o calor é sazonal – já que o clima frio diminui a procura pelos sorvetes.

Tente buscar um diferencial para sua sorveteria. Assim, estará oferecendo algo novo para os consumidores. Invista na qualidade dos sorvetes e no atendimento, pois dessa forma você aumenta as chances de sucesso do empreendimento.

2. Aquisição do sorvete

Você precisa estabelecer se o sorvete será fabricado na sorveteria ou se será adquirido de fornecedores. Definir isso é fundamental para o planejamento dos espaços, investimentos e equipe da sorveteria.

3. Localização

Na hora de montar uma sorveteria, estabelecer uma boa localização é crucial para atrair clientes. Inicialmente, você precisa analisar as características das pessoas que circulam pelo entorno do local pretendido para o negócio. Avalie faixa etária, poder aquisitivo e comportamento de consumo.

O ideal é montar um estabelecimento onde há grande fluxo de pessoas. Locais próximos a polos gastronômicos, escolas e centros comerciais são boas opções. Você também pode abrir a sorveteria em uma praça de alimentação de um shopping center, facilitando a conquista da freguesia.

4. Estrutura e equipamentos

Paran ter êxito ao montar uma sorveteria, é necessário fazer o orçamento de toda a estrutura e equipamentos para a montagem do estabelecimento. Entram na lista congeladores, embalagens plásticas, liquidificador para milk-shake, balanças e utensílios de cozinha. Se for fabricar o sorvete, também são necessários fogão semi-industrial, batedeiras e liquidificadores industriais.

No seu orçamento, inclua mesas, cadeiras e balcão de atendimento, além de considerar toda a decoração da sorveteria. Máquinas de sorvete expresso também podem ser adicionadas. Tente criar um ambiente aconchegante, mesmo que o espaço seja pequeno.

5. Equipe

O número de funcionários que deverão ser contratados depende do tipo de sorveteria. As menores podem ser gerenciadas por dois empregados, um para cuidar do caixa e outro para atendimento dos clientes.

Já se você optar por fabricar o sorvete, então terá maior necessidade de pessoal. Além de um nutricionista, deverá contratar operadores para a produção e um sorveteiro chefe. Quanto maior e mais complexo o empreendimento, mais pessoas a equipe deve conter. Invista na capacitação dos funcionários.

6. Plano de negócios

Depois que você definiu todos os pontos acima, está na hora de colocar tudo no papel. O plano de negócios é isso: um documento no qual consta todo o detalhamento do que será a sua empresa.

Com ele, fica muito mais fácil analisar a viabilidade da empresa. Se você estiver certo de que deseja montar uma sorveteria, use o plano de negócios como um guia para colocar a ideia em prática.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.

Não esqueça da divulgação da sua marca! Nós da Agência Carcará de Publicidade podemos auxiliar sua marca.

Criatividade, experiência e profissionais que entendem do assunto

Essa é a Agência Carcará, que se destaca enquanto faz propaganda e marketing com a cara do Distrito Federal. Seja on ou offline, atendemos clientes públicos, privados e do terceiro setor com muita dedicação e profissionalismo, o que se reflete em satisfação garantida do cliente.

Personalidade da Marca

Branding

Desenvolvimento da estratégia certa para sua marca ter uma IDENTIDADE forte, representativa, única e positiva no mercado.

Arquitetura da Marca

Planejamento para uma gestão de marca a longo prazo, de acordo com os objetivos e personalidade da sua empresa.

Experiência da Marca

PDV

Ambientação dos pontos de venda para criar uma experiência única, com foco na comercialização de produtos e/ou serviços.

Merchandising

Planejamento do visual merchandising abrangendo todos os estímulos visuais no ponto de vendas.

Amabientação de Varejo

Ambientação do ponto de venda do varejista, com ênfase nos aspectos sensoriais do ambiente da marca. Imagens, cores, aromas, sons, texturas, disposição do layout e display’s

Amabientação Corporativa

Ambientação corporativa para reforçar a imagem da marca e seus objetivos perante o público interno.

Design de Produto

Design de produto de acordo com as expectativas e anseios do seu consumidor.

Sinalização

Sinalização visual do ambiente comercial e/ou corporativo.

Comunicação da Marca

Planejamento de comunicação

Definição de objetivos, análises do ambiente interno e externo, público alvo, diagnósticos, construção do plano de ação.

Campanha de comunicação

Definição de peças, redação, criação de layouts e plano de mídias.

Comunicação corporativa

Planejamento de comunicação, execução de campanha de comunicação e acompanhamento de resultados.

Comunicação por conteúdo

Comunicação por conteúdo, transformando a mensagem da marca em algo útil, divertido e/ou relevante para o público.

Marketing Digital

Links patrocinados (Google AdWords e Facebook Ads)

Anúncios através de Google Adwords e Facebook Ads. Os resultados são rápidos e os investimentos menores do que na mídia tradicional.

Emails marketing

Planejamento, criação de conteúdo, gerenciamento de listas, envio de e-mail marketing e monitoramento de resultados.

Gestão de blogs

Planejamento, criação de conteúdo, gerenciamento de listas, envio de e-mail marketing e monitoramento de resultados.

Criação de sites

Registro, hospedagem, arquitetura da informação, desenvolvimento do layout, programação, criação de conteúdo, otimização SEO e Google Analytics.

SEO

Otimize seu site para as buscas do Google com a estratégia certa de SEO (Search Engine Optimization) e saia na frente da concorrência.

Gerenciamento de Redes Sociais

Planejamento, personalização de cada uma das redes sociais, criação e postagem de conteúdo, relacionamento com o público, arte das postagens e monitoramento.

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.