Publicidade e Comunicação Estratégica em Brasília | (61) 3563-7690

Tamanhos ideais para imagens de redes sociais

Homeagencia de publicidade em brasiliaTamanhos ideais para imagens de redes sociais

Essa é uma pergunta clássica de nossos clientes! Qual é o tamanho ideal de imagens para uso nas principais redes sociais como Facebook, Instagram, Google Plus, Twitter?

Gerenciar as redes sociais de sua sua empresa (seja ela uma clínica odontológica, centro clínico médico, clínica de estética, restaurante, engenharia ou arquitetura e também instituições de ensino, colégio ou grupo educacional não é um trabalho fácil. É preciso ter boas ideias, identificar os tipos de publicação que são relevantes para seu público e principalmente definir como abordar cada pauta nas diferentes redes sociais.

Do que adianta desenvolver um excelente plano de redes sociais se o conteúdo publicado não atende as regras visuais de cada plataforma? Se as imagens de cada publicação – ou os avatares –  não estão em sua melhor resolução ou enquadramento? Isso não só traz efeitos negativos para sua marca, como também afeta o engajamento e alcance orgânico das suas publicações.

As diferentes redes sociais têm seus próprios critérios de resolução – seja para foto de capa, avatar ou publicação – e é preciso que você conheça as regras para publicação de imagens de redes sociais. Para que você não tenha mais dúvidas, nós preparamos uma lista com as medidas ideais para criar publicações que garantam maior engajamento e alcance nas principais redes sociais — porque, no final das contas, uma boa apresentação é fundamental para bons resultados.

Facebook:

tamanho-ideal-imagens-para-facebook

Capa da Página do Facebook

A capa da Fan Page de sua empresa é uma das primeiras coisas que o potencial cliente verá quando acessa sua página no Facebook! Por isso, é importante que ela esteja no tamanho correto e atenda as regras do Facebook. Ela deve ter o tamanho de 851px x 315 px. Qualquer arquivo com largura menor será “esticado” pela rede, piorando a qualidade da imagem.

Além disso, tome cuidado com as frases que você insere na capa do Facebook da sua empresa. Para evitar sobreposições com o nome da página e seu avatar, evite inserir conteúdos textuais na parte inferior da capa – principalmente à esquerda, onde estão localizados alguns botões da plataforma, como “curtir página”.  Se sua instituição ainda não possui uma página ou não tem um plano de mídias sociais para essa rede social.

Tamanho do Avatar do Facebook

O avatar do Facebook nada mais é do que a popular foto de perfil da sua página no Facebook. A maioria das empresas opta por inserir, nesse espaço, o logotipo das suas marcas institucionais.

O avatar do facebook deve ter o tamanho de 180px x 180px e estar preferencialmente em formato PNG, para garantir a melhor visualização da foto de perfil da sua empresa.

Tamanho das imagens de publicação

Fotos aumentam o engajamento dos clientes com suas publicações no Facebook! Mas, para que isso aconteça, é necessário que a imagem esteja no tamanho e formato correto – além de, é claro, possuir um conteúdo relevante. Na hora de postar imagens, privilegie imagens no tamanho de 1200px X 1200 px.

Em resumo:

  • Tamanho da capa de perfil do Facebook: 851px x 315 px
  • Tamanho da foto de perfil do Facebook: 180px x 180px
  • Tamanho da imagem de postagem do Facebook: 1200px X 1200 px

Instagram:

tamanho-ideal-imagens-para-instagram-redes-sociais

Avatar do Instagram

O Instagram é uma rede social especializada em fotos, utilizada diariamente por milhares de usuários no Brasil: 53% dos internautas procuram conteúdo todos os dias nessa rede social. Por isso, é essencial que todas as imagens que sua empresa submeter na plataforma estejam no formato e tamanho correto. Para evitar enquadramentos automáticos, dê preferência para imagens que sigam a proporção 1:1, ou seja, de forma quadrada.

Imagens de postagem do Instagram

As imagens de publicação também devem estar em forma quadrada. Recomenda-se que as imagens tenham 640 x 640 px, para melhor visualização – mas estas aparecerão no feed dos clientes em tamanho menor,  em 510 x 510 px.

Então, resumindo:

  • Tamanho da foto de perfil do Instagram: 110 x 110px
  • Tamanho da imagem de postagem do Instagram: 640 x 640 px

Google Plus:

tamanho-ideal-imagens-para-google-plus-redes-sociais

Imagem de capa do Google+:

Pouco utilizada pelas empresas e marcas, o Google Plus é uma das redes sociais que permite maior interação com outros serviços ofertados pelo Google – principalmente no que diz respeito a otimização do posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca. Você sabia que tudo o que você posta no Google Plus é indexado pelo Google? Por isso, capriche no visual da sua página no Google Plus!

A capa deve estar no formato de 2120 x 1192 px – e, caso ela possua texto, centralize-o na parte superior para garantir uma melhor visualização em aparelhos mobile.

Avatar do Google+

O avatar ou foto de perfil do Google Plus deve estar no tamanho de 270 x 270 px. Ele será enquadrado automaticamente em uma moldura redonda, por isso evite estilizar a imagem com bordas brancas.

Imagens de publicação do Google+

Já as publicações internas no Google Plus devem estar no tamanho de 497 x 373 px – mas, se clicadas pelos clientes, podem ser expandidas até 2048 x 2048.

Então, resumindo:

  • Tamanho da capa de perfil do Google Plus:  2120 x 1192 px
  • Tamanho da foto de perfil do Google Plus:  270 x 270 px
  • Tamanho da imagem de postagem do Google Plus:  497 x 373 px

Twitter:

tamanho-ideal-imagens-para-twitter-redes-sociais

Tamanho da Capa do Twitter

Assim como o Facebook, o Twitter permite que sua empresa possua uma capa ilustrativa, em seu perfil. Essa imagem deve ter 1500 x 500px e estar, preferencialmente, nos formatos JPG, GIF ou PNG. Como no Facebook, tome cuidado para não colocar texto ou imagens relevantes no local onde está localizado o Avatar de seu Twitter.

Tamanho do Avatar do Twitter

Fique atento: a foto de perfil do seu Twitter deve ter o tamanho de 400px x 400px mas será exibido em escala menor – em 200 x 200 px. Por isso, evite inserir muito conteúdo no avatar do seu Twitter; isso tornará a experiência de compreensão da sua foto difícil e não prazerosa.                                                 

Lembre-se que, sempre que você publicar algo no Twitter, sua publicação virá acompanhada do seu avatar em formato reduzido. O twitter  enquadra seu avatar, automaticamente, em uma borda arredondada. Faça testes para garantir que a foto de perfil escolhida esteja esteticamente agradável e se enquadre bem – tanto no perfil, quanto em sua versão reduzida.

Tamanho da Imagem de publicação do Twitter

506 x 253 px. Imagens fora desse padrão serão enquadradas automaticamente.

Então, resumindo:

  • Tamanho da capa de perfil do Twitter: 1500 x 500px
  • Tamanho da foto de perfil do Twitter:  400px x 400px (mas será exibido em 200 x 200 px)
  • Tamanho da imagem de postagem do Twitter: 506 x 253 px.

LinkedIn:

tamanho-ideal-imagens-para-linkedin-redes-sociais

Logo do Linkedin para Empresas

Por mais que o LinkedIn seja uma rede social profissional, é essencial que sua empresa esteja presente nessa plataforma. Na hora de criar uma página, opte por criar um “LinkedIn para Empresas” e não um perfil pessoal.

No Linkedin, o logo da sua empresa deve estar no tamanho de 100px x 60 px e preferencialmente no formato PNG, que permite melhor leitura.

Imagem de capa do LinkedIn para Empresas

O Linkedin permite, assim como outras redes sociais, que sua empresa insira uma capa ilustrativa em seu perfil.  Ela fica localizada abaixo do avatar da sua Página e deve ter o tamanho de 1400 x 425 px.

Então, resumindo:

  • Tamanho da capa de perfil do Linkedin para Empresas: 1400 x 425 px.
  • Tamanho da foto de perfil do Linkedin para Empresas:  100px x 60 px

WhatsApp:

tamanho-ideal-imagens-para-whatsapp-redes-sociais

Imagem de perfil do WhatsApp

O Whats App é um das redes sociais mais utilizadas pelo brasileiro. Como já falamos por aqui, algumas empresas já fazem uso desse aplicativo para se comunicar com seus clientes – seja em campanhas de marketing ou para realizar atendimento online. Na hora de montar seu perfil no Whats App, use uma foto de perfil de 192 x 192px e não se esqueça de que essa imagem será visualizada, principalmente, por meio de um celular. Por isso, evite inserir muito texto na imagem de perfil.

Então, resumindo:

Tamanho da foto de perfil do Whats App: 192 x 192px

Se você está procurando esse tipo de conteúdo, com certeza isso aqui irá lhe interessar:

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.