Fale conosco | (61) 3563-7690

Existem maneiras “limpas” para se combater o Fake News? O Fake News está ai para ficar e a cada dia que passa fica mais preocupante para pessoas públicas, marcas, empresas e políticos os danos colaterais que podem gerar a imagem e muitas vezes anos de tradição. Confira como a tecnologia empregada pela Agência Carcará poderá lhe auxiliar.

Existe maneiras “limpas” para se combater o Fake News? O Fake News está ai para ficar e a cada dia que passa fica mais preocupante para pessoas públicas, marcas, empresas e políticos os danos colaterais que podem gerar a imagem e muitas vezes anos de tradição.

O avanço da tecnologia tornará cada vez mais fácil falsificar áudios e vídeos, levando as fakes news a uma nova e mais preocupante fase. Autores debatem eficácia de iniciativas para combater esse tipo de manipulação. Criando assim estratégias para contornar tais problemas, levando ao público final um conteúdo de qualidade ligado as raízes e diretrizes da marca, empresa, pessoas pública ou político.

Quais os primeiros passos a serem seguidos na detecção de fake news?

Imagine o seguinte cenário:

Um determinado vídeo chama sua atenção. Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos, veste uma blusa decotada, sorri e começa a se despir para a câmera. Parece real, mas não é, trata-se de um exemplo de “deep fake” (ou falsificação profunda), produzida com auxilio de inteligência artificial.

O leigo talvez demore a aceitar que aquelas imagens não são verdadeiras e que não foram filmadas, mas sintetizadas digitalmente. Essa tecnologia, antes acessível apenas para Hollywood, hoje está cada vez mais à disposição.

Ou seja, a divulgação de textos com conteúdo de algum modo mentiroso representa apenas o começo do fenômeno das fake news. O próximo passo parede ser a era das deep fake news. Será cada vez mais difícil separar a realidade da manipulação digital.

Quais os primeiros passos a serem seguidos na detecção de fake news?

Quais os primeiros passos a serem seguidos na detecção de fake news?

Quais os primeiros passos a serem seguidos na detecção de fake news?

Quais os primeiros passos a serem seguidos na detecção de fake news?

Quais os primeiros passos a serem seguidos na detecção de fake news?

Quais os primeiros passos a serem seguidos na detecção de fake news?

Quais os primeiros passos a serem seguidos na detecção de fake news?

Quais os primeiros passos a serem seguidos na detecção de fake news?

Diante de vídeos e áudios que aprecem reais, qual reputação resistiria a um ataque? Como saber que é falsa a cena em que uma figura pública diz coisas odiosas ou recebe benefícios? Um vídeo falso pode ser usado para provocar convulsão social!

Antes de haver tempo de para denunciar uma fake news, as imagens talvez tenham suscitado reações bem reais, como a morte de um inocente ou o descrédito de uma marca ou empresa.

Como pode ser classificada uma notícia como fake news?

Com base em um apurado estudo do, realizado por Claire Wardle e Hossein Derakhshan do Conselho da Europa, classificou as fake news em três categorias dentro de uma desordem informacional a qual vivemos. E sã elas:

Com base em um apurado estudo do, realizado por Claire Wardle e Hossein Derakhshan do Conselho da Europa, classificou as fake news em três categorias dentro de uma desordem informacional a qual vivemos. E sã elas:

  1. Desinformação: Consiste em notícias falsas deliberadamente criadas e espalhadas para prejudicar uma pessoa, um grupo social, uma organização, um político ou um país;

  2. Notícia falsa: Onde é compartilhada por uma pessoa desavisada que a princípio não tinha a intenção de prejudicar alguém, não havendo má-fé;

  3. Mal informação: Notícias que, embora tenham bases reais, são editadas e disseminadas com a finalidade de causar danos.

Essas categorias poderiam descrever o fenômeno das fake news em qualquer período da história, mas dois elementos fundamentais são específicos da atualidade: a velocidade com que as notícias falsas se propagam e a capilaridade que elas possuem.

O que a Agência Carcará pode fazer para lhe auxiliar a combater as fake news?

Muitas vezes a descoberta de uma fake news vem depois de um grande estrago na internet e na mídia. Parar essa onda é quase impossível, mas existem mecanismos que podem ser utilizados justamente para atenuar e apresentar a sua visão sobre o ocorrido.

“Não foque toda sua energia ou fichas nos canais sociais apenas. Não existe essa história de que “um site não é mais importante”. O site é o canal oficial que sua empresa possui e que por meio dele irá apresentar ao público quem é sua marca, suas intenções e o seu posicionamento. Você pode até ter debates calorosos nos canais sociais, mas utilize seu site para centralizar todas as informações”. Alexandre Augusto – Agência Carcará.

A modernização e constante atualização de um site, com base em informações reais e que venham responder, de maneira condizente, fake news plantadas e colocadas no ar.

SITE/PORTAL

A modernização e constante atualização de um site, com base em informações reais e que venham responder, de maneira condizente, fake news plantadas e colocadas no ar. Sem esquecer do formato responsive para entrega de uma navegação intuitiva ao usuário pelo smartphone. Saiba mais …

MONITORAMENTO ONLINE

Por meio de um projeto organizado de monitoramento online, por meio de BIG DATA, é possível identificar: canais, pessoas ou fontes que estão liberando esse conteúdo de fake news e agir proativamente a fim de desfazer quais dúvidas. Em caso de sites, podemos identificar: a data de criação do site, local de hospedagem, data de criação do endereço web. Saiba mais…

Por meio de um projeto organizado de monitoramento online, por meio de BIG DATA, é possível identificar: canais, pessoas ou fontes que estão liberando esse conteúdo de fake news e agir proativamente a fim de desfazer quais dúvidas.

Não basta ter um site atualizado e renovado, é necessário dar visibilidade a verdade. E o SEO é uma maneira de tentar substituir notícias falsas ranqueadas, apresentando conteúdo relevante nas primeiras posições da busca do Google.

SEO – OTIMIZAÇÃO PARA O GOOGLE

Não basta ter um site atualizado e renovado, é necessário dar visibilidade a verdade. E o SEO é uma maneira de tentar substituir notícias falsas ranqueadas, apresentando conteúdo relevante nas primeiras posições da busca do Google. Saiba mais …

MONITORAMENTO ONLINE NAS REDES SOCIAIS

A segunda e grande parte do monitoramento se faz presente nos canais sociais. Por meio de integração de poderosas plataformas de BIG DATA, podemos analisar, quantificar e qualificar o termômetro de interações que ocorre nos canais sociais. Isso vai além de responder e interagir com o público. Saiba mais …

A segunda e grande parte do monitoramento se faz presente nos canais sociais. Por meio de integração de poderosas plataformas de BIG DATA, podemos analisar, quantificar e qualificar o termômetro de interações que ocorre nos canais sociais

O que você pode fazer para identificar uma fake news?

Uma das maiores preocupações no mundo digital atualmente são a propagação de notícias falsas, levando alguns a considerarem os tempos atuais como “a era da pós-verdade”. Isso significa que, cada vez mais, usuários de sites e redes sociais vem sendo enganados pelas fake news, levando-os a tomarem atitudes pouco louváveis por conta de desinformação. Para evitar que seja pego nesse tipo de conteúdo – muito compartilhado em grupos do WhatsApp, por exemplo -, confira abaixo 12 passos para identificar fake news!

  1. Cheque a fonte da fonte;

  2. Aprenda sobre o site que está visualizando;

  3. Evite sites conhecidos por sensacionalismo;

  4. Leia a matéria completa, não apenas sua chamada;

  5. Presta atenção da URL, sites confiáveis possuem endereços diretos;

  6. Confirme a confiabilidade do autor;

  7. Cheque por erros de formatação ou ortografia;

  8. Pesquise a notícia no Google;

  9. Confira a data de publicação do post;

PERCEBEU!

Podemos lhe auxiliar a alcançar bons resultados, não apenas produzindo o seu site, logo ou vídeo, mas depois utilizando-o em campanhas publicitárias para tornar sua empresa, marca ou serviço conhecido em Brasília, Distrito Federal e todo o Brasil = Conheça nossa proposta diferenciada de Marketing Digital para empresas de todos os portes.

Solicite então um orçamento e faça com que sua marca seja vista e lembrada por seus clientes! Será um prazer ajudá-lo!

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.