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Gestão de satisfação, crise e conteúdo para TripAdvisor

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As avaliações de hóspedes de hotéis e de críticas em restaurantes pelo TripAdvisor está revolucionando como empresas se relacionam com seus clientes finais. Melhore a reputação online de sua empresa.

As empresas, e principalmente, os hotéis e restaurantes estão cada vez mais conscientes da importância da reputação online com o objetivo de aumentar a conversão e maximizar o retorno de suas ações de marketing digital.

Um cliente insatisfeito pode escrever no seu blog, ou comentar no blog de outra pessoa, ou até mesmo escrever sua opinião em sites de opinião como o TripAdvisor, com consequências diretas sobre o posicionamento de um estabelecimento ou destino.

Em uma recente pesquisa do TripAdvisor, mais de 20 mil empresas dos ramos de hotelaria e gastronomia consideram a gestão de avaliações on-line muito mais importantes, superando por exemplo reformas, treinamento de equipe e aquisição de tecnologia. Desta forma a presença da empresa na internet vai além do Site e da Rede Sociais, pois em ferramentas como o TripAdvidor o cliente possui as armar fundamentais para uma interação nunca vista antes por esse tipo de empresas. Aqui o cliente toma o direcionamento que desejar, simplesmente após ter uma experiência ou relação direta com o estabelecimento.

A importância de investir em gestão de TripAdvisor

Esse redirecionamento do investimento só acontece porque, cada vez mais, os hóspedes e consumidores buscam recomendações pela internet antes de tomar uma decisão. Além disso, em outro estudo global do TripAdvisor, mais da metade dos entrevistados disse não reservar um hotel, jantar ou almoço antes de ler as opiniões de outros consumidores ou viajantes!

O posicionamento e as respostas fazem toda a diferença

E não são só as avaliações positivas que contam. Quando um estabelecimento recebe uma crítica, mas a responde rapidamente, de maneira cordial e buscando a solução do problema, as pessoas passam a acreditar que o mesmo preocupa-se com os clientes.

A resposta “imediata” também aumenta a probabilidade de o hotel ou restaurante ser escolhido pelo potencial cliente. 62% dos participantes do estudo do TripAdvisor afirmaram que se sentem mais seguros para efetuar uma reserva ou visita a um estabelecimento quando percebem que as avaliações dos usuários são respondidas pelo estabelecimento.

As avaliações de hóspedes de hotéis e de críticas em restaurantes pelo TripAdvisor está revolucionando como empresas se relacionam com seus clientes finais.

Como fazer com que sua empresa tenha destaque no ranking do TripAdvisor

Embora muito fatores entrem no cálculo do algoritmo do Índice de Popularidade, as principais áreas levantadas pela ferramenta são a qualidade, o volume e o caráter recente das avaliações, variáveis essas que em conjunto são consideradas “extremamente importantes”.

Uma melhor posição no ranking significa um maior número de visitantes na sua página do TripAdvisor, mais tráfico nos canais de reserva e maior demanda por serviços e diferenciais.

Já a conversão para sua empresa, dependerá da sua capacidade de converter toda essa atenção em vendas reais.

Como a Agência Carcará poderá potencializar sua presença na ferramenta?

As avaliações de hóspedes de hotéis e de críticas em restaurantes pelo TripAdvisor está revolucionando como empresas se relacionam com seus clientes finais.

Podemos agilizar e integrar regras e conceitos de comunicação estratégica para compor o planejamento de atuação da sua empresa no TripAdvisor, onde podemos utilizar algumas estratégias como:

  • Trabalho de endormarketing:  com a criação de vídeos educativos, cartilhas e manuais de conduta que podem ser usados para potencializar no fornecimento de um serviço notável para com os seus clientes. Isso é fundamental para dar resultado e respaldo para a entrega de resultados;

  • Branding e uso da marca: não adianta ser sofisticado, mas é preciso saber quem você é. Imagine a impressão que queria que seus clientes tenham e faça com que a equipe cumpra esse papel para torna-la realidade. E também sem esquecer do peso que seu site, redes sociais e todo o conteúdo textual + visual que você disponibiliza na internet. Tente ser o melhor em todos os aspectos.

  • Seja honesto em tudo que publicar: exagerar os benefícios ou omitir a realidade poderá atrair clientes que se decepcionarão ao chegar em sua empresa, o que ocasionará em avaliações não muito positivas. O uso de conteúdo de qualidade e imagens fidedignas são fundamentais.

  • SAC 2.0: podemos realizar um trabalho refinado no trato de respostas rápidas e posicionamento de sua marca, em relação aos questionamentos, sejam eles positivos ou não. Inclusive atuando para verificar a autenticidade dos referidos autores. Um trabalho alinhado diretamente com a empresa na busca de respaldo e resultados assertivos.

  • Organização do conteúdo: não adianta ter um canal apenas mas é necessário ter uma gestão eficiente de conteúdo, que possa representar ao máximo os diferenciais, bem como informações de sua empresa na plataforma.

  • Importante lembrar que a criação do canal oficial da empresa, não é como no Facebook ou Instagram, demora em torno de 15 a 20 dias para liberação e aprovação do acesso. Aqui também não é como nas demais redes sociais, o objetivo não é criar conteúdo, publicar fotos, mas sim o de estar acompanhando o que os clientes fazem e direcionar corretamente determinados tipos de atendimentos e reclamações em um canal de SAC 2.0 eficiente e proativo.

Bons motivos para cuidar com carinho das avaliações dos seus clientes na internet, não? Solicite um orçamento e tenha um melhor alinhamento de sua marca com o seu público.

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.