Publicidade e Comunicação Estratégica em Brasília | (61) 3563-7690

Google remove ver imagem da busca por fotos para dificultar uso indevido

HomeAgencia Publicidade BrasiliaGoogle remove ver imagem da busca por fotos para dificultar uso indevido
Supostamente por conta de pressão de fotógrafos e grandes publicadores, a Google removeu ontem (15) o botão “Ver imagem” dos seus resultados de buscas.

Supostamente por conta de pressão de fotógrafos e grandes publicadores, a Google removeu ontem (15) o botão “Ver imagem” dos seus resultados de buscas.

Com isso, quem deseja baixar uma foto diretamente dos resultados do Google ficará frustrado ao perder a opção. O posicionamento oficial da empresa sobre a mudança é que a eliminação desse botão — que abria uma nova aba no navegador apenas com a foto em alta resolução — vai ajudar a “conectar usuários a sites úteis”, mas a ação está sendo classificada como uma medida para “dificultar o roubo” de imagens.

Assim, quando você buscar imagens no Google e clicar em uma das opções que aparecem na tela, somente os botões “Visitar”, “Salvar”, “Ver itens salvos” e “Compartilhar” estarão presentes. Além disso, um novo aviso é mostrado ao lado das dimensões da foto: “As imagens podem estar sujeitas a direitos autorais”.

Supostamente por conta de pressão de fotógrafos e grandes publicadores, a Google removeu ontem (15) o botão “Ver imagem” dos seus resultados de buscas.

Para baixar uma imagem sem acessar o site de origem, o usuário terá que clicar com o botão auxiliar na imagem selecionada e, em seguida, escolher “Ver imagem” ou “Abrir imagem em uma nova guia”. Contudo, como o botão “Visitar” estará mais destacado, ele provavelmente será o mais clicado. A expectativa é de que, acessando as fontes, os usuários estarão mais cientes de possíveis direitos autorais e também contabilizarão mais visitas aos publicadores.

A Google também está implementando outras pequenas mudanças para mitigar o uso indevido de fotos a partir do seu buscador. O botão “Buscar por imagem” também foi removido da plataforma, mas ainda é possível arrastar e soltar arquivos na barra de pesquisas para obter resultados similares. Suspeita-se que o antigo botão era utilizado para encontrar fotos de arquivos pagos sem marcas d’água.

Invista em um ensaio fotográfico publicitário

E com as portas fechando, nada melhor do que investir em uma solução sua e que realmente venha dar resultados, e nesse caso nada melhor do que realizar um ensaio fotográfico específico para sua empresa.

A Fotografia publicitária de produtos e ambientes é uma representação do real, sobre suporte bidimensional; caracterizada pela cultura (roupas, decoração, corte de cabelo, etc) que reveste o ambiente fotografado. A foto publicitária tem o objetivo e a função de vender um produto ou propagar uma ideia . A diferença da foto publicitária em comparação à foto jornalística, esta na possibilidade de manipular uma imagem publicitária. A fotografia jornalística requer veracidade e objetividade, não poder haver as maquiagens, os destaques e manipulações digitais que uma foto publicitária utiliza. Em publicidade “vale-tudo”, o importante é vender, é promover algo e conquistar consumidores. SAIBA MAIS…

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.