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Para ampliar uso de aplicativos empresas precisam investir em publicidade

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Para ampliar uso e participação de usuários no uso de aplicativos móveis, empresas de Brasília precisam investir em publicidade e marketing digital

Para conseguir que um usuário instale um aplicativo móvel já é uma tarefa complexa, fazer com que ele gaste dinheiro usando um app é mais ainda. E não é só o nível técnico ou de funcionalidades da aplicação que está em jogo. Marcas que querem que seus aplicativos caiam no gosto do público e movimentem seus negócios precisam investir de forma inteligente em publicidade digital.

Pesquisa recente divulgada pela Liftoff, empresa americana de marketing e aplicativos móveis, analisou por um ano dados de usuários pelo mundo e detalhou o investimento médio em publicidade para a aquisição de um usuário conforme o nível de engajamento pretendido com o app. O levantamento verificou 120 bilhões de impressões, 1,31 bilhão de cliques e 30,5 milhões de aplicativos instalados entre 1 de setembro de 2016 a 30 de agosto de 2017, nas categorias relacionamentos, finanças, jogos, compras, viagens e utilidades.

O valor médio para conseguir um usuário que apenas instale o aplicativo é de US$ 4,12. Mas se a ideia é que, além de instalar, ele se registre, criando uma conta por meio do app, o valor médio investido em publicidade já sobe para US $ 8,21 por usuário.

Para alcançar públicos que gastem dinheiro via aplicativo, o investimento sobe. O valor médio para adquirir um usuário que instale e realize reservas com o aplicativo (viagens, passagens aéreas, restaurantes) é de US$ 29,74. Para alcançar aqueles que fazem compras por meio do aplicativo, o investimento em publicidade vai a U$ 64,96 por usuário.

Já se a ideia é fisgar uma pessoa que consuma as próprias funcionalidades do aplicativo, como é o caso dos apps de jogos, o valor do investimento sobe para US$ 76,40. E para conquistar o público que faz assinaturas de serviços dos aplicativos, como de música e filmes, a média é de US$ 162,22 por usuário.

Estratégia é investir no fundo do funil

Como fica claro nos resultados da pesquisa, o investimento necessário em publicidade para adquirir um usuário de aplicativo aumenta à medida que o objetivo é alcançar públicos que estão mais no fundo do funil de vendas. E é aí que as marcas precisam se planejar para investir suas verbas de marketing com mais sabedoria.

Segundo as conclusões do estudo da Liftoff, para alcançar resultados mais efetivos é preciso ir mais fundo no funil e, de fato, investir mais. “Quem concentrar mais esforços no fundo do funil encontrará uma audiência qualificada e pronta para se envolver”, aponta o report. Mas também é possível otimizar investimentos olhando para o topo do funil. De acordo com a pesquisa, investir para conseguir o registro do usuário, em vez de apenas a instalação, pode ser um investimento atraente, pois envolve um certo nível de engajamento que traz mais dados de comportamento do usuário para futuras ações.

O que você pode investir em marketing digital e publicidade para potencializar seu aplicativo móvel?

Muitos clientes da Carcará em Brasília, sempre nos questionam o que pode e deve ser feito para potencializar um aplicativo, após o mesmo estar no ar e devidamente hospedado em suas lojas. E aqui um breve descritivo de serviços precisam ser realizados para potencializar o uso da aplicação móvel ou app e com isso você alcançar bons resultados. Vamos lá então:

  • Notificações controladas: não basta ter notificações descontroladas a cada minuto, é necessário pensar em como essa interação irá ocorrer com o seu cliente. Quando seu aplicativo móvel for desenvolvido, precisa ter um sistema eficiente de gestão de notificações, para que você possa entregar conteúdo de qualidade com base nas necessidades do seu cliente;
  • Marketing de conteúdo: outro ponto bem pertinente dentro do projeto, percebemos que 80% dos aplicativos querem entregar apenas “aquele” serviço e esquecem de enriquecer a experiência final do usuário. Ofereça uma área de atualizações, que vão “além da venda do peixe principal” de sua empresa. Encante seu cliente com conteúdo rico e direcionado;
  • Geração de conteúdo em vídeo: nada melhor do que entregar ao seu cliente a possibilidade de interação total, por meio de ótimos vídeos, sendo ele institucional, promocional, com dicas, apresentando um serviço ou mesmo um lançamento de um novo serviço. Seu cliente irá gostar desse tipo de interação com vídeos;
  • Manutenção evolutiva: um app ele não nasce pronto ou finalizado, ele de tempos em tempos passará por algum tipo de ajuste ou modificação e esse tipo de atividade precisa ser já identificada antes mesmo da concepção do aplicativo. É necessário ter um bom plano de manutenção de seu aplicativo, lembre-se: um app não é um site, mas sim um sistema integrado de gestão;

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.