Publicidade e Comunicação Estratégica em Brasília | (61) 3563-7690

Produção de vídeo para Documentário

 A Produção de um documentário em vídeo tem um resultado mais objetivo e dinâmico, sobretudo porque desperta os vários sentidos como a audição, a visão e a sensibilidade, estimulando a aquisição do conhecimento.

A linguagem visual tem um alcance maior na sociedade, devido ao imediatismo da compreensão das imagens e, por isso, podemos impactar um número maior de pessoas.

O que é um documentário?

O documentário é um gênero cinematográfico que tende a ir o mais próximo possível da realidade. Mesmo tendo a característica de veracidade dos fatos, ele também entra na ficção e proporciona um “toque” de fantasia nos acontecimentos. Se o documentário mostrasse o real, sem dramatização, seria considerado uma reportagem jornalística.
Esse gênero pode ser feito em forma de um curta ou longa metragem, tudo dependerá da intenção do autor e até mesmo do rendimento do assunto.

Como produzir um documentário?

1) Escolha o tema
A produção de um documentário, começa com a escolha do tema. Antes de definí-lo leve em conta questões que já tenha afinidade e que rendam uma boa discussão.

2) Pesquise sobre o assunto
Após definir qual será o tema tratado, faça uma pesquisa detalhada do assunto e veja todos os nichos que podem ser abordados. Levante questões relevantes e que possam ser respondidas na produção.

3) Roteiro
Como todo vídeo, o documentário também precisa de um roteiro. Nesta etapa defina cada cena, ângulo, cenário, falas, pessoas que vão fazer parte, depoimentos, enfim, faça todo o mapa da sua produção e determine os detalhes de roupas e objetos das cenas. Um documentário, na maioria das vezes, precisa ter uma certa ousadia nas cenas, então aproveite para explorar ao máximo o roteiro. Outro ponto importante são as pessoas que vão aparecer, priorize especialistas no assunto e quem estiver envolvido com o tema, fique atendo para não perder o foco.

4) Produção
Antes de começar a fazer as filmagens do seu documentário, faça um cronograma do que será filmado e o horário que cada cena será captada, assim consiga otimizar seu tempo. Feito o roteiro e o cronograma é hora de gravar e começar a dar vida a sua obra.

5) Pós-Produção
Gravações feitas, agora é o momento da edição. O documentário começará a ganhar forma e as imagens vão sendo organizadas para dar sentido a produção.

Documentário no Brasil

O documentário entrou no país junto com os cine-jornais e, entre seus objetivos, mostrou para o brasileiro a realidade vivenciada em outras regiões. Hoje em dia não é muito diferente o objetivo desse gênero, que na maioria das produções é mostrar algo oculto até então.

Documentário Empresarial

Hoje temos algumas produções documentais voltadas ao mercado corporativo. Um documentário empresarial visa contar com detalhes a história de uma empresa através de depoimentos de colaboradores, clientes, sócios e diretoria da empresa. É bem mais do que um vídeo institucional e é um material a ser agregado na história da empresa.

O que faz a Agência Carcará no ramo de documentário?

Hoje graças a nossa parceria com a produtora SAMBATANGO, atendemos diversos clientes nessa área. Podemos desenvolver o documentário completo, desde sua concepção, captação de imagens e finalização. Ou a Carcará pode ser contratada apenas para uma dessas etapas. Temos experiência nacional em captação de imagens. Consulte-nos!

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.