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Adote publicidade mais relevante após mudanças no Google Chrome

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Desde o dia 15 de fevereiro, uma nova versão do navegador Google Chrome passou a rodar com um “white filter”, um filtro de anúncios que tem sido entendido no meio digital como um “adblock”, mas que na prática mantém diversos formatos de menor rejeição dos usuários. O propósito, segundo o Google, é barrar anúncios intrusivos e incômodos que pioram a experiência de navegação para o público. Embora o recurso ainda não tenha previsão para funcionar no Brasil — por enquanto só roda nos EUA e na Europa –, a ação já levanta discussões sobre mudanças nas estratégias de marketing digital.

O impacto direto poderá ser a valorização de formatos de anúncios que privilegiam o conteúdo no lugar do “roubo de atenção” por meio da interrupção. O novo recurso não barra todos os anúncios. Mas o autoplay sonoro em vídeos, frames com luzes piscando e pop-ups que cobrem mais de 30% da tela impedindo a leitura, por exemplo, não devem mais passar. Isso desafia publishers e marcas a encontrar soluções criativas e a valorizar inventários que ofereçam espaços para mensagens relevantes, com potencial de captar a atenção do leitor sem incomodá-lo.

Quem definiu os padrões de boas práticas de anúncios validados pelo “white filter” foi um grupo independente chamado Coalition for Better Ads (CBA), composto por editores, agências, grupos industriais e empresas de tecnologia, com relevância global – no Brasil, o grupo de estudos é liderado pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) e tem participação também da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

A partir do estudo Better Ads Standards, da CBA, foram identificados quatro formatos desktop e oito mobile que são considerados intrusivos pelos usuários. São estes os anúncios filtrados pelo Chrome:

Com essas mudanças do Google Chrome a publicidade online pode ser afetada. Entenda um pouco mais esse novo cenário digital.

 

Nos testes do “white filter” realizados pelo Google na Europa e nos EUA, apenas 1% dos publishers não passou na filtragem. Isso não quer dizer que esses anúncios serão imediatamente barrados pelo recurso. Os sites que não atendem às boas práticas recebem um aviso e têm um prazo de 30 dias para se adequarem, antes de terem suas peças vetadas pelo navegador.

Não se sabe qual seria o índice de sites fora do padrão que seriam barrados no Brasil. O que se tem conhecimento é do alcance do navegador do Google. Segundo o Instituto Verificador de Circulação de Comunicação (IVC), o Chrome representa 74% do tráfego nos computadores no país. Ou seja, uma grande massa da audiência na internet brasileira, o que mostra o potencial do impacto que a medida pode ter quando chegar por aqui. Destes, 17% usam ferramentas de adblock.

A ameaça dos adblockers

A insatisfação do público em relação à publicidade digital é o que justifica o uso dos adblockers e também a iniciativa do Google com o “white filter”. Em pesquisa global da Ipsos Public Affairs, realizada em 23 países no ano passado, 75% dos entrevistados disseram que anúncios na internet são irrelevantes. No Brasil, esse percentual é de 65%.

Esses números levam à reflexão de que, se de um lado, o “white filter” preocupa o mercado da publicidade digital, de outro, pode significar uma solução viável para o problema dos adblockers, que têm gerado prejuízo de bilhões de dólares pelo mundo. Isso porque outro efeito provável — e esperado — da nova funcionalidade do Google Chrome é a redução do uso de bloqueadores de anúncios pelos usuários. Se a audiência se sentir satisfeita com a experiência de navegação após as mudanças, é possível que a ferramenta ajude, na prática, a conter o avanço dos adblockers.

Soluções diferenciadas que sua empresa pode investir em MKT Digital

Com base nisso, você percebeu que cada vez mais o Google tenta apresentar ao cliente sites que tenham bons conteúdos, relevantes e principalmente que possam proporcionar uma boa experiência ao leitor?

Com base nisso tudo que foi apresentado acima podemos citar soluções “mais limpas” de marketing digital que sua empresa pode adotar, sem ser penalizada pelos mecanismos de busca e agora navegadores, são eles:

SEO – Otimização de sites

Talvez venha ser o melhor investimento a médio longo prazo, pois com a gestão eficiente de SEO, um site pode ficar bem posicionado nos resultados de busca do Google, tornando assim o acesso muito mais direto, preciso e relevante para o cliente. É um projeto que vem com resultados a médio e longo prazo, pois muitas vezes um site sequer aparece nos resultados de busca e aos poucos ele vai galgando espaço cada vez mais privilegiado nos resultados de busca. Para isso a qualidade e a gestão de conteúdo é fundamental para proporcionar ao Google que “o site além de ser bem atualizado, ele também é um gerador de conteúdo de extrema qualidade e principalmente diferencial de mercado. Você sabe como escolher uma Agência de SEO? Saiba mais ….

Links patrocinados no Google AdWords

Essa venha ser uma das formas mais antigas e até hoje uma das mais usadas para promover um site, caso ele não tenha um ranqueamento bacana usando técnicas de SEO, é possível deixar seu site em destaque por meio das campanhas de links patrocinados do Google. Com a escolha de um mix de palavras, configurações de lances e valores de clique e a adequação de uma página elegante para a captura desses usuários é prato certo para bons resultados. Você sabe o que é o Google AdWords ou Links Patrocinados? Saiba mais …

Campanhas online no Facebook e Instagram

Criação de campanhas no Facebook Ads Quer criar uma campanha no Facebook para aumentar as suas vendas ou engajar mais com os seus usuários? Nós podemos lhe ajudar! Existem duas grandes frentes quando falamos de uma Campanha de Facebook Ads. A primeira é a promoção de uma Página no Facebook e a segunda é anunciar uma URL externa ao Facebook, ou seja, seu site. Em ambos os casos focamos o nosso projeto em planejamento, execução e relatórios. Veja mais detalhes abaixo e solicite um orçamento!

Hoje o Facebook começa a perder seguidores a cada dia que passa, mas uma outra rede social que é do Facebook, ganha cada vez mais destaque: estamos falando do Instagram. É uma maneira já comum, mas muito efetiva para promoção de marcas na internet. Por meio de imagens ou vídeos, pode-se chegar a um número pertinente de potenciais clientes, graças a uma gestão eficiente na criação dos anúncios, bem como na gestão de resultados. Saiba mais sobre gestão de campanhas no Instagram e Facebook.

E se você possui Hotel, Pousada, Restaurante e afins o TripAdvisor é a melhor solução

As avaliações de hóspedes de hotéis e de críticas em restaurantes pelo TripAdvisor está revolucionando como empresas se relacionam com seus clientes finais. Melhore a reputação online de sua empresa. As empresas, e principalmente, os hotéis e restaurantes estão cada vez mais conscientes da importância da reputação online com o objetivo de aumentar a conversão e maximizar o retorno de suas ações de marketing digital

Um cliente insatisfeito pode escrever no seu blog, ou comentar no blog de outra pessoa, ou até mesmo escrever sua opinião em sites de opinião como o TripAdvisor, com consequências diretas sobre o posicionamento de um estabelecimento ou destino. Saiba mais …

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.