O Facebook diminuiu ainda mais o alcance orgânico de páginas na rede social. Movimento que tem impacto direto em marcas, empresas e produtos que são divulgados por lá. Significa que o Facebook quer que as pessoas paguem para que suas páginas atinjam os seus clientes.
Depois de ouvir a opinião de milhares de usuários, o Facebook adotou novas medidas em relação ao alcance orgânico de postagens no já competitivo feed de notícias. De acordo com a pesquisa, as pessoas querem ver mais conteúdo de páginas e amigos com os quais elas mais se relacionam e menos conteúdo promocional. Em resumo ninguém mais aguenta os SPAM’S em seu feed de notícias.
O Facebook classificou o que os participantes da pesquisa consideram “muito promocional”:
- Publicações que se limitam a pressionar as pessoas a comprar um produto ou instalar um aplicativo;
- Publicações que pressionam as pessoas a entrar em promoções e concursos sem que haja um contexto real;
- Publicações que reaproveitam o conteúdo exato de anúncios.
E desde janeiro de 2015, publicações que se encaixem nesses parâmetros serão menos visualizados, diminuindo seu alcance orgânico. Com essa medida, a rede social espera tornar o feed de notícias mais atrativo com publicações mais criativas e relevantes para o usuário.
ALCANCE ORGÂNICO DE PÁGINAS NO FACEBOOK É REDUZIDO
De acordo com o site Valleywag, o alcance orgânico atualmente é de 0,8% a 1,5% do total de seguidores que a página tem. O site alega fontes anônimas ligadas à rede social, mas o site Cnet também diz que o Facebook confirmou que agentes de marketing vão perceber uma redução no alcance orgânico de páginas as longo do tempo.
E realmente nós da Agência Carcará já percebemos, na gestão de nossos clientes, a mudança do algoritmo nos feeds de notícias. Hoje nossos clientes ou marcas são forçados a pagar para terem mais impressões em seus posts, através de anúncios no Facebook Ads.
“Ao longo dos últimos meses, temos tido conversas com clientes sobre diminuir a distribuição orgânica no News Feed. Isto é principalmente devido a uma maior concorrência impulsionada. O Facebook é um negócio”, disse o site Valleywag. “É fácil de esquecer. Não é uma instituição de caridade ou uma organização sem fins lucrativos, ou um projeto de arte. Portanto, muito do setor de tecnologia se baseia na crença de que o mito-renda é opcional, que, contanto que você faça alguma coisa bonita e bem quista, o sucesso de alguma forma chegará. Isso é uma farsa. O Facebook tem que ganhar dinheiro como as Nikes do mundo, as mesmas empresas que agora vão fazer um inferno quando a fonte de propaganda livre estiver seca.” um porta-voz do Facebook disse ao Cnet.
No final do ano passado, chegamos a comentar com os clientes da Carcará Agência de Publicidade em Brasília que a rede social enfraqueceu o alcance das páginas para vender mais publicidade. Na ocasião, relatamos que o Facebook reduziu para 3% o alcance orgânico para quem curtiu determinada página. O que deixava 97% das pessoas sem ver o conteúdo. Agora, 99% das pessoas ficam ser conferir o conteúdo publicado na página.
Gostaríamos de agradecer pela visita dos amigos de Salvador! Já contabilizamos centenas de acessos vindos dessa linda cidade! Comentem aqui no post o que acharam da notícia e nos informem em qual Página ou Grupo foi publicada a notícia! Desde já agradecemos! É a Carcará Voando Alto em Salvador \o/
Vamos a um exemplo na prática?
Muitos de nossos clientes não acreditam muito quando falamos sobre esse assunto do Facebook, mas na prática a coisa já está funcional e grandes marcas da rede social. Vamos pegar um exemplo da Página do Guaraná Antártica, uma página que possui mais de 17 milhões de fãs!
O Guaraná criou uma campanha para promover uma viagem de fãs para conferir a estréia do filme Insurgente nos Estados Unidos.
Gerou grande movimento na página, até que o resultado saiu, onde publicaram um post com a foto do casal indo viajar. Se perceberem é um post comum, não patrocinado, onde obteve poucas curtidas por parte do público seguidor.
Percebendo que pouco mais de 310 pessoas curtiram, resolveram patrocinar o último post do dia 16, inclusive com um UPDATE recente na publicação, e como é um post pago é possível verificar a quantidade de pessoas alcançadas que foram mais de 41.000 pessoas! Mesmo assim é um valor muito, mas muito baixo mesmo em relação a quantidade de fãs total da página que é de 17 milhões! Percebeu agora que o Facebook é uma boa ferramenta de marketing digital, mas que a mesma pode não valer a pena o montante de investimento o qual recebe!! Pense nisso no seu próximo Planejamento estratégico de marketing digital!