O Branding hoje é a alma do sucesso para qualquer marca! Ela precisa ser pensada e repensada, pois definirá todo o seu posicionamento no mercado! Conheça as regras básicas para construção de uma boa marca e como registrá-la para impedir falsificações.
Como seu produto se chama?
A marca é a identificação que o cliente faz de um produto. Uma marca deve ser simples, lembrar a finalidade do produto, ser fácil de memorizar e de falar. Não basta o produto ter um nome. É preciso que tenha um nome com significado. A marca tem que estar associada a algo de positivo.
As regras básicas para a construção de uma boa marca são as seguintes:
- Associação: A marca deve estar associada a ideias e qualidades.
- Símbolo: Ajudar a memorizar e gravar um produto.
- Logotipo: É um símbolo constituído por palavra ou grupo de letras, apresentadas em desenho especial, que marque ou chame a atenção. O logotipo é, geralmente, o nome da empresa escrito de forma incomum, em elementos e cores que transmitam a imagem que ela pretende ter no público.
- Logo: Nem sempre a escrita ou a grafia basta para marcar. Às vezes, é necessário associá-la a uma imagem, sinal ou desenho. É preciso relacionar o logotipo com o símbolo. A associação é chamada de logo. E não se esqueça de ter o Manual de Identidade Visual de sua logo para a agência publicitária que venha fazer o trabalho.
Dica
Para proteção da marca, deve-se registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Sebrae tem serviço de auxílio no registro de marcas e patentes.
Fonte de pesquisa:
Sebrae Nacional, INPI e PEGN.