Muitos empresários pensam que para colocar uma loja online no ar é apenas construir a parte lógica, diga-se programação, cadastrar os produtos e vender! Mas na verdade é necessário realizar um bom planejamento web para que o trabalho seja executado de maneira a gerar resultados positivos . Você precisa dar credibilidade a todo momento ao seu cliente e para isso seu e-commerce precisa estar devidamente otimizado e principalmente dentro dos principais padrões de qualidade de serviços e segurança.
Informações financeiras
É necessário definir a maneira como o e-commerce fará os pagamentos. Hoje no mercado existem várias modalidades, sendo que as mais conhecidas são:
- Via conexão com instituições financeiras;
- PagSeguro;
- Moip;
- Ou todas as opções.
Frete e forma de envio
Um outro ponto é a solução de frete a ser escolhida por sua empresa para ser usada na Loja Online, onde destacamos o trabalho realizado pelos Correios.
” Não importa o tamanho da sua empresa. Sendo Micro e Pequena Empresa ( MPE ), de médio ou grande porte, privada ou pública, os Correios possuem soluções ideais em diversas áreas, como Marketing, Logística (envio de produtos), Certificação digital e várias outras.”
Os Correios possuem uma grande gama de produtos e serviços que podemo agregar e dar credibilidade para sua empresa em todos os processos logísticos garantindo sempre uma entrega de qualidade e dentro do prazo.
Sites de pesquisa de preços
É interessante a empresa também possuir cadastro em pelo menos esses dois grandes repositórios de preços do Brasil. Eles são termômetros que irão mostrar se sua loja online tem credibilidade ou não para com o seus clientes. Os mais indicados com certeza são os seguintes:
De olha nas reclamações
Fazer um cadastro no Reclame Aqui é fundamental para prevenir futuros problemas e ser proativo no caso de ações contra a empresa. Hoje talvez seja o site de maior credibilidade que registra e deixa em público erros e ações cometidos por empresas, seja elas online ou não. Hoje em dia não basta apenas vender, você precisa estar presente e responder rápido as requisições de seus clientes. Faça hoje mesmo o seu cadastro como e-c0mmerce no Reclame Aqui!
Certificados de segurança!
É importante apresentar para o cliente um site que tenha credibilidade, hoje existem muitas empresas que fornecem certificados, mas também é importante a aquisição de um certificado de SSL para auxiliar no processo de pagamento (compra segura) esse tipo de certificado é sempre feito em nome da empresa. Segue abaixo link de alguns desses dispositivos:
- e-Bit (avalia a satisfação de clientes)
- Site blindado (esse é o que vai garantir a segurança de todas as compras)
- Certising
Os certificados para servidores web ou Certificados SSL/TLS são Certificados Digitais que identificam e garantem a autenticidade, privacidade e a integridade dos dados de um portal na rede, proporcionando aos visitantes a garantia de que estão realmente acessando um site original e seguro, e não a uma cópia operada por fraudadores.
Os Certificados Digitais têm duas funções primordiais nos ambientes virtuais: identificar de forma inquestionável o site e estabelecer uma conexão segura entre o visitante e os servidores por meio de um canal de criptografia.
Confira alguns motivos para adotar a Certificação Digital na sua loja virtual:
1. Evita o roubo de dados: A Certificação Digital inibe o roubo de todos os dados do e-commerce, já que os dados que são transformados em códigos, que passam a ser lidos somente pelo servidor da sua loja virtual;
2. Segurança desde a home: A existência do SSL pode ser comprovada pelo HTTPS:// presente no navegador, pelo cadeado no rodapé da página e pela barra de endereços em coloração diferenciada – a combinação de alguns navegadores versus o tipo de Certificado Digital, proporciona ao visitante uma sinalização mais simples por meio de cores na barra do navegador: Verde está ok. No entanto, a cor vermelha atesta que existe algum problema de identificação ou segurança no site. Ao constatar a barra vermelha o visitante deve interromper suas compras;
3. Confiança do cliente: Utilizar a Certificação Digital valoriza a segurança de uma loja virtual. Há muitos consumidores online que só compram em ambientes virtuais que possuem Certificação Digital, por isso ter ou não a criptografia pode determinar a venda ou não de mercadorias. A confiança do consumidor é atrelada a Certificação;
4. Preços acessíveis aos contratantes: Há diferentes preços para aquisição de Certificados Digitais para o e-commerce, para diversos portes de lojas virtuais. Algumas empresas oferecem ainda serviços adicionais gratuitos. A Certisign, por exemplo, concede o direito de uso do Selo Site Seguro na compra de qualquer um dos tipos de Certificados SSL. Além disso, os Certificados para lojas virtuais da empresa proporcionam serviços como Avaliação de Vulnerabilidade, Malware Scanning e Seal in Search.
5. Transações com cartões de créditos exigem: Um dos primeiros pedidos das operadoras de cartões para quem pretende vender online é o Certificado Digital, ou seja, torna-se um requisito obrigatório para os que desejam atuar no e-commerce;
Sinais de segurança já são muito conhecidos pelos internautas
Os sites seguros já são reconhecidos pelos internautas brasileiros. Os Certificados para Servidores Web quando aplicados em lojas virtuais estampam alguns sinais que atestam segurança.
“Quando você está em uma página com SSL, por exemplo, note que a barra de endereços o HTTP:// mostra HTTPS://, cadeado fechado ou a cor verde/vermelha. Os internautas já se atentam para estas características que atestam que a comunicação entre o usuário e o site está protegida por criptografia e não pode ser interceptada por terceiros. Ou seja: é um ambiente seguro para efetuar compras e navegar tranquilamente. Se o seu site não tem, com certeza, você pode estar perdendo vendas. A Certificação Digital é uma tecnologia disponível para todas as empresas, sejam elas micro, pequena, média ou grande. Trata-se de uma solução que transforma pesquisas de preços em compras efetivas”, explica Regina Tupinambá, diretora comercial e de marketing da Certisign.