Antes de definir uma estratégia de marketing e saber se ela está funcionando bem ou não, você precisa saber quais objetivos deseja atingir, para então mensurá-los. Certifique-se de que os objetivos são mensuráveis e que as metas são atingíveis. Isso te ajudará a dividir os objetivos em partes.
Assim, por exemplo, a meta de 10% de aumento em vendas este ano pode depender diretamente do aumento do tráfego do site em 5% ao mês, pelo resto do ano.
Diante disso, é fundamental saber quais são os reais objetivos para, só então, criar o conteúdo, adaptando-o ao perfil e às necessidades do seu público. Dessa forma, as chances de obter sucesso nas ações de marketing de conteúdo, e do seu negócio em geral, serão maiores. E para isso sua empresa precisa ter uma Gestão eficiente de Monitoramento e Métricas de Marketing Digital.
Existem várias métricas que podem ser utilizadas para mensurar os resultados dessas campanhas. Não há uma melhor ou pior, tudo dependerá de qual mídia você vai utilizar, e quais metas traçadas você deseja mensurar.
Veja algumas métricas importantes:
- Acesso às mídias: Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo.
- Tráfego no blog: quantidade de comentários, compartilhamentos e seguidores;
- Taxa de pageviews;
- Tempo médio de permanência no ambiente;
- Fontes de tráfego;
- Taxa de cliques em publicidade;
- Engajamento: quantidade de curtidas, compartilhamentos e novos seguidores;
É importante que você saiba que nenhuma métrica separadamente irá lhe dizer 100% se as suas ações de marketing estão funcionando e trazendo resultados. E somadas poderão indicar mudanças e aprimoramentos no seu planejamento, principalmente para melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca com técnicas e métricas de SEO para sites.
É importante monitorar os vários KPI’s (Key Performance Indicators) para medir os retornos das ações, e se estes estão trazendo benefícios na percepção da marca, em conversões de comportamento, geração de leads e vendas reais, por exemplo.