Naming: Criação de nomes para Produtos e Marcas
A criação de nomes para produtos e marcas é chamada de Naming. O nome é muito importante, pois um nome pode transmitir diversas mensagens em sua estrutura, fazendo com que o público veja a sua marca com certas características.
Uma marca comunica de diversas maneiras, por isso deve-se tomar cuidado ao criar e escolher o nome de sua empresa ou produto.
O que é naming?
Naming é o trabalho de criar o nome do produto, serviço ou empresa e estabelecer uma relação direta com o posicionamento desejado. Um nome planejado tem a capacidade de conquistar clientes e competir em novos negócios. Estudos sobre possíveis nomes para marca e ou atributo do produto, pronúncia, escrita, concorrência e tendências, gerar excelentes resultados. Ter um nome eficaz para comunicar o posicionamento é altamente relevante. O processo aumenta as chances de sucesso, é um planejamento rigoroso, disciplinado, e alimenta a participação do cliente em todas as decisões-chave. Uma das funções mais importantes de atribuição de nomes é reforçar um atributo importante ou diferencial posicionar o produto ou serviço.
O nome correto de sua empresa pode tanto levar ao sucesso quanto ao fracasso a médio e longo prazo. Escolha corretamente o nome que represente principalmente “os valores de sua empresa” para o seu público.
O nome é a identidade de uma marca. Quando as pessoas a vêem, leem e ouvem, fazem um pré-julgamento inconsciente sobre sua reputação e qualidade dos produtos e serviços prestados pela sua empresa. Se a escolha/criação do nome acontecer de forma amadora, sem planejamento sobre a associação e posicionamento da marca, pode ocorrer uma má interpretação sobre a qualidade de seus produtos no momento deste pré-julgamento.
Qual a importância de um nome profissional?
Qual é a Mensagem Ideal a ser Transmitida pela Minha Marca?
A mensagem ideal irá variar dependendo de diversos fatores, como por exemplo:
-
Missão, valores e objetivos da empresa;
-
Produtos e serviços a serem comercializados;
-
Localização;
-
Público-alvo;
-
Entre outros…