Marketing Digital para Clínicas Veterinárias e Pet Shops em Brasília
Entenda por que o mercado VET e PET precisam de estratégias de marketing digital e saiba como potencializar a dar maior visibilidade para sua marca e aumentar sua presença com seus clientes.
Veja ao lado por que é importante investir em mídia e marketing digital para poder potencializar seu PET SHOP e Clínica Veterinária!
A Agência Carcará pode lhe auxiliar a se destacar em sua região e captar novos clientes!
O cliente não mais o mesmo do passado!
Os hábitos de consumo estão mundando a cada dia. A facilidade de aquisição de hardwares como notebooks, tablets e smatphones, aliada a preços bem abaixo dos praticados no mercado offline, incentiva cada vez mais a busca por produtos e serviços no ambiente virtual.
Apenas na Black Friday (dia de promoções online) de 2015, os comércios eletrônicos brasileiros faturaram um montante total de 1,53 bilhões de reais. Somente esse número já é argumento suficiente para qualquer empresa ter uma estratégia de Marketing Digital, mas, como ele pode ser aplicado no mercado PET e VET de Brasília?
Por que investir em Marketing Digital?
Quando analisamos os números do mercado digital brasileiro fica claro por que tantas pessoas estão empreendendo no ambiente virtual. Mas, números à parte, é importante analisar como nossa sociedade está se organizando em torno dos mecanismos de busca — como o Google — atrás de informações relativas a infinitos assuntos.
Por exemplo: uma pessoa acabou de ganhar um cachorrinho. Ela está muito feliz, mas não sabe ao certo como cuidar do animalzinho, como dar banho, manter o pelo e as unhas aparadas etc. O que ela faz? Busca no Google cada uma dessas informações. E é aqui que o seu negócio entra!
Internet não é outdoor — é muito melhor!
Quando você aluga o espaço de um outdoor para anunciar o seu negócio, ele atinge todas as pessoas que passam pelo local, independentemente se elas precisam dos seus serviços ou não. Além disso, o anúncio está geograficamente limitado àquela cidade, naquela avenida específica.
No ambiente digital a realidade é diferente. Com mecanismos de busca como o Google é possível ser encontrado por quem realmente necessita do seu produto ou serviço, é claro que para isso acontecer saiba como implementar o SEO em seu site. Com as redes sociais é possível manter diálogos com essas pessoas e o e-mail marketing permite manter um contato mais pessoal e íntimo com seus consumidores.
Mas por onde começar a fazer o marketing digital?
Antes mesmo de pensar em fazer seu site é muito importante traçar uma estratégia baseada em pesquisas e dados relativos ao seu negócio. Isso porque o design, as cores e até mesmo a escolha das fontes (letras) podem variar de acordo com os seus objetivos e também com o público.
Invista tempo e dinheiro em planejamento
Vamos supor que você tem um Pet Shop em uma região com muitas pessoas idosas (não se engane, elas estão cada vez mais conectadas!). Nesse caso vale a pena utilizar uma fonte maior no site e no blog, com cores que facilitam a leitura e a compreensão. Você também pode optar por utilizar uma linguagem mais próxima da realidade dessas pessoas.
O mesmo serve para petshops que têm o foco em crianças ou então veterinários que atendem em domicílio. Pense em seu público e no mercado antes mesmo de pensar no site!
Alguns pontos fundamentais para basear o seu planejamento são:
Definição da ação: você pretende vender produtos online ou somente na loja? Oferece quais produtos/serviços? O que vende mais? O que está encalhado no estoque? Qual é a maior fonte de faturamento do negócio?
Pesquisa de mercado: quem é seu público? Quais são as dúvidas frequentes que ele tem? Como escolhe um PetShop ou uma clínica veterinária? Existem muitos concorrentes em sua região? Eles possuem site? Redes sociais? Como é a atuação da concorrência no ambiente digital?
Benchmark: qual é a empresa do seu ramo que você admira? Qual possui uma excelente comunicação digital? No exterior, como agem as empresas que oferecem os mesmos produtos/serviços que você?