Skip to content Skip to footer
ClientClient nameYear2025AuthorAuthor nameShare

Desenvolvimento do portal web da OTCA Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para aprimorar um melhor posicionamento na internet. VERSÃO ESPANHOL

A Agência Carcará foi responsável pelo desenvolvimento do portal web da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), um projeto estratégico focado em aprimorar o posicionamento da organização na internet, especialmente em espanhol, como parte de sua atuação intergovernamental.

A OTCA é uma organização vital, formada pelos oito países amazônicos – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – que são signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA). Representando o único bloco socioambiental da América Latina, a OTCA atua com uma visão abrangente de Cooperação Sul-Sul, trabalhando em dimensões político-diplomática, estratégica e técnica. Seu papel é criar sinergias entre governos, organizações multilaterais, agências de cooperação, sociedade civil organizada, movimentos sociais, comunidade científica, setores produtivos e a sociedade como um todo, no âmbito da implementação do TCA.

O desenvolvimento do portal web incluiu:

  • Design Institucional e Informativo: O portal foi concebido com um design profissional e clean, que reflete a seriedade e a importância da missão da OTCA. A estrutura visual é organizada para facilitar o acesso a uma vasta gama de informações sobre os projetos, programas e iniciativas da organização na Amazônia.
  • Foco na Facilitação da Informação: Como uma entidade que promove a cooperação e a sinergia, o site é um repositório centralizado de dados, notícias, publicações e documentos relevantes para os países membros, parceiros e público interessado. A navegação é intuitiva, permitindo que os usuários encontrem rapidamente informações sobre temas como recursos hídricos, biodiversidade, saúde, infraestrutura e povos indígenas.
  • Multi-idioma (Espanhol como Destaque): O projeto priorizou a otimização do conteúdo em espanhol, refletindo a natureza multinacional e o alcance dos países-membros. Isso assegura que a comunicação seja eficaz para a maioria dos países amazônicos e parceiros internacionais.
  • Recursos Visuais Relevantes: O site utiliza elementos visuais como mapas, ícones e, presumivelmente, fotografias da região amazônica, que enriquecem o conteúdo e tornam a experiência do usuário mais engajadora e informativa. O cabeçalho da página de exemplo mostra um banner com elementos que evocam a natureza da Amazônia e um menu de navegação claro.
  • Conexão e Transparência: O portal serve como um ponto de contato essencial para a OTCA, promovendo a transparência de suas ações e facilitando a conexão com stakeholders diversos, desde governos e acadêmicos até a sociedade civil.

Este projeto demonstra a expertise da Agência Carcará em desenvolver plataformas digitais complexas para organizações intergovernamentais, contribuindo para o fortalecimento da comunicação, o aprimoramento do posicionamento online e a disseminação das importantes iniciativas da OTCA em prol da cooperação e do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Novo portal da OTCA

Antigo site da OTCA