Assunto cada vez mais debatido o Marketing Rural deve ser algo presente no dia-a-dia da fazenda ou propriedade de agronegócio no Brasil em conjunto com o tráfego pago
O “Agronegócio é responsável por 21,4% do PIB brasileiro em 2019”, esse é o maior Marketing Digital Rural que podemos oferecer à sociedade de modo geral, é um dos setores mais importantes da economia brasileira e cresce a cada dia consistentemente e com sustentabilidade, aponta dados da Embrapa. Nesse cenário, o marketing no agronegócio ganha expressiva importância para consolidar a presença dos produtores rurais no mercado nacional.
Em diversos segmentos, o uso do marketing já é uma realidade consolidada. No caso do agronegócio, as vantagens proporcionadas têm sido mais exploradas somente por grandes empresas, no entanto, as estratégias de marketing apresentam benefícios sólidos, independentemente do tamanho da companhia agrária ou fazenda.
O que é marketing digital para o agronegócio para fazendas ou empresas rurais?
Marketing Rural é uma estratégia geral que envolve um conjunto de processos e ações utilizados para identificar necessidades de mercado, criar soluções, evidenciar, divulgar e gerar valor em produtos e serviços agropecuários em toda a cadeia do agronegócio desde o produtor até o consumidor final. Muitas atividades podem ser listadas neste processo como: Planejamento de produção, tecnologia, cultivo, colheita, armazenamento, transporte, processamento, embalagem, distribuição, branding, comunicação, propaganda, publicidade, comercialização, entrega e relacionamento com o cliente.
O MARKETING DIGITAL NO AGRONEGÓCIO SÃO TODAS AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PARA A VENDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS QUE ATUAM NO SETOR.
No Brasil, temos uma Associação Brasileira de Marketing Rural – a ABMR, que vem realizando um bom trabalho no sentido de agregar a massa crítica e realizar pesquisas de interesse das organizações que atuam na área do agronegócio. Nota-se, porém, um grande avanço na Web, com o surgimento de inúmeros portais e de serviços de noticias, o que deixa entrever um futuro promissor para o Marketing Rural no Brasil.
Conheça alguns projetos de marketing digital no agronegócio da Agência Carcará
Qual a importância do marketing digital no agronegócio?
Quando se faz um marketing rural de qualidade normalmente você gerará interação com o público-alvo, melhorará o relacionamento com o cliente, o posicionamento da marketing e em consequência aumentará suas vendas. O relacionamento com o cliente consiste não apenas em divulgar a marca, mas mostrar ao cliente quais são as vantagens que ele adquire ao optar por um produto da empresa, ser visto é essencial para manter um crescimento das vendas em um período economicamente instável.
A ATUAÇÃO COM MARKETING, SEJA DIGITAL OU TRADICIONAL, ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A CAPACIDADE DE AUMENTAR AS VENDAS PARA EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO.
Essa alta capacidade de atração de clientes é possível por meio de um posicionamento da marca no mercado, com a ajuda de estratégias de marketing e de branding. Além de impactar clientes, uma empresa bem posicionada no mercado também influencia as pautas da mídia, os formadores de opinião da área e outras referências do público. Marketing offline ou online? Hoje em dia existe uma demanda muito grande de empresas que fazem anúncios através de plataformas digitais, principalmente em redes sociais, as vantagens são inúmeras, entre elas estão:
- Mensuração de resultados;
- Segmentação do público-alvo;
- Presença nas redes sociais.
Atualmente, entre os produtores rurais, 39% têm acesso à internet e, destes, 93% estão no Instagram, de acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio.
Marketing Rural combate fake news
A divulgação de notícias falsas no agronegócio é grave, porque há um descrédito geral no potencial de ajuda e de desenvolvimento que o setor traz para a população. O Agronegócio é um dos mais sofridos com as “fake news”. Diariamente, são divulgadas informações sem base técnica, ampliando ainda mais as dificuldades para o seu desenvolvimento. O marketing rural, com ajuda de dados concisos de entidades com muita representatividade dentro da sociedade ajudam a combater as mentiras que são geradas diariamente dentro do setor.
Como iniciar uma estratégia de marketing digital para o agronegócio?
Existem várias formas de se iniciar um marketing rural, sendo sua atividade agrícola ou pecuária, as redes sociais são hoje uma grande ferramenta para divulgar os resultados e dia-a-dia da sua propriedade, tendo isso em mente procure estar em pelo menos uma rede social, o Instagram é a que tem mais engajamento atualmente, o Facebook tem perdido espaço devido à recentes alterações em sua forma de exibir o conteúdo. Entretanto não se pode imaginar o posicionamento da sua empresa rural somente em redes sociais, pois são como casas alugadas, não é você que define as regras, controla as informações por isso que é extremamente necessário que se tenha um site, onde todas as informações são demandadas exclusivamente por você, assim será “dono” dos leads que gera, das conversas que têm com seus prospects, você controla a entrega do seu conteúdo.
Com essas ferramentas é possível agregar valor e evidenciar qualidades que o diferencie dos demais na sua atividade, puro marketing rural. Preocupe-se em gerar conteúdo de qualidade em seu site, um artigo lido gratuitamente na internet pode ser incomparavelmente mais valioso do que um livro que foi comprado na loja. Também existe o valor sentimental que é aquele baseado nas emoções geradas por uma marca, produto ou serviço. Tem gente que só compra trator de uma marca específica porque o pai ou avô utilizavam e isto está enraizado nas suas memórias afetivas de infância.
O Agro está se renovando – Sua empresa não pode perder essa oportunidade
Como muitos especialistas apontam, tudo indica que 2020 será o ano digital do agronegócio brasileiro. E, da mesma forma que aumentam o número de fazendas adeptas de tecnologias digitais para o gerenciamento de suas atividades, produtores rurais voltam às suas atenções para a praticidade que a internet oferece em encontrar e comprar insumos necessários às suas atividades.
- 40% dos empresários rurais e produtores agrícolas acessam a internet;
- 64% se conectam através de smartphones;
- 92% são ativos em redes sociais;
- 27% dos produtores rurais têm menos de 35 anos;
*dados da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio)
Isso significa que as portas do marketing digital estão abertas para o agronegócio, e as empresas que aproveitarem primeiro esta oportunidade terão ótimas chances de crescer e se consolidar como referência neste mercado que não para de se expandir.
Prepare sua empresa para o novo mercado agro com a Agência Carcará

Aos poucos empresários concordam com um ponto: o marketing digital chegou para ficar no mundo do agronegócio no Brasil. E muitas empresas já investem pesadamente na publicidade digital.
O comportamento dos clientes no mercado agro está mudando. Com maior acesso à informação e aos meios digitais, os clientes estão se tornando mais exigentes. Sua empresa está preparada para esta nova realidade?
A presença e correta apresentação de sua empresa nos meios digitais gera maior conhecimento e credibilidade. Disponibilizar informações úteis à pesquisa de seus clientes é fundamental para conquistar sua atenção e interesse em sua marca e produtos.
A chegada de novas gerações na gestão dos negócios e a maior afinidade e adoção dos meios digitais pelos mais experientes, amplia ainda mais a importância da presença de sua empresa nesses canais. Portanto, empresas que souberem como alcançar e encantar este público, estarão trilhando um caminho para crescer no mercado e consolidar sua marca entre as principais referências em um futuro próximo.
Como sua empresa pode iniciar o tráfego pago?
Com diversos sites e redes sociais importantes e famosos, como conquistar uma fatia desse mercado diante dos grandes players? Como atrair o seu público-alvo para fazer com que mais pessoas conheçam e adquiram os produtos ou serviços do seu negócio?
O tráfego pago, também conhecido como links patrocinados, é um caminho eficiente, mas que precisa de muita perspicácia para funcionar de forma satisfatória.
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é, basicamente, elevar o número de acessos a um determinado destino na internet: site, loja, página ou até mesmo rede social.
A partir de um determinado valor de investimento, é possível direcionar quem vai ver seu anúncio e qual o objetivo, seja vender um produto ou serviço, ou trazer mais visibilidade para sua marca, fazendo com que você seja conhecido diante da concorrência.
Criativos? Também somos! Mas vamos além disso! Comunicamos histórias! Conectamos pessoas!
Você sabe qual é o nosso real diferencial? Além de inovadores, criamos conceito em todos os nossos projetos! Solicite um orçamento, vamos tomar um café e entender suas necessidades e elaborar uma solução diferenciada para você! Saiba mais.
Conheça nossos canais sociais: Instagram, Facebook e Youtube