A Agência Carcará de Publicidade em Brasília realiza monitoramento online, análise e planejamento estratégico de situação de crise nas redes sociais e internet para políticos, órgãos do Governo, pessoas públicas, marcas e empresas.
O monitoramento online é hoje uma das ferramentas fundamentais e mais eficazes do marketing digital que, desde 2014, é amplamente explorado pelas marcas e instituições governamentais. É possível coletar dados, inclusive em tempo real, identificando mensagens positivas e negativas sobre a imagem de corporações, reputação de grandes marcas no mercado e, também, sobre o que tem sido dito sobre política, políticos e figuras públicas.
Quais resultados o Monitoramento online de marca pode entregar?
Realizar o monitoramento avançado, do que é falado sobre sua marca, nas redes sociais e internet, aplicando milhares de opções de cruzamentos e relatórios, irá apresentar o que realmente “estão falando sobre sua marca, produto ou empresa (isso também cabe aos órgãos governamentais após o 8 de janeiro de 2023)”. Ter um mecanismo que possibilite:
Realizar análise de concorrência comparativa com mais de 50 métricas explorando dados do Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Google Meu Negócio.
Acompanhar e mensurar métricas com mais agilidade, favorecendo tomadas de decisões rápidas e com respaldo para melhora do atendimento, produto de sua empresa ou assuntos relacionados ao Governo.
Extrair dados e insights semanais sobre como “seus clientes” se comportam e falam de sua marca, serviços, produtos e da empresa. Um grande diferencial para serviços prestados por órgãos públicos no Brasil.
Possui dúvidas sobre a importância do monitoramento online?
As redes sociais revolucionaram a forma como empresas, personalidades, instituições e pessoas se relacionam e se portam.
No que se refere a eleições e política, as redes desempenharam um papel determinante para que candidatos e partidos pudessem mapear e se aproximar de seus eleitores. Foi possível atestar esta nova realidade nas últimas eleições, principalmente na de 2014, com disputas entre partidários. Candidatos investiram no uso de canais digitais para, entre outras coisas, posicionarem-se trabalhando suas imagens enquanto figuras do poder público.
Com a utilização de métricas, filtros como identificação de gênero, dados demográficos, socioeconômicos, faixa etária etc, é possível determinar e analisar o perfil dos eleitores bem como a forma como a imagem do político tem sido percebida e discutida pela audiência.
Isso permite traçar estratégias eficientes para a conquista de eleitores além de solidificar a escolha de simpatizantes. Vale lembrar que, para ter sucesso definitivo, o político não deve se olhar para esses canais apenas nos períodos eleitorais. É preciso usar as redes sociais para conhecer, ouvir e entender o que a população está querendo. O político que sabe lidar com as redes sociais como intermediárias entre ele e o público-alvo dele — mostrando-se realmente preocupado com as questões desse público — ganha vantagem em relação ao político que apenas usa essas ferramentas como forma de obter mais votos.
Monitoramento antes, durante e depois.
O recente processo eleitoral foi marcado pela militância e conectividade de eleitores que nunca discutiram tanto sobre política utilizando as redes sociais como canais de interação. Em um artigo publicado na BBC Brasil, podemos aferir que durante os 3 meses de campanha eleitoral, cerca de 674,4 milhões de interações sobre as eleições ocorreram só no Facebook.
Mas, é fundamental entender que a imagem e a reputação de figuras públicas como políticos não possuem prazo de validade. Logo, é imprescindível que menções sobre a personalidade do poder público sejam acompanhadas não apenas no período eleitoral mas sim durante toda carreira política do candidato. É fundamental que haja uma rotina contínua de ações relativas ao posicionamento do político nas redes sociais tendo ele sido eleito ou não.
Arme-se para a próxima guerra digital
Durante a corrida eleitoral no Brasil, os candidatos que chegaram ao 2ª turno investiram (e muito!) nas redes sociais. O Twitter e o Facebook foram usados como plataformas para confrontos, divulgação de personalidades com apoios polarizados, além de conquistas dos governos e a busca pelo engajamento de militantes e eleitores simpatizantes.
Se o candidato já estiver pensando em uma próxima eleição, ele pode usar esse período para divulgar seu nome, ideias e estreitar relacionamento com os eleitores. E já que a maioria só olha para as redes sociais apenas durante o período eleitoral, o candidato que usar as redes sociais como ferramenta estratégica — mesmo fora de campanha ou mandato — estará um passo à frente da concorrência e poderá aproveitar esse momento para se firmar cada vez mais.
Prevenção de crise em tempo real
Com o compartilhamento constante de notícias e opiniões sobre o político ou partido nas redes sociais, o mundo da política passou a lidar com situações de crise a todo momento e numa escala muito maior. Se o político, figura pública, marca, corporação ou governo fica de olho nesses canais, ele consegue identificar crises rapidamente e já pensar em formas de reverter a situação. Além disso, acompanhar a repercussão dos assuntos nas redes sociais podem ajudar a guiar as próximas ações e a postura frente aos assuntos polêmicos.
Mais do que estratégias com o intuito de angariar votos, o posicionamento e a manutenção da imagem dos candidatos nas redes sociais demandam acompanhamento constante devido à grande exposição dos políticos que, afinal, são figuras públicas cujas posturas morais são acompanhadas e avaliadas pelo eleitorado.
E você, participou da guerra digital durante as eleições? Entendeu por que o monitoramento é essencial não só durante as eleições, mas sim durante todo o mandato do candidato? Nó da Agência Carcará temos os melhores recursos para prover serviços de monitoramento, atendimento SAC online, planejamento estratégico para redes sociais e internet em Brasília.
As mídias sociais vêm ganhando grande relevância na formação da opinião pública e na constituição do senso comum.
É cada vez maior o número de pessoas que se utiliza deste mecanismo para receber informação e para interagir com seu meio social. A aquisição dos serviços de gerenciamento em mídias sociais permite avaliar a imagem de Ministérios, Marcas, Corporações e Empresas na web, junto a seus públicos-alvo, bem como medir e analisar o impacto das informações disseminadas sobre assuntos de interesse do órgão ou empresa. Para isso, é necessária a contratação de uma agência de publicidade em Brasília como a Agência Carcará para a prestação de serviços destinados ao monitoramento, análise e planejamento de estratégias de comunicação.
O trabalho da ASCOM e a Agência de Publicidade em Brasília Carcará
A comunicação desenvolvida pelas Assessorias de Comunicação Social (Ascom) dos Ministérios, Marcas, Corporações e Empresas tem sempre o intuito de divulgar, informar e mobilizar a participação de toda a sociedade nas políticas do órgão ou empresa. Assim, a Ascom utiliza as mídias sociais para impulsionar a divulgação das notícias e informações publicadas no portal do órgão.
A partir do monitoramento realizado pela Agência Carcará é possível traçar estratégias e garantir a maior transparência possível aos programas e ações, sem perder de vista a necessidade de verificar a impressão dos visitantes e comunidades das mídias sociais em torno das competências do órgão e empresa.
O Monitoramento deve ser realizado diariamente com a coleta de informações relacionadas ao órgão, empresa, marca ou político nas mídias sociais como: Twitter, Facebook, Instagram, Flickr, Youtube, blogs e outras.
O monitoramento de mídias sociais na internet deverá conter a evolução da imagem do político, figura pública, marca, empresa ou ministério, com indicação dos assuntos mais relevantes abordados pelos usuários, classificação dos registros (positivos, negativos ou neutros), identificação das principais fontes influenciadoras.
A Agência Carcará também irá realizar sugestões para aprimoramento da comunicação nas mídias sociais na internet, como Twitter, Facebook, Flickr, Youtube, blogs e outros, onde também sugerimos, além do monitoramento das mídias usadas pelo cliente, outras que possam ser vinculadas as atividades.
E um dos pontos fortes está geração de alertas imediatos sobre temas com grande potencial de repercussão, com sugestão de providências a serem tomadas no âmbito das mídias sociais, onde são direcionados a Ascom da empresa ou órgão.
Alguns relatórios analíticos elaborados pela Agência Carcará de Publicidade em Brasília para nossa gestão de monitoramento de crise em mídias sociais e internet:
Avaliação do impacto das postagens realizadas pelo político, Ministério, figura pública, marca ou empresa, com análise de abrangência, vitalidade e favorabilidade;
Principais temas debatidos nas mídias sociais e ações organizadas na web, referentes ao nicho de mercado do cliente;
Identificação dos principais formadores de opinião nas mídias sociais que debateram sobre assuntos afetos ao cliente, e análise de sua influência;
Identificação das postagens de usuários das mídias sociais que mais repercutiram durante o mês, no âmbito do nicho de mercado do cliente, e análise de seu impacto, repercussão e relevância;
Avaliação geral do impacto da mobilização digital em torno dos temas discutidos na web referentes à marca, político, figura pública, Ministério ou empresa, com projeção de seus reflexos na opinião pública;
Proposição de ações em comunicação social que visem solucionar e responder a questões relacionadas ao cliente dentro do âmbito das mídias sociais eletrônicas.