Entenda como criar uma campanha publicitária para sua empresa, uma importante estratégia para driblar a crise financeira que afeta o Brasil e Brasília.
Todas as campanhas publicitárias precisam e são orientadas por um tema. O tema é um conceito que os criativos (diretor de arte e redator) estabelecem antes de criarem as peças. O tema tem o papel de unificar a campanha, o conceito deve estar obrigatoriamente em toda criação, ou seja, em todo o material de comunicação. Isso faz com que a campanha seja absorvida de forma mais rápida pelos consumidores pois em todos os meios que a campanha for veiculada será o mesmo conceito, criando uma repetição e consequentemente gerando uma lembrança mais fácil.
Ao lançar uma campanha para seus clientes, seja ela em mídia impressa, offline ou online, é interessante que se analise: que público você quer atingir; que informações quer passar e de que forma irá passar. Para isso, existem várias estratégias que podem ser adotadas em uma campanha publicitária, cada uma de acordo com o real objetivo da mesma.
“Lembre-se que ao criar um vídeo institucional, um ensaio de fotografia publicitária, ou uma Campanha off-line, essas peças precisam estar presentes no site de sua empresa e estar devidamente atualizado dentro do conceito escolhido, bem como na gestão das redes socais e também no Youtube. Hoje é necessário pensar muito bem na distribuição e a maneira como isso será abrangente para o público alvo definido no planejamento da campanha. Lembrando que para as campanhas digitais existe a possibilidade monitoramento de análise, verificação e coleta de métricas precisais sobre o andamento e resultados das campanhas pagas no Facebook e links patrocinados do Google.” (Alexandre Augusto Sócio Diretor da Agência Carcará).
Vamos entender os tipos de campanhas publicitárias que a Agência Carcará pode realizar para sua marca e empresa.
Campanha publicitária de Informação:
Seu objetivo é passar as informações do produto, suas vantagens e benefícios. Esta é comumente usada no lançamento de um novo produto.
Campanha publicitária Institucional:
Uma campanha que trabalha com a imagem de marca, sem objetivo de lançar um produto ou dar ao consumidor algum “Bônus” se ele comprar determinado produto. Tem como objetivo traduzir os valores de marca para o consumidor. Isso pode ser feito através de inúmeros formatos de anúncio, sendo que hoje em dia até mesmo uma embalagem tem a obrigação de traduzir os formatos de marca para o consumidor. A linguagem usada neste tipo de Campanha tem que ser a mais clara possível, e sempre evidenciando a Marca que está anunciando. Campanha Só Reparos. Vídeo Astronautas Filmes.
Campanha publicitária de Lançamento:
Usada quando uma Marca nova se lança no mercado. Normalmente os esforços de mídia são maiores nos 3 primeiros meses par reforçar a penetração da marca e do conceito da marca na cabeça do consumidor.
Campanha publicitária Promocional:
Uma campanha que dá um “algo a mais “ao consumidor, por exemplo uma promoção “Leve 3 e Pague 2”. É comum o uso de brindes nesse tipo de campanha, assim como o uso de uma linguagem mais direta e Sugestiva, muitas vezes chegando a ser imperativa. Campanha Urso da Coca Cola Olimpíadas 2016.
Campanha publicitária de Relançamento:
Normalmente apela para um tom mais emocional, pois tem como objetivo recriar o hábito de compra de determinado produto que desapareceu por inúmeras razões.
Campanha publicitária de Testemunho:
Seu objetivo é dar credibilidade ao produto através do testemunho de alguém e isso pode ser feito de 3 formas – utilizando uma celebridade para falar do produto, um profissional da área ou um consumidor do mesmo, dando depoimento favorável ao produto.
Campanha publicitária de Humor:
Este tipo de campanha utiliza de piadas e de humor para promover o produto – claro, se este tipo de produto permitir piadas em seus comerciais, o que não é o caso de caixões, funerárias, plano funerário, etc – mas há duas coisas que devemos atentar ao planejar uma campanha com esta estratégia: a primeira é observar o público alvo para escolher um humor que o agrade e a segunda é tomar cuidado para a piada não chamar mais atenção que o produto. Seja engraçado, mas não muito.
Campanha publicitária Indiferenciada:
Seu objetivo é anunciar a marca, sem diferenciar o público. Ou seja, é um tipo de campanha que serve para todos os públicos, pois o produto não possui características diferenciadas. Por exemplo, arroz, café, etc.
Campanha publicitária de Posicionamento:
O objetivo deste tipo de campanha é posicionar (ou reposicionar) a marca na mente do consumidor; mostrar o que ela quer passar e como quer ser percebida por seu público.
Campanha publicitária de Comparação:
O objetivo é o de comparar o produto com a concorrência, destacando características de ambas, mas sem denegrir a imagem de ninguém.
Campanha publicitária de Ataque:
Esta estratégia é geralmente usada para atacar literalmente o concorrente, mostrando seus pontos fracos. É mais comum fora do Brasil, pois as empresas já perceberam que, ao atacar uma marca no comercial, corre o risco de perder a preferência para a mesma, pois sabemos que o brasileiro tende a ter ‘pena’ e ficar do lado do ‘coitadinho’ da história.
Campanha publicitária de Defesa:
O objetivo é se defender de algum ataque sofrido pela concorrência em algum comercial, campanha, etc. A marca deve provar que as acusações não são verdade, mostrando a realidade dos fatos e de seus produtos/serviços.