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Marketing digital para Engenharia e Arquitetura

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Marketing Digital para empresas de Construção, Engenharia, Arquitetura e Móveis Planejados

Marketing Digital para empresas de Construção, Engenharia, Arquitetura e Móveis Planejados: Esses nichos de mercado oferecem produtos de consumo restrito (não são produtos de consumo de massa), isto significa que as práticas e os recursos de promoção (tráfego pago, vídeo promo e campanhas digitais) válidos para a maioria dos produtos podem não ser eficientes quando aplicados ao restrito ramo da Engenharia e da Arquitetura em Brasília.

Determinar uma política inteligente de publicidade para a empresa ou do produto passa, necessariamente, por uma análise muito criteriosa da relação custo/benefícios realizada pela Agência Carcará. O uso da mídia aberta (jornal, rádio, TV, Revistas…) pode não ser a opção mais interessante.

Mídias alternativas precisam ser exploradas, como a mala direta, os jornais corporativos, as revistas especializadas, a participação em eventos, feiras e congressos, a atuação em Entidades de Classe e outros recursos.

Já parou para pensar nisso: Como a sua empresa é vista por seus clientes?

Ao ver esse vídeo temos certeza que você entenderá a importância do Marketing Digital para o sucesso de sua marca!

Tenha certeza que encontrou uma agência focada em soluções e resultados.

Criação de vídeo promocional para engenharia, arquitetura, empreendimentos e incorporações

E para ter espaço garantido nessas ações, a sua marca precisa estar sólida, dentro de um conceito, e principalmente com definições claras de atuação no mercado. O que complementa a marca é a correta utilização de sua identidade visual, bem como a consolidação de um website que venha representar sua empresa em sua totalidade, não apenas como um endereço com informações vagas e sem conotação prática. É necessário estudo de acessibilidade, navegabilidade e gestão de conteúdo eficiente. Isso sem falar no intensivo uso de fotografias, não apenas da empresa, mas de produtos, ambientes e projetos.

Serviços de Engenharia e de Arquitetura são produtos importantíssimos e de extrema utilidade, agregando valor ao produto final e produzindo lucros para quem os compra. E a gestão de marketing da Agência Carcará proporciona isso para sua marca e empresa.

A importância de um plano estratégico de marketing e publicidade para Engenheiros e Arquitetos

Como a maioria dos profissionais liberais, os arquitetos e demais profissionais de áreas correlatas precisam desenvolver um plano estratégico de marketing em seus escritórios. No entanto muitos profissionais imaginam que este tipo de plano é muito complicado para ser elaborado e executado, pois acreditam que demanda grande investimento financeiro, intenso treinamento de pessoal e outros recursos, acima de suas possibilidades. Mas um plano de marketing não precisa ser assim.

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Uma importante ferramenta para escritórios de Engenharia e Arquitetura são as fotografias de interiores

É preciso que o profissional esteja atento ao código de ética de seu setor, para que trabalhe sempre em sintonia com estas regras:

  • É necessário construir uma marca para este profissional dentro de conceitos.
  • Definir os serviços que fornecerá ao mercado em função das necessidades dos clientes.
  • Relacionamento com os clientes.
  • Relacionamento com a sociedade.
  • Buscar as novas oportunidades de negócios.
  • Desenvolver competências essenciais para tornar-se um profissional competitivo.
  • Utilização do cartão de vista e insumos publicitários de forma dinâmica;
  • Criar um folder elegante para divulgar os serviços do escritório.
  • Organizar o cadastro de clientes antigos.
  • Criar um cadastro de clientes em potencial.
  • Criar um website profissional com foco na marca, um blog com conteúdo relevante e dinâmico e estar presente nas principais redes sociais.
  • Criar campanhas pagas ou links patrocinados para divulgar seus serviços no Google AdWords e Facebook Ads.
  • Acompanhar todas as métricas das ações realizadas no meio digital para verificar realmente as reais intenções do potenciais clientes que acessam os canais da empresa na web.
  • Construção de relacionamentos de parcerias e networking.
  • Criar o roteiro de marketing do escritório.
  • Montar o plano estratégico de publicidade.

Gestão de tráfego pago na engenharia, arquitetura e construção civil

Com a concorrência acirrada no setor da engenharia, arquitetura e construção civil, é fundamental que os profissionais encontrem maneiras eficazes de promover seus serviços e se destacarem da multidão.

O tráfego pago oferece uma vantagem significativa nesse sentido, permitindo que esses profissionais alcancem rapidamente uma audiência específica e relevante para seus serviços. Além disso, o tráfego pago oferece um maior controle sobre os resultados da campanha de marketing, permitindo ajustes precisos para maximizar o ROI (retorno sobre o investimento).

Com uma segmentação cuidadosa e uma campanha bem executada, o tráfego pago pode resultar em um aumento significativo no tráfego para o website do profissional, gerando mais leads e conversões. Em última análise, o tráfego pago pode ser uma ferramenta valiosa para impulsionar o sucesso dos negócios de engenharia, arquitetura e construção civil, aumentando a visibilidade da marca e atraindo mais clientes em um mercado altamente competitivo.

A marca profissional

É necessário construir uma marca para que este profissional possa se posicionar no mercado frente à concorrência. O objetivo é que seu escritório possa se tornar uma “referência” para os clientes desta região ou setor de atividade na prestação de serviços em sua especialidade. Elabore um slogan (frase), que sintetize a principal qualidade do escritório, ou a principal necessidade dos clientes.

Um dos melhores ingredientes de uma marca é a credibilidade. Esta qualidade é conquistada com competência técnica e com relacionamento de transparência e bom atendimento com seus clientes.

Qual a importância de uma Identidade Visual / Identidade da Marca?
Ao definir e criar uma Logo para o seu negócio, é importante entender quem você é como uma organização, e como você quer ser percebido no mercado. A logo e sua identidade visual afeta o que o seu público espera do seu negócio de uma perspectiva visual. Pense nisso como a “primeira impressão visual, é a que fica.”

Formar a identidade da Marca é um exercício extremamente útil, que deve ser acompanhado com pesquisa e desenvolvimento junto aos seus clientes, mapeando seus valores fundamentais, declaração de missão e diferenciais irá guiá-lo como você mapear o ambiente no qual sua empresa está inserida.

Uma identidade visual forte e convincente é essencial para o seu negócio. Não é um exercício mental ou uma campanha de marketing. É um componente vital de sua organização, e sua força e clareza pode impactar diretamente o seu sucesso no cumprimento da missão da empresa.

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Marca não se cria da noite para o dia! É necessário um processo longo de estudo que envolve conceitos, sentimentos com foco em despertar no cliente a necessidade do consumo de seus serviços. Somos especialistas! Confira.

Definir quais são seus produtos ou serviços

Defina um conjunto de serviços que possam ser percebidos pelos clientes como benefícios e que façam uma diferença relevante na hora da contratação dos serviços, em relação aos concorrentes. Para isto é preciso pesquisar junto aos clientes e ao mercado, para entender melhor as necessidades não satisfeitas, as demandas latentes e as tendências futuras.

Um dos grandes segredos do marketing é a competência do profissional em atender necessidades dos clientes. Para isto, é necessário ter sensibilidade, estar atento e oferecer produtos e serviços que atendem as necessidades não satisfeitas.

Relacionamento com os clientes

Um ótimo relacionamento com os clientes continua sendo o principal diferencial de um profissional. Pode parecer um clichê ou conceito muito “batido”, mas o bom relacionamento ainda é o principal fator de fidelização, construção da marca e em consequência, do sucesso do escritório.

É preciso desenvolver empatia com os clientes e comunicar as mensagens de maneira congruente. O que o profissional falar para um cliente, deve significar o seu pensamento e suas ações.

Alem disso, todos os colaboradores do escritório precisam falar a mesma linguagem e apresentar o mesmo nível de atendimento adequado. E no atual mundo digital, ter um relacionamento nas redes sociais é mais do que fundamental para que você possa saber como anda a percepção do seu cliente sobre sua marca!

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Nada melhor do que fotos de qualidade para apresentar seus trabalhos! Pense nisso! Pois nós já temos a solução ideal.

Relacionamento com a sociedade

Tanto quanto em outras profissões, o profissional de Arquitetura precisa desenvolver uma política de relacionamento com a sociedade.

Através de contatos com a imprensa, publicação de artigos, opiniões, estatísticas, matérias informativas e sugestões que possam ser úteis ao seu público alvo.

Existem diversos mecanismos para realização destas tarefas, não apenas através de envio destes artigos e informações aos meios de comunicação, de maneira sistemática, como também na publicação destas matérias através da internet.

O relacionamento com a imprensa poderá ser uma importante forma de promoção social, tanto do escritório quanto do profissional da área de saúde.

Outra forma de relacionamento com a sociedade, é através da participação em entidades de classe, associações comerciais e de negócios. Esta forma de participação possibilita travar conhecimento com futuros parceiros e aumentar seu relacionamento interpessoal ou networking.

Desenvolver competências essenciais para tornar-se um profissional competitivo

Estudos comprovam que existem diversos traços de personalidade e comportamentos em comum que diferenciam os profissionais de sucesso dos demais profissionais. Partes destas competências são naturalmente adquiridas ao longo de suas experiências de vida, e outras são forjadas pela necessidade de se sobressair no mercado de trabalho. As principais são:

  • Auto-motivação – que é a capacidade de se motivar continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que possam ocorrer em suas vidas.
  • Humor – que é a arte de gerenciar o próprio estado de espírito.
  • Produção de conhecimento – capacidade de crescer profissionalmente.
  • Liderança – capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor delas.
  • Relacionamento interpessoal – capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas –  poder de persuasão.
  • Criatividade – capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas.
  • Capacidade de sonhar – exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las.

Utilização do cartão de vista e peças publicitárias de forma dinâmica

O cartão de visita e peças publicitárias impressas são uma armas poderosas na conquista de novos clientes. O profissional precisa se habituar a utilizar estas importantes ferramentas de marketing de maneira ativa e em todas as oportunidades principalmente em eventos e reuniões que participar. Ele poderá ser importante para conquistar novos parceiros e ampliar sua networking.

Vídeo promocional

Elabore um folder elegante, com a relação de todos os serviços prestados, e a descrição da forma de trabalhar do profissional. Crie um material com boa qualidade visual, mas dentro das condições financeiras do escritório. Relacione todos os serviços oferecidos, realce os benefícios em relação aos clientes, e coloque logomarca, slogan e telefone bem destacados. Este folheto deverá ser divulgado frequentemente, em locais estratégicos, através de parceiros e de outros escritórios ou empresas de áreas complementares.

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Filmes institucionais, de produtos, de projetos! Sim sua empresa pode ser vista de uma maneira única e com diferencial.

Cadastro de clientes

Organize seu cadastro de clientes, num computador ou mesmo num fichário, de forma a colocar todas as informações sobre estes clientes, e os serviços que já foram prestados no passado a eles.  Crie o hábito de fazer contato com estes clientes periodicamente, para saber se estão precisando de algum serviço. Isto é telemarketing.

Clientes em potencial

Elabore um cadastro de clientes em potencial, que possam vir a precisar dos serviços de seu escritório. Por exemplo: se o profissional prestar serviços de arquitetura para uma prefeitura, certamente outras prefeituras também devem necessitar dos mesmos serviços. Caso forneça serviços específicos à determinada empresa de um setor industrial, certamente outras empresas do mesmo setor, ou com as mesmas características, precisarão dos mesmos serviços.

Utilize o poder da Internet

Utilize a Internet como importante ferramenta de marketing. Através da elaboração e publicação de artigos em sites, da utilização de blogs corporativos, da elaboração de um site do escritório, da participação em diversas comunidades de profissionais e de muitos outros recursos que a internet possibilita.

Você já parou para imaginar que neste exato momento há pessoas que estão procurando na internet uma empresa como a sua? E que todos os dias diversas pessoas procedem da mesma forma, que atender a estes clientes irá depender de uma atitude sua? Nós da Agência Carcará temos as soluções que farão com que sua empresa seja encontrada por seus potenciais clientes.

Você sabe a relevância de se ter um site para sua marca?
Descubra os pontos que comprovam a importância de se ter um site para o seu negócio. Ter um site é de extrema importância para qualquer negócio, principalmente nos dias de hoje, onde a internet desempenha um papel muito importante em nossas vidas.

Uma site qualquer empresa possui, agora ter um representação de sua marca na internet para fidelizar seu cliente, nós da Agência Carcará podemos lhe ajudar.

Parcerias e networking

A construção de relacionamentos de Parcerias e Networking, que são relacionamentos profissionais e pessoais com o objetivo de ajuda mútua, são uma das mais eficazes formas de conquistar clientes. Para isto, é necessário construir uma rede de relacionamento com profissionais e entidades que tenham atuação profissional complementar, e que possa possibilitar uma troca de informações e indicação mútua de clientes.

Dependendo da situação, será necessário combinar o pagamento de uma comissão, se for o caso. Forneça frequentemente certa quantidade de cartões de visitas e folhetos para estes parceiros. Certamente, com o tempo, eles se tornarão uma fonte importante de novos negócios.

Email marketing

Utilize um sistema de correspondência para enviar periodicamente mensagem aos seus clientes, pode ser inclusive via e-mail, por ser mais econômico. A correspondência serve de apoio ao telemarketing, os dois são complementares. Esta comunicação cria um relacionamento e mantém o cliente informado sobre a realidade do escritório e do profissional. A newsletter (jornal eletrônico)  é um ótimo mecanismo de relacionamento com os clientes.

O email ainda é hoje em dia um dos serviços eletrônicos mais utilizados da Internet. Uma campanha de Mala Direta Eletrônica ou eMail Marketing, é uma forma poderosa de atingir um grande número de usuários de forma eficaz e com um investimento moderado. Utilizar esse veículo racionalmente e de forma profissional pode ser uma grande estratégia para promover sua marca e sua empresa para seus clientes em Brasília.

Incorpore o marketing às rotinas

Crie um roteiro de atividades relacionadas à propaganda e promoção do escritório para ser incorporado às tarefas do dia a dia. Defina uma pessoa responsável pelo setor de marketing, e inclua todas estas ações às tarefas a serem realizadas habitualmente. Marketing é hábito. Deve ser realizado todo dia, da mesma forma que a faxina do escritório, o serviço bancário e as demais rotinas.

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Gestão de email marketing, com certeza sua empresa irá precisar para bons resultados.

Como se pode perceber, todo esse conjunto de ideias e ações propostas são facilmente implantáveis em qualquer escritório a um custo mínimo. São conceitos que funcionam de verdade. Foram úteis no passado a milhares de escritório, e certamente serão úteis no presente e no futuro a todos os pequenos ou grandes escritórios que precisam se estabelecer e enfrentar um mercado cada vez mais competitivo, exigente e complexo.

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube