Edmar dos Santos Pimenta, mais conhecido como Dom Pimenta, fez hoje uma participação no programa Mais Você da Rede Globo, onde pode apresentar uma ótima visão que: para empreender e ter sucesso, não é necessário apenas ter grana no bolso ou uma boa ideia. É necessário sim arquitetar e colocar em prática.
E foi justamente isso que o Dom Pimenta realizou, inovando nas praias da Região dos Lagos do Rio de Janeiro novas ideias e maneiras únicas para a venda de seu serviço. Como um verdadeiro empreendedor, Edmar, teve uma ideia de vender camarões de uma maneira bem diferente e inovadora, montou o seu Carrinho Gourmet em Cabo Frio. Em seu carrinho ele apostou em três receitas de camarão gourmet:
- Camarão ao alho e óleo;
- Camarão à francesa e o
- Chicle de Camarão.
No seu carrinho gourmet os preços dos camarões variam entre R$30 e R$45 reais, são 400 gramas de camarão graúdo, com temperos especiais, sendo que o Dom Pimenta costuma vender mais de 40 porções por dia. Normalmente o camarão é vendido apenas ao óleo ou servidos como espetinhos. O Dom Pimenta agregou uma infinidade de novas especiarias, sabores e sensações, com isso o cliente pode aproveitar e degustar um prato com toques da Europa, mas com um grande diferencial, usando como palco o nosso lindo litoral!
O sucesso é tanto que vários donos de restaurante já tentaram comprar o passe dele. Mas parece que o escritório de Edmar é realmente na praia. “Muito melhor trabalhar na praia com tanta gente bonita e o salário aqui é melhor”, garante o chef.
Marketing ao seu favor
E a principal propaganda do Edmar Dom Pimenta é a própria natureza, afinal o vento leva para longe o aroma e o maravilhoso cheiro dos pratos servidos em seu Carrinho Gourmet. Colocando na ponta do lápis, por dia, Dom Pimenta vende algo em torno de R$1.200,00 o que garante um ganho de aproximadamente R$ 36.000,00 ao mês! Ele afirmou na entrevista que no mês de Janeiro vendou mais de uma tonelada de camarão!
Brandig é isso
Agora falando do que gostamos!! Percebeu que em nenhum momento foi comentando nada sobre:
- Site;
- Rede Social;
- Cartão de Visita;
- Panfleto;
- Ponto Comercial Valorizado;
Nada disso vale a pena nesse momento, pois o que o Edmar Pimenta fez em 2014 foi justamente o Branding de sua marca! Ele conseguiu colocar no paladar, no olfato e na memória de todos os seus clientes a vontade e depois a lembrança de comer um delicioso prato da culinária Europeia em uma praia!
Isso mesmo, o mais complicado ele conseguiu, que foi justamente levar uma experiência única para seus clientes. Ele levou o termo “Gourmet” para a praia e agora todos sabem que ele não vende apenas um prato de camarão! Ele vende uma requintada experiência envolvida em nuances de sabores e cheiros que nenhum outro tem.
Inovar é isso, empreender é ir além, não basta ter ótimas ideias se você não tem tudo organizado em uma lógica de ações. Sem organização não tem como, sem amor você não vai para frente! Isso é Branding fazer com que sua marca tenha mais força do que o seu ponto comercial ou o seu serviço! Você precisa ir além em tudo que realiza e faz!
E agora que ele já conseguiu isso é só escolher as melhores soluções de publicidade para investir nos períodos em que as praias não são tão cheias. Mas cá entre nós, ele já conseguiu o mais difícil, agora é não parar de inovar e correr para o sucesso.
Plano de negócio vencedor
Edmar apostou em um plano de negócio inovador e conseguiu mostrar no dia a dia que a viabilidade dele na prática é total. Levar para a praia um modelo complicado de se manter, com pratos deliciosos, isso sem deixar de lado a higiene e qualidade. Com certeza os próximos passos serão criar um Plano Estratégico de Marketing a médio e longo prazo e também já começar a pensar em criar a franquia do Dom Pimenta e espalhar para o Brasil mais uma criativa ideia de um brasileiro que sempre lutou e que agora acertou na mosca com o Carrinho Gourmet Dom Pimenta.
Não queira colocar o marketing como um plano infalível! Primeiro organize sua empresa, defina metas e prazos, racionalize, reflita, saiba onde e como queira estar presente! Ai sim comece a destinar verba para que o Branding de sua empresa seja realmente realizado. E aquela máxima …. Quem mais aparece, é mais visto, revisto e apreciado! A lógica de 10% do seu investimento em marketing é uma coisa não muito precisa, afinal vai chegar um momento em que a sua visibilidade será muito importante! Aposte nisso! Invista nisso! E não pense que as redes sociais hoje podem cumprir esse papel! Ledo engano, repense e PLANEJE para que sua empresa torne-se referência!”