Tendências de Marketing Digital para alavancar sua empresa em 2018! Com certeza você já leu centenas de milhares de posts “mágicos” que vão te ensinar a ganhar mais dinheiro em 2018 com Marketing digital. Será mesmo?
Se você chegou até aqui fique calmo e tranquilo que não vamos dar dicas milagrosas de Formulas de Lançamento ou de conquistar milhões de seguidores com técnicas de inbound marketing. Assim como no mundo real as ações realizadas no meio digital demandam de uma variável chamada de “TEMPO”. É a simples e pura lei de Newton de “ação e reação”:
- Se eu apareço, logo sou reconhecido;
- Se eu invisto, logo serei percebido;
- Se eu gravo vídeos para o Youtube, logo terei seguidores;
- Seu eu publico fotos da hora, logo terei muitas curtidas;
Mas será se existe uma receita de bolo para alcançar tudo isso? Ou o que já li na internet e vi em alguns vídeo de “Fique milionário sem sair de casa” é o suficiente para bombar minha marca na mente dos meus potenciais clientes? A resposta mais direta que temos para lhe responder hoje seria: DEPENDE.
Em muitos casos esses tipos de informações podem ajudar muitas empresas, mas em outros casos o trabalho de uma Agência de Comunicação pode trazer mais resultados, tudo depende da máxima da ação e reação:
Quanto você acha que sua marca vale hoje? O quanto você acha que seu cliente deve percebê-la? E o quanto você está disposto a investir para tudo isso ocorrer?
Uma coisa é cerca: “quem aparece é lembrando”, mas para aparecer eu preciso investir de maneira correta, assertiva para alcançar meus objetivos. O que leva a outra questionamento: será se a solução para minha empresa em uma Formula de Lançamento é fazer campanhas pagas no Facebook e Instagram em busca de milhares de seguidores e ter uma lading page para captar leads por meio de email? Na boa, isso fará você ganhar mais dinheiro?
- O que você vai fazer com esses milhares de seguidores?
- Você terá tempo para interagir sua marca com eles?
- Qual a vantagem de se ter centenas de emails, sem um estratégia bacana de envio?
- E seu site ele está pronto para receber essa quantidade de potenciais visitantes?
- Todo o seu diferencial de mercado hoje é representando de maneira coerente no meio digital?
- Já pensou que seu site para aparecer, precisa estar bem posicionado nos resultados de busca do Google?
- Você sabe como identificar e atingir o seu real nicho de mercado ou público alvo que pode lhe trazer algum benefício?
É aí que a porca torce o rabo, já percebeu que “TODOS” sempre falam do lado positivo da coisa, de que é fácil, não desista, persista, seja proativo, faça acontecer, compre meu curso online e fique rico e por ai vai. Mas o que nenhum deles te responde é se der errado o que fez, ou se não alcançar os objetivos, ou se alcançou um publico que até curte, que até interage, mas que não quer gastar um tostão com contigo. Acho que as mandingas digitais de sucesso rápido param por ai e no final você volta a ficar órfão de uma estratégia real e dentro das sua realidade.
Importante lembrar que não estou criticando esses programas ou dicas que são disponibilizadas na internet, mas falando como empresário, analista de sistemas desde 2000 e comunicador social é necessário ter um pouco mais de calma na hora de escolher como divulgar, promover e apresentar sua empresa nos meios digitais, afinal para que isso ocorra você precisa ter muito bem definido:
- Plano de negócios ou um plano estratégico de como sua empresa irá funcionar. Não adianta que a comunicação não fará isso, ela apenas comunica, ela não monta os produtos, caso contrário antes de mais nada você precisa de uma boa Consultoria Empresarial para identificar o que sua empresa é e até onde ela precisa ir, para alcançar os primeiros objetivos. Amigo isso é administração pura!
- Missão, Visão e Valores. Estes são elementos que fomentam o: “Lema” e “Princípios da Empresa”, por isto devem representar o sentimento de “você” sobre o negócio. Estes princípios irão nortear você e funcionários quanto aos pilares da empresa. Estes princípios tendem a ser percebidos pelo cliente. Por este motivo deve ser construído por você dono da empresa.
- Equipe alinhada. Não adianta nada fazer campanhas de milhares de reais se sua empresa, e principalmente os funcionários, não estão alinhados ou focados nos futuros resultados da empresa. Ninguém ganha um jogo sozinho e se eles não fazem parte ou se sentem parte integrante da empresa ou do planejamento, não vai ter Formula de Lançamento que alavanque vendas.
- Entenda seu público! Não adianta você ter em mente que tem o melhor produto de todo o universo, se o seu público alvo percebe de outra maneira! Você precisa adequar o seu produto em relação as necessidades reais do seu cliente. É aquela máxima “enquanto uns choram, outros vendem lenços”.
Eu posso enumerar todos os serviços de comunicação estratégica que a Agência Carcará oferece, mas com certeza vai depender muito de negócio para negócio, falar que vídeos é a atual arma de comoção, motivação e captação de negócios e que é a tendência de 2018, todos já sabem, mas até que ponto você está apto a investir nesse tipo de mídia? E para ter um vídeo bacana, será se seu site está a altura para receber um produto dessa qualidade e impactar seu potencial cliente? Será se você consegue responder aos seus clientes nas redes sociais, principalmente as reclamações? E seu site está devidamente ranqueado e aparecendo nas primeiras posições de busca do Google com o trabalho de SEO?
Está vendo como é complexo falar o que é tendência ou não para 2018? Tudo vai depender do grau de maturidade que você e sua empresa encontra-se para alcançar esses objetivos.
Pense nisso e precisando de um auxilio para montar um planejamento estratégico diferenciado para sua empresa, venha tomar um café conosco e conhecer um pouco mais do que somos capazes de produzir para sua marca.
Não existe fórmula mágica, mas sim trabalho duro, diário, organizado e com pessoas motivadas para assumir não apenas os bons resultados, mas o riscos e falhas.