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Marketing digital para loja de aquarismo, atacado, importador ou studio de aquapaisagismo

Um dos pilares para uma empresa, nos dias de hoje, é o uso do marketing digital é de fundamental principalmente para as lojas de aquarismo. Há muito tempo as lojas poderiam fazer seu nome com as marcas comercializadas, mas hoje com a popularização das compras online e a possibilidade de importação por qualquer pessoa, as lojas precisam entrar em um novo momento e investir pesado no Marketing Digital para captar, atrair e principalmente converter clientes! E esse é o papel da Agência Carcará.

Experiência com aquapaisagismo

Como um dos sócios da Agência Carcará, me dedico a mais de 20 anos a esse maravilhoso hobby. Tudo começou com a possibilidade de ter um pedaço da natureza em casa e logo depois virou uma tremenda paixão.

Paixão essa que fiz questão de compartilhar com outros aquaristas de Brasília e do Brasil e uma forma de realizar isso foi criar um canal de comunicação chamado de Aqualinea. Um site onde era publicado dicas, informações sobre o hobby e lançamentos de produtos.

Como me especializei em aquapaisagismo, a Aqualinea também era uma marca que também realizava treinamentos, eventos e seminários de aquariofilia na Capital Federal.

Um dos momentos mais expressivos foi o de receber o reconhecimento da maior empresa de aquapaisagismo do mundo, a japonesa ADA do Mestre Takashi Amano.

Além disso também fui representante, em Brasília, de marcas como: Red Sea, Lampadas Giesemann, Boyu, Rações TETRA entre outros produtos de aquarismo profissional. Com isso tive acesso e trabalhei com várias lojas e entendo o quanto o mercado atual modificou.

A importância do marketing digital para lojas de aquarismo

A pouco mais de 10 a 15 anos, o lucro dos lojistas superava os 100% em alguns produtos, hoje a margem diminuiu, principalmente pela facilidade de importar qualquer tipo de produto de qualquer lugar do planeta.

Se no passado os fóruns eram os grandes vilões, na visão do lojista, hoje com certeza são as lojas online (nacionais e fora do Brasil), que praticam valores bem mais abaixo do que comercializado em lojas físicas.

E o marketing digital precisa ser usado, “não para vender um filtro da Eheim“, mas para dizer que “a loja XXXXX possui conhecimento suficiente e profissionais de alto gabarito, e que por meio desse cenário, pode escolher os melhores produtos, como os filtros da Eheim, para estar em sua casa“.

Percebeu como é diferente “você se colocar em primeiro lugar” em relação as marcas e com isso fazer a diferença para seu público final? E a equipe multidisciplinar da Agência Carcará, com minha orientação, irá fazer o melhor trabalho possível para que sua loja seja conhecida, percebida e principalmente reconhecida em sua região.

Antes de vender peixes, saiba vender seu peixe!

É importante colocar na sua mente, que o aquarista hoje é diferente de qualquer época. O uso de ferramentas como o Whatsapp, faz com que os fóruns (tão temidos no passado), seja fichinha. Afinal existem inúmeros grupos de aquaristas e dificilmente um lojista fará parte.

E ali pode ser o começo do fim. Pois a chamada “rádio corredor” pode fazer com que a credibilidade de uma loja venha por água abaixo. Por isso que é necessário você ter uma estrutura de comunicação, como um website profissional, redes sociais atualizadas (e não apenas mostrando o que chegou de produtos, peixes e afins) e que o discurso realizado na loja, seja o mesmo apresentado no mundo digital.

Manter um fã é mais barato do que captar um novo cliente!

Invista na sua loja física, deixe ela sempre limpa, organizada, com as baterias de peixes e plantas com iluminação de qualidade. Lembre-se se no seu show room você tem equipamentos DIY ou feitos por você, como você irá vender um filtro canister de qualidade?

Se seu aquário plantado tem substrato com musgo, como vender por exemplo o substrato da Tropica, MBreda ou ADA para seu cliente?

Sabe aquele restaurante que você tanto gostar de ir e ficar (mesmo agora em tempos de pandemia da COVID-19) e apreciar o ambiente, os pratos e toda a “experiência de estar ali“? Faça o mesmo com sua loja, para que seu cliente tenha prazer em ficar lá dentro!

Da mesma forma é a comunicação na internet, use imagens de alta qualidade (de preferência tiradas na própria loja), o uso de vídeos promocionais ou institucionais para apresentar toda a qualidade e diferencial de “sua marca” em ter na sua loja outras marcas mundialmente conhecida!

Sua marca precisa aparecer mais do que as que você comercializa

Para você poder vender uma determinada marca, entenda que o seu cliente, muitas vezes, saberá mais do que você, pois ele irá usar a internet (sites das empresas, canais do Youtube e Instagram), para entender, conhecer e principalmente debater com você.

Nessa hora você precisa mostrar, com cuidado, o seu diferencial e conhecimento e muitas vezes vai além de replicar nos seus canais sociais conteúdo já produzido ou pelo importador ou pela empresa de aquarismo.

E nessa hora é que você vai perceber que talvez não tenha tempo para organizar uma linha editorial de qualidade, com um conteúdo diferenciado e principalmente com imagens de tirar o fôlego do seuj cliente (ou o melhor de tudo – seu fã – ).

Lembre-se: um aquário profissional ou mesmo simples, precisa sim de bons produtos, mas esses todos os produtos de qualidade podem ser encontrados em “SUA LOJA”, pois você tem um grande conhecimento, para escolher apenas as melhores marcas para serem comercializadas em sua loja! E como seu cliente saberá disso? Com sua correta atuação na comunicação digital na internet.

Vender vai além do conhecimento! Humanize a relação com seu fã

Sabe quando falamos da organização da sua loja? Pois é, ela é o palco do “seu show” e nela você precisa tornar real um sonho em total realidade!

E nessa hora todo aquele trabalho de comunicação que é feito, tem que ser continuado em sua loja! E a humanização desse atendimento faz toda a diferença para seu cliente. Ele precisa se sentir em casa.

E essa humanização começa sempre nos meios digitais. Você não vende produtos! “Você realiza sonhos”! Então em vez de falar que você vende a SIPORAX, mostre ao seu fã, nos canais digitais, a maneira correta de usar essa mídia filtrante em um filtro externo! Ou como realizar a alimentação de forma eficiente de uma ração que você comercializa. Apresentar a importância de uma TPA semanal para manter a qualidade do aquário e por ai vai.

Não pense “no que você vende”, mas em como seu cliente irá utilizar “esse produto” no projeto dele. Humanize, humanize e humanize sempre a cada dia sua comunicação estratégica. Agregue valor a sua empresa, faça ela ser maior do que é hoje. Crie uma identidade da sua loja, assim como as marcas que você comercializa possuem.

Seja qual for o tamanho do projeto, valorize o que seu cliente deseja

Como é bom vender aquele projeto que supera os R$ 10.000,00 em equipamentos! Mas também é importante vender aquela mini aquário com Betta. Você precisa transmitir sempre, que o aquarismo muda as pessoas para melhor. Agora que estamos nessa pandemia do COVID-19, muitas entraram no hobby, outras voltaram (como eu) e muitas podem se tornar clientes de sua loja. Por isso que é tão importante a humanização de sua estratégia de marketing digital, agradando a todos os gostos e a todos os bolsos. Afinal o betta de hoje pode levar em pouco tempo ao Skimmer mais caro que você possui em sua loja!

Não pense apenas no agora ou no hoje, pense a longo prazo! Sabemos que é complicado vender um projeto completo por mais de R$ 5.000,00, mas acredite, se desde o começo, você sempre estiver próximo, passar todas as dicas, informações, orientações e mostrar para ele que o aquarismo é um estilo de vida, em vez de um simples hobby, a possibilidade em médio prazo, para que ele comece a investir mais, será maior do que aquele que nunca foi cativado. Não fique cansado em explicar ao seu cliente sobre um show room em sua loja. Fale pra que serve cada equipamento, cada produto usado, vá “encantando ele”. Acredite em algum momento ele vai voltar e vai perguntar: “estou decidido, quero montar um aquário igual aquele seu ali, me ajuda?”.

Hoje o conteúdo é alma de qualquer negócio em um mundo digital e globalizado

Com base em nossa experiência de mercado a comunicação vai muito além das “redes sociais”, sendo assim necessário pensar em um mix de soluções que em conjunto, auxiliam na entrega de valores sensoriais e principalmente de mercado, para o posicionamento de uma marca no competitivo mundo do agronegócio. Trabalhos avulsos ou em projetos em conjunto, sob demanda sem cobrança mensal ou conforme necessidade do cliente.

Confira abaixo serviços que podemos realizar para colocar sua loja de aquarismo, atacado, importadora ou studio de aquapaisagismo mais próximo do seu fã:

De todos os serviços apresentados existem três que são de fundamental importância: Primeiro seria a importância de um site elegante e que respeite sua identidade visual, além disso com conteúdo de qualidade e atualizado; Segundo seria a importância e necessidade de ensaios fotográficos publicitários e vídeos promocionais; Terceiro é como o seu site aparece no Google, por meio do ranqueamento com o uso das técnicas de SEO. Com tudo isso podemos povoar suas redes sociais e realizar campanhas publicitárias!

O sol nasce para todos! Inclusive para você.

Essa é uma máxima que todos precisam entender: Existe espaço para todos! E muitas vezes não é a briga por preços mais baixos, isso no passado realmente ocorria, hoje tudo acontece em cima da “experiência do usuário” quando ele visita sua loja e na “jornada do usuário” ao acessar seu website.

A experiência do usuário irá revelar se o layout de sua loja é convidativa, atraente e se consegue apresentar tudo para seu cliente. Baterias limpas e bem organizadas, uma área de quarentena para peixes, plantas e corais em tratamento. Afinal você não vai querer que seu cliente veja seus aquários de venda com peixes doentes, mortos ou plantas e corais com surto de algas!

Já a jornada do usuário, irá identificar se a navegabilidade e acessibilidade do seu site está devidamente correta, se com menos de 2 cliques seu potencial cliente chega a alguma informação ou mesmo nos diferenciais de sua empresa (loja de aquarismo, atacado ou importadora). Se o uso da multimídia está devidamente acessível e com qualidade extrema (fotos e vídeos da sua empresa).

“Construa a correta identidade de sua marca com missão, visão e valores, defina o publico alvo que deseja atingir, torne sua loja agradável, faça com que sua loja seja conhecida na internet pelo o que ela é e não pelo o que ela comercializa. Tenha autoridade no segmento escolhido, se for aquários marinhos, seja foda nessa área, se for aquapaisagismo dê workshops e assim por diante”. (Alexandre Augusto ou Ramsés II normalmente conhecido no mundo do aquarismo)

Percebeu!

Podemos lhe auxiliar a alcançar bons resultados, não apenas produzindo o seu site, ensaio fotográfico ou vídeo. Outra coisa é que podemos sempre fazer é uma comunicação estratégica focada no seu nicho de mercado e de clientes, seja ele qual for o tipo de aquarista que ele venha ser.

Solicite então um orçamento e faça com que sua marca tenha evidência! 

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO e Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias para matrícula escolar eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e criação de Vídeos Promocionais.