Ícones para agronegócio e marketing digital . Os ícones são elementos gráficos utilizados para ampliar as formas de linguagem e facilitar a organização e a leitura hipertextual, seja em sites, redes sociais, apresentações, prospects, vídeos e publicações em gerais.
Produtores e empresários do setor agrícola já perceberam que, sem a internet, perde-se muito. Saiba já como utilizar o Marketing Digital no agronegócio!
Fazer com que seu negócio tenha presença relevante na internet é essencial para o sucesso em um mundo conectado, independentemente do seu segmento de atuação. Nesse sentido, muitas empresas do agronegócio reformularam seus sites e levaram a revolução que fazem no campo para o mundo digital.
Em estudo, a consultoria TerraForum divulgou que há um grande espaço para o crescimento do uso de ferramentas web dentro da cadeia do agronegócio e que o resultado é sentido na outra ponta, onde estão inclusas todas as pessoas ligadas à cadeia agrícola – estudantes, produtores, empresários etc.
Com objetivo de conhecer a realidade dessa cadeia, a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A) realizou uma pesquisa sobre o perfil comportamental e os hábitos de mídia do produtor, tanto da agricultura quanto da pecuária. No que diz respeito a exposição aos meios de comunicação, a pesquisa mostra um aumento do acesso à internet: no fim da década de 90, somente 3% dos empresários rurais e produtores acessavam a web. Em 10 anos, saltou para 40%, sendo que, destes, 92% já estão conectados às redes sociais. E a tendência é que esse número aumente cada vez mais.
Dentro do cenário atual, que demanda mais eficiência na tomada de decisão de aquisição de produtos e serviços, a internet é uma rede útil para o produtor rural e serve como ferramenta de busca para encontrar parceiros, negócios, cotações, condições climáticas e, claro, notícias deste ambiente. Portanto, quem investe na comunicação e disponibiliza informações se consolida e ganha espaço.
Mas como os produtores, startups e empresas de vários segmentos do agronegócio podem utilizar do copywriting, das redes sociais, e de outras possibilidades do Marketing Digital para gerar negócios?
SEO para ranqueamento do site nas buscas do Google
Um site bem estruturado de acordo com as técnicas de arquitetura da informação e otimização de SEO (Search Engine Optimization) pode melhorar o posicionamento da sua marca nos buscadores e a experiência do usuário ao entrar na página da sua empresa, facilitando na hora de encontrar algum produto ou serviço oferecido.
Uma dica importante é saber como as pessoas procuram pelos seus serviços e produtos nos buscadores e entender como está o posicionamento do seu site para essas palavras, afinal é através delas que esse público poderá conhecer a sua empresa.
Por exemplo, para uma empresa que trabalha com genética, seria interessante otimizar seu site para termos como: inseminação artificial, melhoramento genético, reprodução, protocolo de inseminação etc.
Produção de conteúdo no Agromarketing

A maioria das empresas desse setor são técnicas e produtoras de conteúdo, mas não divulgam como deveriam. Muitas não percebem que podem e devem ampliar os canais de divulgação desses conteúdos tão ricos.
É preciso ter estratégia para direcionar o conteúdo técnico para o público-alvo, atrair sua atenção, educá-lo constantemente para criar confiança, converter em vendas e fidelizar. E todo esse processo pode correr no mundo digital pela divulgação desses conteúdos, despertando o interesse dos usuários, promovendo interação e, com isso, gerando oportunidades de negócio.
A dica é remeter conteúdos que estejam ligados a dicas de manejo, ao impacto econômico da atividade, pautas atuais relevantes do setor e também à utilização de vídeos e infográficos.
Mídias Sociais para o AgroMarketing
Mídias sociais são meios de comunicação em que qualquer pessoa pode publicar conteúdo, facilitando a propagação de informações. Facebook, Twitter e blogs são exemplos de ferramentas digitais acessadas por esse público.
Com o novo perfil do produtor, 4 em cada 10 profissionais da área acessam a internet e sites de relacionamentos ou redes sociais, sendo o Facebook o mais citado por eles. Um ponto que pode ter colaborado com este novo perfil é o fato de que as mídias sociais misturam interação, comunicação instantânea, compartilhamento de informações, fotos e, por algumas vezes, até atendimento ao cliente.
Um exemplo interessante é o movimento #AquiTemAgro, que mostra uma abordagem no mercado sobre como as empresas integrantes da cadeia do agronegócio estão agregando valor aos seus serviços por meio das facilidades digitais, como interatividade e compartilhamento.
Relacionamento com o AgroMarketing
Construir relacionamentos com formadores de opinião do setor, como veterinários, agrônomos, zootecnistas, produtores e clientes é extremamente valioso para sugestão e indicação de produtos e serviços. O fortalecimento do relacionamento entre empresas e pessoas que atuam nas diversas redes de negócios já promove benefícios, sejam essas ações de pré ou pós venda.
Sabe-se que, nesse setor, a maioria dos produtos ou tem alto valor agregado ou é necessário criar confiança para facilitar a compra. Isso impacta diretamente no ciclo de vendas da empresa, que acaba sendo longo e também custoso, pois os técnicos e vendedores fazem longas e muitas visitas.
Pensando nisso, a estratégia de relacionamento contínuo que o Marketing Digital possibilita pode ajudar em parte no processo de prospecção. O objetivo aqui é conquistar autoridade através da construção de relacionamento, educando o produtor através da sua jornada de compra, ajudando na tomada de decisão e deixando-o mais preparado para o contato comercial de forma eficiente.
E que é? E como está dividido o agronegócio no Brasil?
O agronegócio ou agrobusiness engloba atividades rurais com fins de comercialização de produtos agropecuários. Seus agentes são viveiristas, agricultores, pecuaristas, piscicultores, aquicultores, apicultores, empresas agropecuárias, agroindústrias, indústrias de biocombustíveis, indústrias/distribuidores de defensivos e fertilizantes agrícolas, indústrias/distribuidores de implementos agrícolas, entre outros.
Na verdade, o agronegócio é dividido em setor primário (agricultores e pecuaristas), setor secundário (agroindústrias e indústrias de insumos agrícolas) e setor terciário (distribuidores e lojas de produtos agrícolas e pecuários)
Segmentos mais rentáveis do agronegócio
Os segmentos mais rentáveis do agronegócio são produção de grãos, cafeicultura, fruticultura, pecuária de corte, pecuária leiteira, laticínios, produção de madeira/celulose, produção de álcool/açúcar, indústria de fertilizantes/defensivos agrícolas, indústrias de implementos agrícolas, indústria de biodiesel, indústria de processamento de óleos vegetais, indústria têxtil de algodão, agroindústria de conservas e agroindústria de farinhas.
Produtos mais rentáveis do agronegócio
Laranja: A produção mundial de laranja brasileira ultrapassa 30%, com safra em contínuo crescimento todos os anos. Enquanto parte da produção abastece o mercado nacional, outra parte é exportada. Um dos maiores produtores de laranja do país é São Paulo.
Café: O Brasil é líder global em consumo, produção e exportação de café. O clima favorável e os avanços tecnológicos permitem melhorias no padrão quantitativo e qualitativo dos grãos de café brasileiros. Com isso, o produto brasileiro ganha maior valor agregado.
Milho: O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de grãos, principalmente milho. Além de amplamente empregado na alimentação animal, o milho é matéria-prima para a fabricação de vários produtos alimentícios, inclusive óleo vegetal.
Soja: Outro produto campeão de produção em nível global é a soja brasileira. Da mesma forma que o milho, a soja serve como alimento na pecuária, devido ao alto valor nutricional. Além disso, o grão segue para as indústrias alimentícia e de biodiesel.
Algodão: Produto rentável e versátil, o algodão serve de alimento para o gado (caroço de algodão), além de ser utilizado como matéria-prima para a fabricação de óleo vegetal e biodiesel. Sem falar da grande demanda por parte da indústria têxtil.
Confira abaixo 89 ícones que você pode baixar (estão em PNG) e que podem lhe auxiliar a deixar seu AgroMarketing digital mais elegante e focado no agronegócio!














































































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