Nunca antes o Branding de uma marca foi tão importante como agora no século XXI! Isso mesmo você já parou para pensar se o que você publica realmente condiz com a sua realidade, ou melhor com a realidade de sua empresa? Hoje graças ao Facebook temos milhares e milhares de publicações de empresas todos os dias onde a grande maioria não reflete em nada o que realmente sua empresa desempenha. Vamos pegar como exemplo o que acontece com uma grande rede de lanchonetes que tem como mascotes um simpático casal de girafas :D … Você já viu as imagens que são publicadas pela empresa? São realmente tentadoras não é mesmo! Literalmente dá vontade de ir na loja mais próxima e cair matando no pratão, isso porque você já tem guardado na mente aquela maravilhosa e tentadora imagem.
Opa tem treta ai na área!
Mas ai vem a realidade, crua e nua, pois ao chegar em uma das lojas e pedir aquele mesmo prato você se depara que no mundo real a coisa não é tão linda assim! Tá bom eles até tentam, mas é impossível chegar à aquela perfeição, por diversos fatores. Mas o que importa é que eles despertaram sua vontade e tentam ao máximo chegar a esse resultado no mundo real! Eles fazem Branding todo o tempo!
E a sua empresa na internet como procede?
Tirando o foco das nossas amigas da África, gostaria agora de dar uma dica bacana, sei que o nosso trabalho é o de fazer com que sua empresa seja vista e querida, mas o que adianta alimentarmos um blog e redes sociais com ótimos textos, com imagens convidativas, se no mundo real, ou literalmente falando dentro da sua empresa, além de não ter a mesma identidade visual utilizada nas publicações de marketing, ainda peca no quesito atendimento ao público, sinalização interna e claro organização.
Seja transparente com o seu cliente
Uma coisa muito importante é você ser o mais transparente com o seu cliente! Não adianta publicar uma imagem que mostra uma loja super estruturada, mas que na realidade ela não é tão assim. E se você deseja realmente um retorno certo, invista em uma boa reforma, mas não sem antes realizar um planejamento de branding.
O que seria esse planejamento de Branding
Em miúdos seria propor, por meio de um projeto gráfico, de um PDV – Ponto de Venda – estruturado, utilizando como base a identidade visual da marca, ou em muitos casos, a criação de uma identidade de utilização da marca, que seja aderente em todos os meios. Esse projeto irá nortear todas as ações de marketing, conforme o que hoje a sua marca representa para sua empresa.
Minha empresa é pequena e não tenho bala na agulha para tanto
Há já sei o que você pode falar: que não tem grana suficiente nem para fazer um cartão de visitas! Sim essa é uma realidade geral de muitas empresas que estão iniciando, ou mesmo você amigo Empreendedor Individual! Mas acalme-se existe uma solução para isso sim acredite. Quer saber como? Existe no mercado empresas que trabalho com branding e publicidade que podem lhe auxiliar passo a passo a garantir seu lugar ao sol! Não é um trabalho simples, pelo fato do pouco orçamento, pode ser que venha demorar um pouco a dar resultados, mas se você realmente acredita no potencial de sua marca, tenha certeza que ações diferenciadas podem sim serem assertivas. Então aposte no investimento e na evolução e adequação visual de sua empresa, deixando-a padronizada em todos os setores, para que você possa criar em seu cliente aquele sentimento de bem estar e vontade de retornar o quanto antes! Pense nisso e boa sorte em sua empreitada prezado empreendedor :D Até mais!!