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Rede Globo será a primeira no Brasil a utilizar o domínio com seu nome “.globo”

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Com 11 pedidos realizados pelo Brasil através de TV’s, bancos, portais, postos de gasolina, operadoras e perfumarias – a pioneira no Brasil a alterar o domínio será a Globo Comunicações e Participações S.A, que logo passará a atuar com as extensões “.globo”

Grandes marcas como Itaú, Bradesco, Vivo, Natura, Uol e TV Globo solicitaram em 2013 ao Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), órgão que coordena toda a expansão no sistema de nomes de domínios no mundo, a criação e propriedade de novos sufixos para endereços de internet. Desde 12 de janeiro até 30 de maio (2013) foram criadas à corporação 1.930 propostas para novos sufixos, sendo as mais procuradas as extensões “.cloud” , “.app” e “nome da empresa”.

Com 11 pedidos realizados pelo Brasil através de TV’s, bancos, portais, postos de gasolina, operadoras e perfumarias – a pioneira no Brasil a alterar o domínio será a Globo Comunicações e Participações S.A, que logo passará a atuar com as extensões “.globo” diferentes das  tradicionais “.com”, “.org” e “.net”. Segundo o portal “meio e mensagem” a iniciativa tem como objetivo facilitar a identificação de páginas falsas e na prevenção de fraudes.

A ação tomada pela emissora abriu olhos oportunos de inúmeras empresas brasileiras, que de acordo com o site estes somam uma previsão de mais de 1.300 extensões para os próximos anos. A Globo ainda não confirmou quando começará a utilizar o novo domínio.

Por decisão das Organizações Globo, o sufixo .globo será exclusivo. Outras pessoas não terão a possibilidade de registrar endereços com a terminação. Mesmo que os donos do lendário biscoito carioca Globo quisessem, não teriam como cadastrar o http://biscoito.globo.

A estrategia do grupo faz sentido, já que a marca é reconhecida nos quatro cantos deste país. O foco inicial será na TV e no portal, mas pode esperar que os demais produtos da empresa – jornais, revistas, canais de televisão a cabo, rádios, sites – sejam todos transferidos para o guarda-chuva do .globo. Ao centralizar tudo em um só sufixo, eles também garantem mais segurança aos internautas, já que cybercriminosos não terão como enganar as pessoas com páginas falsas que fingem ter um domínio oficial da Globo.

Só falta saber onde ficará a homepage da Globo.com. Eles precisam decidir o que colocar antes do sufixo. Fico imaginando se vão optar por algo óbvio, como http://com.globo, ou mais criativo. Sei lá, talvez http://capa.globo ou ainda http://inicio.globo.

O ICANN, autoridade máxima para nomes de domínio, abriu em 2011 o processo para cadastrar novos sufixos de internet. Mais de cem foram liberados até agora. É preciso ter uma boa grana para entrar na seleta lista de organizações/empresas detentoras de gTLDs. O custo inicial para submeter um pedido – portanto, valor pago pelas Organizações Globo – foi fixado em 185 mil dólares. Dá quase 410 mil reais, pelo câmbio desta quinta-feira (8). Além disso, a empresa responsável deverá arcar com os custos de manter infra-estrutura para que o sufixo permaneça no ar, o que certamente adiciona algumas dezenas de milhares de dólares anuais às contas.

A Globo não é a única com o objetivo de se destacar por meio de um sufixo exclusivo. A lista de empresas e organizações brasileiras que apresentaram propostas ao ICANN inclui: Bradesco, Natura, UOL, Vivo e NIC.br. A cidade do Rio de Janeiro também está atrás do .rio(merecidíssimo).

Também há polêmica a respeito de alguns gTLDs. O ICANN respondeu ao Google que não permitiria endereços sem ponto. O buscador tentava uma forma de conseguir o endereçohttp://search (isso me lembra daquelas palavras-chaves que a AOL usava em seu famigerado navegador proprietário. Alguém mais lembra disso?). Países como Brasil e Peru também foram ao órgão para reclamar do .amazon. Claro que a varejista Amazon quer o endereço, mas o nome também corresponde a uma região da América do Sul (justamente de onde veio a inspiração para o nome da loja).

A lista completa de sufixos liberados pelo ICANN está nesta página.

fonte: meio e mensagem

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Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO, Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias eficientes. Visite nosso perfil no Google Plus.