Fale conosco | (61) 3563-7690

Sobrou para a cerveja Corona, na crise do coronavírus

Homeagencia de publicidade em brasiliaSobrou para a cerveja Corona, na crise do coronavírus
Sobrou para a cerveja Corona, na crise do coronavírus. O Google Trends mostra o aumento de buscas que relacionam o coronavírus, onde o número de mortes chega a 490 pessoas na China

Sobrou para a cerveja Corona, na crise do coronavírus. O Google Trends mostra o aumento de buscas que relacionam o coronavírus, onde o número de mortes chega a 490 pessoas na China, com mais de 24.000 infectados (dados da manhã do dia 05/02/2020 site Agência Brasil), com a cerveja Corona. Na internet, memes  brincam com a bebida mexicana

Com mais de 24 mil casos e 490 óbitos confirmados na China, a preocupação global acerca do coronavírus é compreensível. Mas a histeria e a desinformação a respeito da doença tem causado uma ressaca e tanto para a cervejaria mexicana Corona, que nada tem a ver com o vírus, além da infeliz coincidência semântica. Dados do Google Trends, ferramenta do Google que identifica os assuntos mais populares do momento, revelam que as pesquisas em inglês ligando a marca de cerveja e o Coronavírus dispararam nos últimos dias.

No período compreendido entre 18 e 26 de janeiro, buscas pelos termos “corona beer virus” (“vírus cerveja corona”, em português) saltaram 2.300% em todo mundo. O coronavírus foi batizado com este nome por conta da aparência das partículas do vírus. Elas têm uma espécie de “franja”, que lembra uma coroa real. “Corona”, em latim, significa coroa. A cerveja mexicana Corona, que tem uma coroa como símbolo, foi criada em 1925, bem antes do descobrimento do vírus – em 1965.

“Acreditamos, em geral, que os consumidores entendem que não há ligação entre o vírus e nossos negócios”, disse Maggie Bowman, diretora sênior de comunicações da Constellation Brands, produtora da Corona, ao Business Insider.

Posicionamento da marca Corona com base nesse novo cenário global

Pense numa crise inesperada: gestores da marca Corona começam a observar uma explosão de menções ao nome da cerveja mexicana em seus monitoramentos. É a emergência global em torno do vírus que já matou mais de 200 pessoas.

Mas nosso conhecido Google Trends trouxe um complicador adicional na semana passada: relatórios de tendências mostravam um aumento da busca por “corona beer virus”.

Como destacou o South China Morning Post, de Hong Kong, “não está claro se os termos de pesquisa estão ficando populares graças à ignorância ou humor“. Circulam nas redes e no zap memes que brincam com a coincidência de nomes entre o vírus e a cerveja.

  • Brincadeira ou desinformação, a marca foi obrigada a se posicionar: “É nossa convicção que, em geral, os consumidores sabem a diferença entre o vírus e a cerveja“, declarou a diretora de comunicação da fabricante.

Não há informações sobre o possível impacto dessa infeliz confusão e coincidência na venda da bebida alcoólica, mas o fato não passou “em branco” pela internet. Diversos memes e piadas relacionando a cerveja e a doença “viralizaram” nas redes sociais. Um deles mostra várias cervejas Heineken com uma máscara cirúrgica ao lado da Corona para se “proteger” de uma contaminação. Outro meme que circulou pela internet e por grupos de WhatsApp mostra um homem desacordado ao lado de uma caixa de cerveja Corona. O texto diz “primeira vítima mexicana do coronavírus.”

Epidemia do coronavírus se alastra pelo mundo

A província chinesa de Hubei, em Wuhan, é a região que mais concentra casos de Coronavírus. A doença já foi confirmada em mais de 27 países e, em alguns deles, como Alemanha e Vietnã, foram registrados pacientes que não estiveram em território chinês. O Brasil investiga nove casos suspeitos de coronavírus em seis Estados.

Os casos confirmados incluem 33 no Japão, 25 na Tailândia, 24 em Singapura, 18 em Hong Kong, 18 na Coreia do Sul, 13 na Austrália, 12 na Alemanha, 11 nos Estados Unidos e 11 em Taiwan.

Malásia, Macau e Vietnã têm 10 casos confirmados cada, enquanto a França confirmou seis, os Emirados Árabes, cinco e a Índia, três casos.

Canadá, Itália, Reino Unido, Rússia e Filipinas têm dois casos cada confirmados. Nepal, Camboja, Sri Lanka, Finlândia, Suécia, Espanha e Bélgica têm um caso confirmado por país.

Até o momento, uma pessoa nas Filipinas e uma em Hong Kong morreram em decorrência do coronavírus.

Sem sintomas

Cientistas no Japão dizem que uma em cada duas pessoas afetadas pelo novo coronavírus pode ter sido infectada por outra pessoa que não apresentava sintomas no momento. O estudo sugere que o vírus tem a habilidade de se espalhar significativamente durante o período de incubação.

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Hokkaido, liderada pelo professor Hiroshi Nishiura, analisou dados de 52 pacientes de países que incluem China e Alemanha, onde um estudo já havia sido feito para rastrear o vírus.

O grupo pesquisou o período de tempo entre o surgimento dos sintomas e a manifestação deles em outra pessoa suspeita de ter sido infectada por esse paciente. O grupo descobriu que o período de incubação médio foi de 3,8 dias, mais curto que os 5 dias que haviam sido relatados anteriormente.

Os cientistas realizaram outras análises, utilizando hipóteses de que cada pessoa infectada transmite o vírus para 2,2 pessoas. Eles dizem que a análise revelou que um em dois pacientes pode ter sido infectado por pessoas que não apresentavam sintomas.

A equipe afirma que apesar de o estudo ser pequeno, mostra a necessidade de um mecanismo médico para proteger aqueles que tendem a desenvolver sintomas graves, incluindo idosos e pessoas com condições preexistentes.

Written by

Olá sou o CEO & Co-Founder da Agência Carcará de Publicidade em Brasília e sócio do CEO e Diretor de Criação & Co-Founder Raul Evaristo A Agência Carcará figura entre as mais importantes do DF e Brasilia. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias para matrícula escolar eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e criação de Vídeos Promocionais.