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Branding

Veja o que a Agência Carcará pode fazer para sua empresa ter sucesso no mundo real. A sua marca é o maior patrimônio que você pode ter. Realizamos o trabalho de Branding para tornar o que é intangível em algo tangível ao seu cliente

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Um jeito fácil de entender esse conceito é fazer a pergunta: “como a sua marca seria se fosse uma pessoa?” Mesmo sendo difícil relacionar com uma pessoa que muda constantemente, com as marcas é a mesma coisa, traços de personalidade bem definidos ajudam a trazer coerência às ações da marca e dão mais credibilidade ao que se propõe com o seu público. Isso é o Branding!

material corporativo

É a execução do manual da marca, ou seja é aplicação da marca em materiais/mídias usadas comumente na empresa. Exemplo: a papelaria, brindes, uniformes, frota, fachadas, painéis internos, sites entre outros.

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A construção do guia de marca consolida varias informações relevante a construção marca, público, posicionamento, personalidade da marca, estratégias, universo visual e sensorial, entre outros. Por isso é tão importante o Manual de Identidade Visual da marca.

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Desenvolvimento do mapa-geral que orientará a gestão da marca, de acordo com os objetivos da empresa. É o que vai refletir o momento atual e os contextos, assim demonstrará as oportunidades para revisão e ajustes para um melhor posicionamento da marca.

Manual da marca

Para uma boa marca é fundamental para manter a sua harmonia visual em todos pontos de contato com o público, para isso cria-se o Manual de Identidade Visual da marca, que nada mais é do que as regras de aplicação da marca condensados em um documento, o que facilitará e orientará a aplicação correta da sua marca.

Universo Visual e outros sentidos

Criação de uma composição visual, seja virtual ou física, em que evidencie claramente a identidade da marca essa composição é montada por meio de cores, formas, tipologia, imagens, texturas entre outros. Tudo isso para que para facilitar a identificação da marca pelo público-alvo. Há de lembrar dos outros sentidos com o tato, ofato, audição, para determinadas marcas esses sentidos devem ser atiçados para aumentar o nível de  experiência.

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A disseminação de conteúdos de uma empresa como relatórios, anuários, catálogos entre outros sempre envolve a escolha de um ou vários meios, seja digital ou físico, há de ter uma harmonização com a identidade visual da marca. Por isso é importante desenvolver projetos editoriais com a personalidade da marca.

experiencia da marca

É o que ocorre cada vez que o público-alvo vê, ouve, sente ou interagem com uma marca.

Se você disser alguma coisa eu vou ESQUECER, Se você me mostrar eu vou ENTENDER, e se você me envolver eu vou LEMBRAR. (provérbio chinês)

Embalagem

É a hora da verdade entre consumidor e produto, cinco segundos e nada mais, essa é a média de tempo de atenção que o consumidor vai dar ao seu produto. De nada vai adiantar todas ações de marketing, publicidade, logística se a embalagem não for do agrado do consumidor. Por isso impacto, visibilidade das informações e atratividade são fundamentais.

PDV

O PDV é uma excelente ferramenta para consolidar marcas e influenciar o consumidor na hora da compra, e uma ótima oportunidade de solidificar a identidade da marca diante do seu consumidor.

81% dos consumidores decidem a compra no ponto de venda, foi o que apontou a consultoria POPAI Brasil (Point-of-Purchase Advertising International). Só essa informação justifica a sua importância.

Então é essencial para as marcas criarem PDV´s com visibilidade para se destacarem diante dos concorrentes, despertarem a atenção dos clientes e consequentemente impulsionar as vendas dos produtos.

Ambientação de varejo

Um outro importante ponto de contato com o cliente em que a experiência vai influenciar o vontade de consumo.

Em nível de ambiente o varejista deve ser preocupar com os aspectos sensoriais do cliente que devem ser atiçados, forçando ele a identificar o local como ambiente da marca. Isso se faz com imagens, cores, aromas, sons, texturas e também com os aspectos técnicos que ficam por conta layout e disposição do mobiliário da loja para facilitar a circulação e com os display’s para a melhor disposição das mercadorias.

Ambientação corporativa

O publico interno também é importante e não deve-se esquecer de criar experiências para eles. O espaço corporativo não deve deixar de lado a identidade da marca, muito pelo contrario é um ambiente em que em a funcionalidade, o conforto e a organização andam junto com a personalidade da marca. Para uma empresa com personalidade jovem um ambiente descontraído, para uma empresa conservadora um ambiente mais sóbrio e por ai vai de acordo com a personalidade de cada marca. Isso é a Ambientação Corporativa.

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As marcas precisam fazer ou se associar a eventos, pois é ferramentas eficaz de relacionamento com o público. O evento de programação visual sempre é uma oportunidade de ser criar uma uma ambientação adequada capaz de maximar o envolvimento (lembre-se do provérbio chinês). Então crie ou participe de eventos para seu público.

 

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10 de fevereiro de 2015 0 0

Written by

DIRETOR DE CRIAÇÃO da Agência Carcará. Planejar, coordenar e orientar a criação de todas as peças da agência. Ou seja, quebrar a cabeça e fazer com tudo esteja alinhado com os objetivos da campanha e do cliente. Ouvir muito “não temos prazo”, “é para ontem”, “já tá pronto?”. Beber muito café durante o dia e cerveja não faz mal na hora do limbo criativo.