Fale conosco | (61) 99248-1543

Nova mudança do Facebook diminui alcance orgânico de empresas

Homeagencia de midia social brasiliaNova mudança do Facebook diminui alcance orgânico de empresas
Se em março de 2015 a mudança foi penosa, as mudanças do dia 29 de junho de 2016 diminuem mais ainda o alcance orgânico de páginas de empresas, afetando assim todo um planejamento de marketing digital

Se em março de 2015 a mudança foi penosa, as mudanças do dia 29 de junho de 2016 diminuem mais ainda o alcance orgânico de páginas de empresas, afetando assim todo um planejamento de marketing digital

Na última quarta-feira, 29/06, uma nova atualização do Facebook deixou o mercado de marketing digital bem assustado e confuso. Não faltaram artigos de veículos dos mais variados nichos com títulos do tipo “Este pode ser o último post nosso que você vai ver aqui” e coisas do gênero…

Foi (e ainda está sendo) a maior correria, porque muitas marcas e empresas andaram apostando todas as suas fichas na plataforma do Zuckerberg como único ou principal meio de conversar com prospects e fãs.

A nova regra é clara: serão priorizados conteúdos compartilhados por amigos e familiares, ou seja, o conteúdo das fanpages sofrerá diminuição, mais uma vez, no alcance orgânico.

O alcance orgânico é tudo aquilo que você vê na sua timeline que não tenha a palavrinha “patrocinado”. Na verdade, já faz algum tempo que o alcance gratuito das fanpages e grupos vem caindo sistematicamente. Em média, as postagens são exibidas para no máximo de 1 a 2% dos fãs e agora vai cair mais ainda.

O Facebook diz que a intenção é diminuir a poluição de informações desnecessárias e SPAM, o que em parte é verdade, mas, por outro lado isso obriga as empresas a investirem mais dinheiro em publicidade na plataforma, para que consiga falar com seu público-alvo.

“E agora, José?”

Desde que surgiu, como um projeto de garotos de faculdade, o objetivo do Facebook sempre foi conectar as pessoas através da afinidade e interesses em comum.

O algoritmo da plataforma tenta cruzar as informações de curtidas e cliques anteriores para entregar novos conteúdos com os quais os usuários tenham alguma ligação emocional, algo que os faça se sentir bem e continuar o máximo de tempo possível vendo a nova foto da formatura da amiga, o vídeo do bebê dando gargalhada ou o perfil do(a) ex-namorado(a), pra descobrir se o status de relacionamento mudou.

O maior ativo do Facebook são as pessoas, só no Brasil são 92 milhões de perfis de todas as classes sociais. 8 em cada 10 brasileiros conectados à internet estão no Facebook. No mundo inteiro são 1,6 bilhão de usuários. Manter essa audiência dentro do seu ambiente é o que faz e vai fazer o Facebook continuar sendo o Facebook por mais algum tempo.

Vale a pena manter uma estratégia de marketing no Facebook agora?

Desde que as marcas descobriram o Facebook como meio de popularizar conteúdo e engajar fãs, houve uma espécie de “corrida do ouro” para a plataforma. A empresa que quisesse se envolver melhor com seu público-alvo, divulgar produtos e serviços e ser vista como “moderna” tinha que ter obrigatoriamente uma fanpage.

O alcance orgânico das postagens era incrível e possibilitava um ROI insuperável, se comparado às mídias tradicionais. Tudo que se postava viralizava, mas já faz tempo que não é mais assim.

Se a sua estratégia atual de marketing dentro do Facebook não considera investimento em mídia, então esqueça as milhares de curtidas e compartilhamentos que seus posts recebiam antes! É melhor tentar novos caminhos mesmo ou começar a investir em campanhas pagas.

Por outro lado, como eu disse, o maior patrimônio e moeda de troca do Facebook são as pessoas. A grande vantagem de continuar investindo em mídia paga na plataforma é a possibilidade de hiper segmentar o público para quem seu anúncio será exibido. Nisso ele é imbatível.

Pra terminar, um conselho…

Procure diversificar seus veículos de comunicação. Não coloque todos os ovos no mesmo cesto. O Facebook é ótimo, mas não é o único.

Se você trabalha com Marketing de Conteúdo, por exemplo, a metodologia é basicamente omnichanel, tente retomar a conversa com seu público em novos canais. Quem sabe, não é a hora de voltar a usar o bom e velho website e modernizá-lo e investir na otimização com métricas de SEO?

Pense fora da caixa um pouco!

Written by

Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube