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Asus Zenfone 5 e a visão de Marcel Campos na publicidade de lançamento no Brasil

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Como comunicador social não poderia deixar de falar do papel de Marcel Campos para conduzir com maestria o lançamento da linha Zenfone 5 da ASUS no Brasil.

A jogada de mestre de qualquer empresa é tentar realmente criar oportunidades dentro do atual e competitivo mercado em que vivemos. Imagine então no mundo dos smartphones, onde a cada dia, novas técnicas são desenvolvidas aliadas a hardware de ponta e inovações em inteligência artificial. E em um mercado, que a pouco tempo, reinava marcas como Apple e Samsung e que na rabeta despontava a Motorola e LG.

Mas desde o ano passado esse cenário começou a mudar, primeiro pelo aumento do valor dos dispositivos, que afastam cada vez mais alguns clientes dos modelos de ponta, ou os chamados flagship. O que fez parte da população migrar para os modelos intermediários, ou os mid-range devido aos valores mais em conta. Mas a dança dos preços começaram a criar categorias dentro dos intermediários no Brasil e hoje a Motorola “meio” que reina nesse cenário (inclusive hoje meu smart é da linha Z2), mesmo com a quantidade absurda de modelos da Samsung, a Moto ainda tem seu lugar ao sol nesse segmento e olha que a uns 3 aos a força dela era maior.

Mas do ano passado para cá uma empresa bem conhecida dos micreiros do começo do século (meados de 2001 e 2002), começou a fazer barulho no mundo dos smarts. Falo da ASUS que veio forte com a linha Zenfone 4 (mas que vem presente desde o antigo Zenfone 5), tentando assim ganhar cada vez mais espaço no mercado, não apenas mundial, mas no geral.

Eu não conhecia (e nem conheço pessoalmente) o trabalho e a importância do Marcel Campos para a ASUS, mas esse ano fazendo muitas pesquisas para a aquisição de um novo smart, mais precisamente em fevereiro, me deparei justamente com o lançamento na Europa do novo Zenfone 5 e como comunicador social posso falar uma coisa: Esse cara está “mitando” no cenário de comunicação global e não apenas no marketing em si. E o melhor de tudo levando ai DNA do Brasil.

Influenciadores digitais vs unboxing do novo Zenfone 5 = estratégia impecável de posicionamento de marca

Hoje uma marca para ter sucesso, não basta apenas ser vista! Ela precisa ser apreciada e principalmente ao ponto dos clientes se tornarem verdadeiros fãs! Quem toma refri hoje, não toma refri, toma Coca-Cola! Agora temos que imaginar como uma empresa de tecnologia móvel pode permear nos lares de centenas de milhares de pessoas e se tornar referência de mercado.

Bem em 2007 uma marca cravou seu posicionamento de mercado de uma maneira definitiva com a apresentação do primeiro iPhone! O resultado desse trabalho é que a cada lançamento de um novo modelo, consumidores se digladiam para ver quem será o primeiro a registrar a compra em seu país, isso sem falar nos dias em filas intermináveis! Hoje as marcas são verdadeiras filosofias de vida para muitos de seus “fãs”.

2018 vem com a confirmação de que os influenciadores digitais estão por todos os nichos e segmentos, onde ditam os ditames da moda, do empreendedorismo, da diversão e porque não da Tecnologia, principalmente voltados para Smartphone. Imagine chegar ao lar de uma boa parcela da população brasileira, ativa e conectada quase que 24 horas por dia na internet por SMARTFONES!

E o Marcel demonstra essa pegada única para disseminar esse novo lançamento aos seus consumidores, utilizando uma base estratégica de pessoas que podem influenciar compradores a conferirem o lançamento do Zenfone 5. Nos últimos 10 dias eu já em torno de uns 20 Youtubers realizando o unboxing do aparelho, com uma média de 50 mil visualizações em cada vídeo o que pode ter chegado ai fácil na casa das 900 mil visualizações.

E o Marcel demonstra essa pegada única para disseminar esse novo lançamento aos seus consumidores, utilizando uma base estratégica de pessoas que podem influenciar compradores a conferirem o lançamento do Zenfone 5. Nos últimos 10 dias eu já em torno de uns 20 Youtubers realizando o unboxing do aparelho, com uma média de 50 mil visualizações em cada vídeo o que pode ter chegado ai fácil na casa das 900 mil visualizações.

Uma grande jogada da marca foi encaminhar a esses influenciadores o Zenfone5 em uma caixa especial, dando um charme a mais na apresentação do aparelho! Muitos deles comentam “há fique calmo que o seu não virá nessa caixa de sapato, ainda bem viu!”. Mas claro que lá no fundo todos foram devidamente impactados com uma bela apresentação de produto.

Uma grande jogada da marca foi encaminhar a esses influenciadores o Zenfone5 em uma caixa especial, dando um charme a mais na apresentação do aparelho! Muitos deles comentam

Além da caixa especial o influenciador recebeu um certificado com uma apresentação rápida dos diferenciais de mercado do novo smart da ASUS, devidamente assinado pelo Gerente de Marketing Yuri Franco. Mais uma ótima maneira de humanizar a receptividade com o Youtuber e seu público. Destaque para o designer desse material foram as bordas arredondadas, além do grafismo da linha Zenfone 5.

E para fechar com chave de outro na caixa também foi encaminhado algumas belas fotos tiradas pelo equipamento, apresentando mais uma vez o diferencial da câmera de da Inteligencia Artificial empregada no aparelho.

E para fechar com chave de outro na caixa também foi encaminhado algumas belas fotos tiradas pelo equipamento, apresentando mais uma vez o diferencial da câmera de da Inteligencia Artificial empregada no aparelho.

E para fechar com chave de outro na caixa também foi encaminhado algumas belas fotos tiradas pelo equipamento, apresentando mais uma vez o diferencial da câmera de da Inteligencia Artificial empregada no aparelho.

Fotos retiradas do vídeo do unboxing de Matheus Kise

Confira abaixo alguns unboxing de influenciadores do Youtube que receberam um Smartphone Zenfone 5 para testes e usabilidade no Brasil.

O mercado da ASUS em Brasília: como a marca está posicionada na Capital Federal

Após a apresentação do Zenfone 5 via stream na maior feira de inovação de tecnologia mobile do mundo a MWC, digamos que despertou minha atenção, afinal mesmo com a mudança da Moto, passando pelo Google e agora mais recente pela Lenovo, sou um grande fã da marca, mas a cada novo lançamentos os valores dos intermediários sobem drasticamente, o que aos poucos começou a afastar alguns clientes, migrando para outras marcas como LG e Samsung.

Com base nessa minha nova imersão em tudo relacionado ao Zenfone 5, desde os detalhes físicos, como o uso do notch, tela infinta, qualidade da câmera, a nova AI da câmera, bateria e som e a nova ASUS ZenUI 5.0 realizei algumas pesquisas de mercado nos principais centros comerciais de Brasilia: Shopping Pátio Brasil, ParkShopping, Taguatinga Shopping e Brasília Shopping. Onde os resultados apresento abaixo:

  1. Em lojas de departamentos dificilmente encontramos algum modelo de Zenfone nas prateleiras, no máximo o Selfie;
  2. Em lojas de operadoras das 18 que visitei, apenas 2 tinham algum tipo de smartphone da ASUS, mas por exemplo em 3 lojas da Claro não existia sequer um único exemplar de qualquer produto;
  3. Lojas de tecnologia e telefonia como a Fujioka é a única que possui toda a linha de produtos da ASUS, do Zenfone 3 ao 4 Pro.

Sugestões para o mercado de Brasília

Agência Carcará de Publicidade, Comunicação e Marketing Digital em Brasília: Paixão, Inovação e Criatividade em Brasília para o Brasil e o Mundo!

Brasília é um mercado bem atípico onde 80% da força matriz financeira vem de servidores públicos, onde a média do poder aquisitivo médio de R$ 7.500,00. Onde 40% são de outros estados. A maior parte do tempo de laser do brasiliense, além de parques são realmente os shoppings da cidade. Recentemente a Motorola abriu uma pequena loja no Shopping de Taguatinga, com a necessidade direta de integrar a imagem para o público do DF.

Eu acredito que a ASUS pode intensificar a distribuição de produtos nessas lojas de departamento e lojas físicas das operadoras, um outro nicho que pode ser explorado são os hipermercados (Carrefour, Extra, Wallmart). Acho que público existe ele só precisa ser despertado com o diferencial da marca.

A marca precisa ser melhor trabalhada aqui, tendo assim uma participação que venha ser da altura da atual safra de equipamentos, onde com certeza em breve estará figurando entre as top no Brasil. Atualmente Brasília é pouco explorada e percebo que podem conseguir um público interessante, onde aproximadamente 60% dos novos servidores possuem entre 25 e 35 anos, isso sem falar no restante que possuem sempre uma média de 2 a 3 filhos e que são consumidores ávidos de tecnologia.

E qual seria a minha opinião sobre o Zenfone 5

Uma grande jogada da marca foi encaminhar a esses influenciadores o Zenfone5 em uma caixa especial, dando um charme a mais na apresentação do aparelho! Muitos deles comentam

Como já disse acima, estou na 5 geração de Smartphone da Moto, sempre gostei da ideia do Android quase puro, mas olhando por um lado não existe Android puro, tendo um app de foto já não é puro (relembrando meus tempos de Linux quando o governo fez um grande movimento para sua implementação nas repartições publicas). Nunca gostei da Samsung, são aparelhos que entregam mais fragilidade do que segurança, além de ter uma interface nada intuitiva. Em resumo prefiro ainda o espartano Moto Z2.

Sobre o Zenfone 5 ainda não tive a oportunidade de ter um em mãos, mas até hoje vi uns 30 vídeos unboxing, de pessoas que receberam da ASUS o aparelho para teste, ou aqueles que importaram da Gearbest, de uns falando mal do notch, outros que o game Asphalt 9 não roda, mas acho que de alguma forma a mix aparelho + inovação + tecnologia + o papel importante do headhunter de marketing “brazuca” Marcel que está dando a cara a tapa, participando de lives, entrevistas, podcast. Estando realmente presente e tirando o máximo de dúvidas possíveis.

Na boa, atendemos grandes clientes e de todos só tive a oportunidade de uma única vez ter contato com alguém do posto do Marcel em alguma reunião. Isso faz toda a diferença, no quesito humanização com o cliente final. E isso chamou minha atenção, para muitos é uma coisa tão simples, mas os Youtubers não fazem ideia da importância que eles estão tendo ao ficar perto de um cara com uma vivência sinistra e que tem o potencial de mudar a maneira como uma marca pode ser vista, percebida, consumida e lembrada. Importante lembrar que ele sozinho não verão e com certeza o Yuri Franco e toda a equipe envolvida está de parabéns!

Como comunicador social vou tentar sim abrir mão do meu Moto Z2 e ter em mãos um Zenfone 5 e tirar onda com meus clientes em reuniões de ponto de controle ou fechamento de contrato! Pena que o evento será em São Paulo, senão estaria lá com toda certeza. Posso não ser um influenciador do Youtube, mas o leque de clientes que atendemos será com certeza uma possibilidade de mostrar que a Carcará também inova o/ e até um unboxing com minha equipe será feito sem dúvida  hehehehe 

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube