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Marketing digital precisa ser adaptado a realidade da empresa e de seus clientes

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Já pensou que mesmo seus usuários locais não acessando muito a internet, sua empresa pode ser vista por potenciais clientes no Brasil?

Já pensou que mesmo seus usuários locais não acessando muito a internet, sua empresa pode ser vista por potenciais clientes no Brasil?

É notório que o marketing digital cresceu muito nos últimos anos. Mesmo com todo esse crescimento, não são todas as empresas que adotam. E não adianta tentar vender algo que seja aderente ao seu dia a dia.

Vou citar algumas situações em que presenciei durante minhas férias em janeiro de 2018 em Itacaré na Bahia.

Durante esse período conversei com vários empresários de lojas, restaurantes e cabanas na praia e sempre no meio da conversa, questionava o seguinte: Então como você está em uma cidade que recebe um fluxo grande de turistas, você investe em marketing digital para promover sua empresa?

Já pensou que mesmo seus usuários locais não acessando muito a internet, sua empresa pode ser vista por potenciais clientes no Brasil?

A maioria das respostas foram essas:

  • Tenho um site simples;
  • Tenho um blog;
  • Tenho Facebook e Instagram com poucas atualizações

Mas todos focaram em uma solução bem específica e que garante bons resultados: TripAdvisor

Pude identificar alguns pontos importantes durante essas conversas:

1º – Não adianta ter um negócio online, se o seu público não está online.

Praticamente todos os estabelecimentos são focados nos turistas, onde mesmo em baixa temporada, alguns inclusive fecham suas portas, claro que também atendem as demandas e necessidades dos moradores de Itacaré. Uma cidade do litoral sul da Bahia, com pouco mais de 28 mil habitantes onde a grande maioria dos moradores não utilizam a internet como meio efetivo de busca de informações sobre o comércio local.

Outro ponto é que grande parte da população trabalha nesses locais que servem de serviço para turistas. Onde na maioria das vezes são empresas que possuem valores bem acima do valor médio de ticket de consumo da população local.

Dessa forma não faz sentido investir pesadamente na marca online, se o público não tiver acesso ou mesmo interesse. É mais fácil colocar uma faixa anunciando alguma promoção na praça da cidade. Lá grande parte do público será atingido. E provavelmente consumirão algo em sua loja.

Desta maneira pode-se determinar que o produto de uma determinada empresa terá apenas um alcance local e que o público será restrito.

2º – Quem determina o público alvo de seu negócio, é você.

A rede social que mais ajuda a captar clientes em cidades turísticas 

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Apesar de estar localizada em uma cidade pequena do litoral sul da Bahia, as empresas se beneficiam de uma forma estratégica do mundo online, graças ao uso do TripAdvisor. E é uma coisa bem peculiar é que essa rede social funciona com a contribuição dos usuários, com base na experiência obtida no estabelecimento visitado.

Então aqui o tipo de investimento não é necessariamente no marketing digital e promoção da marca, mas na tentativa de não deixar um comentário sem resposta ou solução.

Eu mesmo durante os meses de novembro e dezembro utilizei a rede social para pesquisar praticamente todos os locais, bares e restaurantes que visitaria na minha estaria de 10 dias em Itacaré. E posso falar os que tinham avaliações negativas ou mesmo positivas, mas salientando que determinada situação não agradou, já foi suficiente para riscar da lista de potenciais locais a serem visitados.

Deixei de ir em 3 praias recomendadas por locais de Itacaré, justamente por seguir as recomendações de usuários do TripAdvisor negativando o local.

Além dos comentários alguns usuários enriquecem o conteúdo publicado com o uso de imagens de suas experiências, sejam elas negativas ou positivas.

Já pensou que mesmo seus usuários locais não acessando muito a internet, sua empresa pode ser vista por potenciais clientes no Brasil?

O TripAdvisor é a único canal entre turistas e empresas?

Em 2017 o Google também entrou nessa briga e agregou toda sua base de pesquisa e conhecimento agregando ao Google Maps funcionalidades que vão além de busca de locais ou criação de rotas.

Hoje o Google Maps versão mobile é uma importante ferramenta que pode ser utilizada para encontrar comentários e resenhas, assim como o TripAdvisor. A vantagem da ferramenta de mapas do Google é que você pode deixar seu comentário para qualquer tipo de empresa e não apenas as restritas do Trip (Hotéis, restaurantes e bares).

O marketing digital ainda é a forma mais eficaz de proporcionar novos clientes

Presença online é algo que já vem acontecendo com maior frequência. Muitos ainda não entendem a importância que o Marketing Digital tem no mundo dos negócios.

A empresa que hoje não investe em Marketing Digital, precisará se adequar com o passar do tempo. Isso claro se quiser acompanhar o crescimento da tecnologia e do mercado.

Uma empresa que hoje atende apenas um público local, já pode atingir qualquer parte do mundo através de uma loja virtual, mídias sociais, etc.

As pessoas precisam ter uma visão mais ampla do mercado. Não adianta se prender a algo que dava certo a 20 ou 30 anos atrás. O mundo evoluiu, a tecnologia foi aprimorada, porém, muitas pessoas ainda permanecem no passado.

Aplicação de selos do TripAdvisor para sites

Uma das grandes vantagens do Trip em relação ao Google Maps Mobile é a possibilidade de implementar no site alguns botões para agregar mais valor ou mesmo facilitar com que o cliente verifique a boa qualificação da empresa.

Claro que se a empresa não tiver uma boa reputação, essa adoção pode ser um tiro no pé. Mas para que isso não ocorra, recomendamos da uma olhada em nosso serviço de Gestão de TripAdvisor.

Confira abaixo a importância do TripAdvisor para empresários de Itacaré (isso pode ser aplicado a sua cidade sem dúvida).

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Olá sou Alexandre Augusto sócio da Agência Carcará de Publicidade em Brasília em conjunto com meu sócio e Diretor de Criação Raul Evaristo.  Desde 2013 a Agência Carcará figura entre as mais importantes empresas de propaganda e marketing digital no DF e em Brasília. O foco da Carcará é o de promover e fidelizar a sua marca levando sua empresa a ter sucesso em Brasília e no Distrito Federal, por meio de gestão de campanhas publicitárias (com as de matrícula escolar) eficientes isso sem falar na Gestão de SEO e desenvolvimento de sites, além da criação de Vídeos Promocionais. Conheça nossos canais sociaisInstagramFacebook e Youtube